‘Centro de Atenção Integral à Saúde do Adolescente’ – CASA – FULIBAN / F.C.M.M.G.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL
Advertisements

II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
Cursinho Primeiro de Maio
LUPS Caso-clínico.
ENVELHECER COM SAÚDE Envelhecer bem depende do equilíbrio entre as limitações e as potencialidades de cada um. É preciso aceitar e compreender as mudanças.
O Diagnóstico e Entrevista Diagnóstica
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Depressão Daiane e Thaíse.
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
O Início da Comunicação
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Um subgrupo da depressão
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
ESTRESSE.
CARGA DE TRABALHO.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
CANCRO DO COLO DO ÚTERO.
Transição do estado infantil para o adulto: crise
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
Problemas na Adolescência
SUICÍDIO: CASOS CLÍNICOS
Exercícios Físicos.
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Por: Esaú Alencar Tavares Graduando em Ciência da Computação (UFPB)
Fonte: Redação Meia Fina
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Sintomas, alterações e particularidades
MATERIAL INSTRUCIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR MÓDULO I MINISTÉRIO DA SAÚDE FEBRASGO.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Diagnóstico do Problema de Aprendizagem
DEPRESSÃO Aspectos Clínicos IP JOQUEI 07/04/13.
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA (06/04)
Amor e Sexualidade.
SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
Motivações relacionadas com a dependência
APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (AOS) QUESTIONÁRIO DE BERLIM
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO
10 de Outubro. Dia Mundial da Saúde Mental
O adolescente cristão e a sexualidade
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
PROCESSO DE ENFERMAGEM SEGUNDO WANDA HORTA
Distúrbios alimentares
Baixa Produção de Leite
UM MANUAL PARA CURA DA DEPRESSÃO
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
Motivações relacionadas com a dependência
Transtornos de Adaptação
Aspectos éticos e legais
Concurso SES-DF: Psicólogo
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtornos Alimentares
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
Foco da pesquisa Trata-se de um caso de Transtorno de Personalidade Borderline, encaminhado para a área de Psicoterapia Breve (PB) do Centro de Psicologia.
SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS QUEIXAS
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015.
O que eu quero mais: parar de fumar ou continuar fumando?
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG COMPONENTE CURRICULAR: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DOCENTE: LÍDIA MARIA ALBUQUERQUE ANAMNESE.
Psicopatologia.
Depressão.
TRANSTORNO DISSOCIATIVO
TRANSTORNOS ALIMENTARES. Anore xia ANOREXIA Perturbação da imagem corporal Busca incessante pela magreza Inanição.
Transtornos da Alimentação
TRANSTORNOS AFETIVOS Alterações na regulação do humor, comportamento e afeto que vão além das flutuações normais que muitas pessoas apresentam.
Transcrição da apresentação:

‘Centro de Atenção Integral à Saúde do Adolescente’ – CASA – FULIBAN / F.C.M.M.G.

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Dor nas costas, lesões verrucosas e corrimento vaginal. CASO CLÍNICO: Nome: Maria das Dores Sexo: Feminino. Data de Nascimento: 11/10/1989 Primeira consulta em 20/04/2005, aos 15 anos. Acompanhante: mãe Motivo da Consulta: Dor nas costas, lesões verrucosas e corrimento vaginal. Paciente relata que desde os 9 anos vem apresentando dores nas costas, junto com aparecimento de corrimento fétido e amarelado, além de pintas com características suspeitas e crescimento rápido. Relata sentir também dor epigástrica com pontadas, constipação intestinal e sangramento anal... Mãe confirma e acrescenta que a adolescente chora muito, sozinha, no quarto...

Família: Pai: Motorista, 1º grau completo Mãe: do Lar, 2º grau imcompleto Diagrama Familiar: 18 15

Família: Percepção da Família pela adolescente: Boa Relacionamento familiar: Bom Orientação Religiosa: Católica Condições habitacionais: Energia Elétrica; água encanada; casa com três quartos. Antecedentes familiares: Hipertensão Arterial (pai e mãe). Antecedentes pessoais: NDN

Educação: 2º grau Projeto de Vida: Aeromoça Trabalho: Ajuda a mãe nos serviços domésticos. Hábitos: Segundo a mãe, alimenta-se mal: evita carne, verduras e usa muito carboidrato. Não bebe ou fuma.cSexualidade: Não teve relações sexuais Telarca: 10 anos; Pubarca: 11 anos; Menarca:12 anos. Situação Psicossocial: Tem amigos; namorado; sente-se aceita; auto-estima positiva; auto-percepção alegre; imagem corporal conforme. Adulto de referência: nenhum.

Exame Físico: Peso: 52,50(50%); Estatura:1,64(70%); IMC:21(50%) Tanner:M4; P4; Pressão Arterial:90/60; F.Cardíaca: 60. Aspecto Geral: Normal. Coluna: escoliose; Pele: nevus com características atípicas. Demais aparelhos sem alterações. Diagnósticos: Síndrome da Adolescência Normal Corrimento vaginal a esclarecer; sangramento anal a esclarecer; Constipação intestinal; Escoliose. Conduta: Exames de rotina; Orientação dietética e higiênica; Encaminhamento para Ortopedia, Dermatologia e Ginecologia.

