Ética e Responsabilidade Social

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPA DA RSE. Local Trabalho Comunidade Ambiente Mercado Ética Empresarial Responsabilidade Social das Empresas.
Advertisements

Estudando com Profª Simony
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
OHSAS Antecedentes: Versão 1999
EMPOWERMENT É uma via que permite melhorar a qualidade, a produtividade e como consequencia o serviço/produto prestado ao cliente. Consiste na delegação.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Sistemas de Accountability
Gestão Integrada de Negócios
Endomarketing. O que veremos por aqui
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
REVISÃO DOS TEMAS 7 a 13 DATA: AULA: 18
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
1 Conceitos Introdutórios Professor: Sérgio Henrique Barszcz.
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
MANDAMENTOS DOS NÚCLEOS SETORIAIS
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Planejamento Estratégico
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
PROJETO de RESPONSABILIDADE SOCIAL
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Ser Ético Ser Gente Ser Empreendedor Ser Excelência.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira
Controladoria Aula 4 Profª Karine R. de Souza ..
Ética Profissional em Administração
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
C Ó D I G O D E É T I C A.
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
CRÍTERIO ÉTICO E POSTURAS MORAIS
Ética e Responsabilidade Social
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE Oficina de Educação Corporativa oportunidades / desafios PANORAMA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO Afrânio Carvalho.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Ética e Responsabilidade Social
FF Ferramentas Empresa sólida, com 15 anos de tradição no ramo A FF ferramentas atende mais de 120 mil clientes em todo o Brasil e exterior nos mais variados.
Endomarketing e Comunicação Interna
Conhecer Conhecimento.
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
MÓDULO II AULA 6: Tópicos em Ética Empresarial: Legitimação ética
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Ética e Responsabilidade Social
Ética e Responsabilidade Social
Planejamento e Responsabilidade Social
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
ÉTICA CORPORATIVA ÉTICA E PRÁTICAS SOCIAIS PROFESSOR PAULO TAFARELO CARINE GONDIM CAMPOS FERNANDA GONDIM CAMPOS LARISSA CRISTINA DOS SANTOS LUANA SOARES.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
Planejamento Código de Ética nas Organizações
Ética e Responsabilidade Social
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Gestão Estratégica de Negócios
1Profa. Silvia Mara Bertani. A ética empresarial é o ramo da ética ligado às empresas. É a forma moralmente correta com que as empresas interagem com.
 Gilles (2002, p.15), ética é uma ciência do comportamento humano que busca o efeito de harmonizar as ações da vida, sendo ela social ou profissional.
twitter.com/funasa.
5. Reconhecimento da RS e engajamento das partes interessadas 7. Integração da RS por toda a organização Oficina ISO – Brasília – 17 e 18 de maio.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Ética na atividade econômica Avelino Alexandre Rodrigues da Silva.
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Ética e Responsabilidade Social Amir Abdala Aula 4.
Transcrição da apresentação:

Ética e Responsabilidade Social Aula 4 Amir Abdala

Ética e responsabilidade social De acordo com o conceito de responsabilidade social, as empresas deveriam existir para servir à comunidade, sendo que o benefício não poderia ser exclusivamente econômico, promovendo também a satisfação das necessidades sociais da comunidade.

Código de ética Criação de códigos de ética pelas empresas: definição de um sistema de valores que direcionem as decisões e as ações no interior da empresa, devendo, para tanto, conter itens que contemplem todos os seus públicos envolvidos, ou seja, os seus stakeholders.

© Michal Bednarek | Dreamstime.com Código de ética Para que o código de ética seja efetivo, é necessário ser conhecido e aceito por todos. © Michal Bednarek | Dreamstime.com

Código de ética A implantação de código de ética: sensibilização, conscientização, motivação, capacitação, princípios e valores perenes.

Norma moral e norma jurídica A ação moral pressupõe a ação consciente do sujeito, enquanto que a norma jurídica impõe-se pela coação explícita.

Norma moral e norma jurídica Maior amplitude da esfera moral diante do plano jurídico, posto que nem tudo o que é reprovável moralmente está inscrito no plano da lei. © Erengoksel | Dreamstime.com

Norma moral e norma jurídica O fato de uma empresa não ferir os princípios legais da sociedade não significa que sejam éticas todas as suas ações.

Código de ética O código de ética deve expressar a participação coletiva, o que não apenas produz normas mais significativas, como também assegura o comprometimento dos indivíduos que pertencem à organização.

Vídeo Normas da empresa

Código de ética A elaboração de um código de ética deve considerar as relações com acionistas, com funcionários, com clientes, com fornecedores, com concorrentes, com a esfera pública, com o ambiente e com a comunidade.

Marketing social O marketing social corresponde a variados procedimentos que têm por meta a difusão de valores considerados benéficos para o conjunto da sociedade, a promoção de mudanças comportamentais e a divulgação das ações sociais empresariais.

Referências ARRUDA, M. C. C.; WHITAKER, M. C.; RAMOS, J. M. R. Fundamentos de ética empresarial e econômica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MACHADO FILHO, Cláudio Pinheiro. Responsabilidade social e governança: os debates e as implicações. São Paulo Pioneiros Thomson Learning, 2006.

Ética e Responsabilidade Social Atividade 4 Amir Abdala

Atividade Em que medida o marketing social constitui aspecto importante da responsabilidade social?