1º ENCONTRO ESTADUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Advertisements

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Educação Alimentar e Nutricional no contexto das Políticas Públicas
Programa Bolsa Família
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DIRETORIA DE VIGILÂNCIA.
Secretaria de Estado da Saúde
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Cecilia Rocha, PhD Centre for Studies in Food Security
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
DISTRITO FEDERAL, CEARÁ, ESPÍRITO SANTO, GOIAS E MARANHÃO APRESENTADORA: ES Sobre o atual formato do monitoramento os itens abaixo devem ser mantidos?
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Sistema Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável
Relatório de Gestão Nome: Antonio Kleber de Paula Função exercida: Secretário de Estado do RS Nome: Cláudia Canani Função exercida: Diretora.
PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Avaliação do grau de informação dos profissionais de equipes de saúde da família sobre o Programa Bolsa Família para um trabalho de vigilância integrada.
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Pacto de Aprimoramento de Gestão da Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Santa Catarina.
Região Sul Florianópolis, Outubro-2009
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
ENCONTRO REGIONAL SUL DE CONSEAS PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL SISAN NO BRASIL E NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL Onaur Ruano Consultor.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Ministério do
ALIMENTAÇÃO – princípio constitucional
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
CONHECENDO O SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL /SISAN
FÓRUM ESTADUAL de ASSISTÊNCIA SOCIAL e do TRABALHO
Diretoria de Pesquisas COPIS Básicas Municipais Pesquisa de Informações.
Auditoria de Natureza Operacional Programa Bolsa-Família
SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISAN
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
Capivari de Baixo – Cidade da Educação Secretaria da Educação e Cultura.
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Departamento de Nutrição
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS MODALIDADE LEITE EM ALAGOAS Álvaro José do Monte Vasconcelos.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
OFICINA DE PLANEJAMENTO
Goiânia, junho de 2013 ♦ Relat ó rio Anual de Gestão - RAG ♦
Centro de Referência de Assistência Social
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento.
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA.
Prática Comitê Regional Francisco Beltrão. Regional Francisco Beltrão.
Coordenação de Articulação de Políticas para Pessoas Idosas
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Sistema BPC na Escola Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome –
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
APRESENTAÇÃO DA LOA PARA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
Transcrição da apresentação:

1º ENCONTRO ESTADUAL DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Secretaria Executiva de Políticas Sociais de Combate à Fome Secretário Executivo : Antônio Carlos Machado Júnior Consultor Geral: Marcondes Marchetti Gerente de Programas: Sueli Irene Zincoski Gerente de Capacitação: Êdula da Graça Beltrami Analista Técnico-Administrativo: Ricardo José Valdameri

Segurança Alimentar no Estado de Santa Catarina Em recente pesquisa, promovida pela Secretaria Executiva de Combate à Fome, foram encaminhados questionários para 293 municípios, dos quais 84 municípios responderam. Analisando as respostas, chegamos aos seguintes resultados: Municípios que já tem implantado programas e ações de Segurança Alimentar e Nutricional: PROGRAMAS E AÇÕES Municípios Qtde. Percentual (%) BANCOS DE ALIMENTOS020,68 RESTAURANTES POPULARES020,68 COZINHAS COMUNITARIAS041,36 FEIRAS E MERCADOS175,80 EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL (EAN)3010,23 PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS5017,06

IMPLANTAÇÃO DO SISAN LEI ORGANICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – LOSAN NÍVEL ESTADUAL NÍVEL MUNICIPAL - 40 municípios CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – CONSEA CONSEA/ESTADUAL COMSEA/MUNICIPAL – 40 municípios CÂMARA INTERSETORIAL – CAISAN ( Municípios que estão fazendo as articulações: Secretarias: Educação, Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente e Agricultura ). LEI Nº /01/2004: CONSEA ESTADUAL FUNSEA

População Atual do Estado de Santa Catarina Habitantes Estimativa de Famílias Cadastradas no Cadastro Único DOMICÍLIOS POR NÍVEL DE SEGURANÇA ALIMENTAR (%) – SANTA CATARINA NÍVELSCBRASIL SEGURANÇA ALIMENTAR85,269,8 INSEGURANÇA ALIMENTAR – TOTAL14,830,2 INSEGURANÇA ALIMENTAR LEVE10,518,7 INSEGURANÇA ALIMENTAR MODERADA2,46,5 INSEGURANÇA ALIMENTAR GRAVE1,95,0 Fonte: IBGE – Suplemento de Segurança Alimentar – PNDA 2009

CONSIDERAÇÕES DOS MUNICÍPIOS SOBRE A POLITICA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL Priorizar a Segurança Alimentar e Nutricional como política pública; Capacitação e visita in loco para orientação; Manter CONSEA informado sobre recursos disponíveis para os programas; Apoio inicial com o processo e implantação de programas; Investir em equipamentos públicos; Orientação necessária para a implantação dos conselhos; Programas acessíveis aos municípios de pequeno porte;