Primeiro Retorno: 18/05/2005 – 15 anos Paciente relata que a constipação intestinal melhorou com a mudança de hábitos alimentares. Consultou dermatologista e foi retirado o “nevus lombar”. Não consultou ginecologista, mas está seguindo orientações de higiene local. Aguarda consulta com Ortopedista. Exames de rotina normais. Exame físico normal. Mas as dores continuam... Insiste que ajuda a mãe nos serviços domésticos, lavando roupa e varrendo a casa a deixam muito cansada.

Segundo Retorno: ...4 anos depois, Paciente relata olíguria, dor e urgência miccional. Início de atividade sexual há um ano; ciclos menstruais irregulares, corrimento e prurido vulvar. Pedido exame de urina rotina e cultura: normais. Tomou sulfametoxazol-trimetropim por 20 dias, apesar do exame.

Terceiro Retorno:...1 ano e 5 meses depois, 30/08/2010 – 20 anos Sente dores há 8 anos. Há semanas que come muito, sente-se gorda e perde a vontade de se alimentar. Percebe, às vezes, um nó na garganta que a impede de comer. Relata um episódio de paralisia no braço esquerdo. Irritabilidade intensa há 3 anos, desde que começou a trabalhar no Shopping. Tem dificuldade de trabalhar devido às dores. Dorme 8 horas por dia, mas tem a sensação de não descansar. Acha-se feia, seios pequenos e tortos, mamilos grandes e tem vergonha de mostrar os seios e o corpo “gordo” para o namorado.

Tem-se irritado com o irmão há um ano, porque “ele implica com ela”. Não faz exercícios físicos; parou de estudar, por incompatibilidade com o trabalho. Está triste... Tentou suicídio 3 vezes, usando medicamentos e tentando pular da pedreira... Inquérito para Depressão de HARD: Humor:Tristeza:6; Desinteresse:3; Apetite:4. Ansiedade: Psíquica:2; Somática:6; Insônia:4. Lentificação:Astenia:5; Concentração:não referido. Perigo: Autodesvalorização:4; Idéias suicidas:6. Total: 40 Depressão forte

DIAGNÓSTICO: TRANSTORNO SOMATOFORME DEPRESSÃO GRAVE Transtorno de Personalidade ? CONDUTA: Encaminhado à Psicologia Cloridrato de Fluoxetina -20 mg, para início de tratamento. Retorno em um mês

Transtornos Somatoformes –DSM-IV-TR: -Sugerem uma condição médica geral. -Apresentam um padrão de múltiplas queixas somáticas e clinicamente significativas. -Sintomas proeminentes de ansiedade e humor depressivo são muito comuns. -O exame físico é notório pela ausência de sintomas e sinais objetivos que expliquem as queixas subjetivas dos pacientes. -Prevalência: sexo feminino – 0,2% a 2% e sexo masculino- 0,2% -É observado em 10 a 20% dos parentes biológicos de primeiro grau do sexo feminino. -As queixas somáticas devem se iniciar antes dos 30 anos e ocorrer por período de vários anos.

CONDUTA NORMAL E PATOLÓGICA Axiológico Psicológico- social Biológico Físico-químico Níveis de Conduta: NÍVEIS DE CONDUTA

Conduta:“Manifestação unitária de um ser total”. “Conjunto de respostas significativas, pelas quais um ser vivo em determinada situação integra as tensões que ameaçam a unidade e o equilíbrio do organismo”- Lagache “ Conjunto de operações fisiológicas, motoras, verbais, mentais, pelas quais um organismo, em determinada situação, reduz as tensões que o motivam e realiza suas possibilidades.” Lagache A conduta é funcional; implica conflito ou ambivalência; só pode ser compreendida em função do campo ou contexto no qual ocorre; todo organismo tende a preservar um estado de máxima integração ou consistência interna. Kluckhohn e Mowrer

Condutas são manifestações da vida estudadas no nível psicológico! A conduta normal traz à vista a capacidade humana de mostrar o ser humano a si mesmo e ao mundo na sua identidade e autenticidade! A conduta patológica é aquela que mostra a capacidade humana de se afastar da própria vida tanto no nível individual quanto social.

Existem condutas compatíveis com cada idade da vida! Para o sujeito em desenvolvimento, NORMALIDADE significa movimento dinâmico em crescente espiral na busca de novos equilíbrios; processo de adaptação a situações novas, esforço da natureza na conquista de novas manifestações. Os sintomas são manifestações de situação de “crise normativa”, revolucionária, que o organismo forja para se superar e transcender modos arcaicos que já não são mais conciliáveis com a própria evolução. “Ninguém atravessa um rio duas vezes...”

Coexistência, predominância de área, alternância e contradições de áreas : 1 2 3 1 2 2 3 1 2 3

“Toda conduta, no momento em que se manifesta, é a “melhor” conduta, no sentido de que é a mais ordenada e melhor organizada que o organismo pode manifestar nesse momento e é a que pode regular a tensão no máximo possível para essas condições”. J.Bleger,1983

COMPORTAMENTO é o visível da conduta, a representação fotográfica da conduta... Características da Conduta: Por que? Motivação Para que? Finalidade Com que? Objeto O que? Significado Como? Estrutura De onde? Gênese, fonte e níveis de integração.

As normas só são reconhecidas como tal nas infrações. As funções só são reveladas pelas suas faltas. A vida só se eleva à consciência pela inadaptabilidade, pelo fracasso e pela dor. GEORGES CANGUILHEM,1943.

A GENTE SÓ QUER SER FELIZ!