Acessibilidade Deficitária na USP São Carlos Campus Área 1.

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Transcrição da apresentação:

Acessibilidade Deficitária na USP São Carlos Campus Área 1

Diagnóstico da Situação

 Nenhum prédio do Campus Área 1 está completamente adaptado para atender portadores de necessidades especiais;  Várias ações já foram realizadas, algumas estão em fase de andamento, porém a situação continua deficitária no Campus Área 1. Diagnóstico da Situação

Como garantir acessibilidade a todos os locais do Campus Área 1?

Conceitos Pesquisados

1.Trocar os corrimãos laterais das rampas do bloco C por outros compatíveis com a norma e instalar corrimãos centrais. Soluções Propostas

2)Construir novas rampas de acesso com inclinação adequada para cadeirante. Soluções Propostas

3)Construir novas rampas de acesso com inclinação adequada para cadeirante. Soluções Propostas

4)Mudar a sala de aula para o primeiro andar (Bloco C), e construir rampa e banheiro adequados. Soluções Propostas

5)A entrada pela frente facilitaria o acesso às salas e a chegada ao local de permanência. Soluções Propostas

6)Colocar piso tátil antes e depois de desníveis como degraus e rampas. Soluções Propostas

7)Melhorar e aumentar os sanitários para portadores de necessidades especiais. Soluções Propostas

8)Instalar em elevadores: espelho, corrimão de apoio, e sinalização em Braille. Soluções Propostas

9)Facilidade para armazenamento e espaço para movimentação. Soluções Propostas

10)Colocar placas em braile com indicação das salas e para acesso a outros locais da EESC. Soluções Propostas

11)Melhorar passagens e calçadas. Soluções Propostas

12)Treinamento para todos os funcionários docentes, não docentes e terceirizados do campus. Soluções Propostas

11)Treinamento para todos os funcionários docentes, não docentes e terceirizados do campus visando dar um bom atendimento aos portadores de necessidades especiais. Soluções Propostas

Implicações Éticas Positivas  Valorização do indivíduo portador de necessidade especial, maior inclusão social;  Direito a educação e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho;  Apoio a implantação do Programa USP Legal no Campus de São Carlos.

Implicações Éticas Negativas  Despreparo do órgão público em prever que tem pessoas com deficiência para atender cotidiana ou esporadicamente;  Maior demanda de "obras" para implantar as alterações necessárias com mais recursos do que se a construção já atendesse a legislação vigente;  Mudanças são ou serão efetuadas somente quando há demanda real.

Grupo de Trabalho Ângela RodriguesDTI-SC Fernanda C. R. EstrellaEESC Paulo C. G. C. FilhoICMC Rosana ManholerCDCC

Colaboração Especial Rodrigo E. ImaizumiEngenheiro - EESC Roberto S. RoccoAluno Eng. Elétrica - EESC