Plano Aula 11 – 31/10/2011 Vantagem Competitiva – Estratégias Competitivas Caso Verizon & ATT, Caso Dell e Land’s End, Artigo TI e Vantagem Competitiva, Rede Vende Tudo
Estratégias Competitivas Básicas Para reagir as essas ameaças as empresas podem adotar uma das seguintes estratégias: Estratégia de Liderança em Custos Estratégia de Diferenciação Estratégia de Inovação Estratégia de Crescimento Estratégia de Aliança
Liderança em Custos Tornar-se um produtor com custos dos produtos e serviços baixos, ou encontrar uma forma de ajudar seus fornecedores e clientes a reduzir seus custos ou, então, a aumentar os custos dos concorrentes. Tecnologia da Informação Utilizar a TI para reduzir substancialmente os custos dos processos empresariais Utilizar a TI para baixar os custos para os clientes e dos fornecedores. Exemplo Wal-Mart (pág. 47)
Liderança em Custos - Exemplos Wal-Mart – Estoque Just-in-time com os principais fornecedores Dell Computer – Sistema de pedidos sob medida on-line Sistema de compras e distribuição centralizado utilizado pelas grandes redes de varejo (supermercados, farmácias, vestuário, etc.)
Liderança em Custos – Dell Inc. Servidores da Dell Inc. Fornecedor m Internet EAI Cliente pedidos Fornecedor n Fornecedor 1 Fornecedor 2 Fornecedor 3 Utilizando o EAI (Enterprise Application Integration) tudo se passa como se tivesse uma pessoa acessando as telas das aplicações dos fornecedores e interagindo com elas.
Caso Verizon ou AT&T Qual a principal estratégia competitiva da AT&T? Qual a principal estratégia competitiva da Verizon? Qual estratégia competitiva entre as duas você escolheria?
Liderança em Diferenciação Desenvolver maneiras para diferenciar os produtos e serviços de uma empresa dos seus competidores ou reduzir a vantagem que existe entre seus concorrentes e sua empresa. Isso permitirá a uma empresa forcar seus produtos e serviços para lhes dar uma vantagem competitiva em um segmento particular do mercado.
Liderança em Diferenciação Tecnologia da Informação A tecnologia de informação pode ajudar nessa estratégia desenvolvendo novos atributos da TI para diferenciar produtos e serviços. Exemplos: a) Estabilidade, facilidade de uso e segurança nos portais dos bancos; b) Comodidade e benefícios nas compras via portais de comércio eletrônico; c) Serviço de pesquisa de preços via WEB (Buscapé); d) Vendas de produtos via portal WEB.
Liderança em Diferenciação - Exemplos Freightways – Serviços de rastreamento das encomendas on-line Amazon – Sistema de BI propondo produtos em promoção baseados no histórico de compras do cliente. Além disso o sistema de rastreamento da ordem de pedido é bem detalhado Google – Com o acréscimo de Maps, YouTube e Gmail Web. Verizon – FiOS, Qualidade da Rede e Atendimento aos Clientes Federal Express – Rastreamento de pacotes on-line e gerenciamento de vôo
Cadeia de Valor – Verizon
Liderança em Diferenciação Suponha que você é gestor de TI de uma fábrica de Jeans e Camisas. Que tipo de diferenciação você acha que pode introduzir na venda dos seus produtos?
Liderança em Diferenciação – Land’s End Servidor da Land’s End Internet EAI Servidor da Land’s End Cliente Molde eletrônico sob medida pedidos Fábrica
Liderança em Inovação Tecnologia da Informação Criar novos produtos e serviços que incluam componentes da TI (Câmera digital, iPOD, GPS, TV LED 3D) Desenvolver novos e exclusivos mercados ou nichos de mercados com o auxílio da TI ((iPhone, iPAD, Netbook, e-book, TV digital) Realizar mudanças radicais nos processos empresariais com utilização eficaz da TI que reduzam drasticamente os custos, melhorem a qualidade, a eficiência, ou o atendimento ao consumidor, ou reduzam o tempo de lançamento de um produto. Exemplo: indústria de móveis (fabricação), indústria de carros (uso de robôs), educação (uso do Internet), comércio (via internet – Submarino)
Liderança em Inovação - Exemplos Google – Mecanismo de pesquisa super otimizado Apple – iPod, iPhone, iPad, iTouch, iTunes Groupon – Compras coletivas EBAY, Buscapé Amazon e lojas parceiras funcionando no modelo Buscapé
Promover Crescimento Fazer que a capacidade de produzir produtos ou serviços da empresa cresça significativamente, expandir para o mercado global, diversificar os produtos e serviços, ou integrar produtos e serviços afins.
Promover Crescimento Tecnologia da Informação Utilizar a TI para gerenciar a expansão regional e global da empresa. Utilizar a TI para diversificar e integrar outros produtos e serviços. Utilizar a TI para facilitar aquisições de empresas e fusões.
Promover Crescimento – Exemplos Wal-Mart – Sistema de pedidos de produtos pela rede global via satélite Citicorp – Intranet Global, Sistemas de Negócios Globais e compras globais centralizado de TI
Aliança Estabelecer novas uniões e alianças com clientes, fornecedores, competidores, consultores e outras empresas. Essas associações podem significar fusões, aquisições, criação de “empresas virtuais” ou outros acordos de marketing, produção ou distribuição entre a empresa e seus parceiros de negócio.
Aliança Tecnologia da Informação Utilizar a TI para criar parcerias virtuais Desenvolver sistemas de informação de empresas interligadas utilizando a Internet e a extranet para suportar relacionamentos estratégicos com os clientes, fornecedores e empresas terceirizadas.
Aliança - Exemplos Wal-Mart /Procter & Glamble – Sistema de reposição automática do estoque pelo fornecedor ATT com contrato de exclusividade na comercialização do iPhone Renault/Nissan – Compartilhamento de infraestrutura de fábricas Sistema de compras centralizado para restaurantes, farmácias, etc. Sistema de rádio taxi.
Cadeia de Valor – AT&T
Empresa produção virtual – Cisco Systems Pedido Cisco San JoseSS peças Estoque Cisco Conta eletrônica da Jabil e da Hamilton (2) peças Jabil St. Petersburg Estoque Jabil Produto pedido + fatura (1) peças Monta o produto, testa e envia o produto ao cliente Estoque Hamilton
Exercícios Artigo Vantagem Competitiva Rede de Lojas Vende Tudo
Aula 11 FIM