D ESTRUIÇÃO DE FONTES DE ALIMENTOS SELVAGENS Genética e Questões Socioambientais Profª: Silvia Molina Mariana Gomes Vanessa Bassinello.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
Advertisements

CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Alimentos Transgénicos
Reunião de Formação em Educação Ambiental
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
GEOGRAFIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
Agroecossistemas: Conceitos de agroecossistemas
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
Sustentabilidade da Agropecuária Brasileira:
Gestão Ambiental Aplicada
Localização. Educação Ambiental para incentivar a Agricultura Orgânica nas APAs Bororé-Colônia e Capivari-Monos.
Informativo Número 1 | Abril de 2012 | Botucatu/SP Realização : Financiamento: Apoio: Prefeitura Municipal de Botucatu Subsecretaria.
Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade.
Agricultura Tradicional/ convencional
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
SOLOS Fernanda Rocha Franco
Espécies EXÓTICAS LGN 0478– Genética e questões socioambientais Profa
PROJETO CENTRO SUL DE FEIJÃO E MILHO
Destruição de fontes de alimentos selvagens
Sustentabilidade.
Agricultura Biológica
Análise Emergética de um Assentamento de Reforma Agrária
Marcos Djun Barbosa Watanabe , Prof. Dr
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
Disciplinas: Ecologia da Restauração Biomonitoramento
Problema 01 Ecologia da Restauração e Biomonitoramento Grupo 02 Professores: Eduardo Mendes Eduardo Mariano Neto Jeamylle Nilin.
Restauração de Habitats
Agroecologia.
AGRICULTURA PRODUTOS QUÍMICOS TÓXICOS Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Genética e Questões Socioambientais Professor(a):
Eventos de Algodão em Análise
Agroecologia e tecnologia social – um caminho para a sustentabilidade
Problema 01 Grupo 02. Se no presente o estado brasileiro decidisse criar um programa de restauração ecológica, com o respectivo aporte financeiro, e a.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Produção Vegetal Fatores de Produção
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Agricultura Alternativa (anos 70)
AGRICULTURA ORGANO BIOLÓGICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CUROS DE TECNOLOGIO EM AGRONEGÓCIO
Professora: Narah Vitarelli
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
ELEMENTOS DE UM SISTEMA SUSTENTÁVEL DE PRODUÇÃO DE ALGODÃO
A agricultura no Maciço da Pedra Branca
Projeto de extensão Capim Limão
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
Destruicão e perda de habitats naturais
Aula 5. Diversidade e Agrobiodiveridade
O Espaço Geográfico Rural
Diversidade Biológica
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini.
PROGRAMA DA DISCIPLINA: MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ESALQ/USP) – 1º Semestre 2012 RESPONSÁVEIS: Prof. Paulo Y.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO AGRÍCOLA Sistemas de Produção e Processos de Trabalho.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Débora Barroso Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
Manuela Cardoso.  enorme dependência do meio natural, já que utiliza tecnologia rudimentar  baixas produtividades, que não proporcionam alimentos em.
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Transcrição da apresentação:

D ESTRUIÇÃO DE FONTES DE ALIMENTOS SELVAGENS Genética e Questões Socioambientais Profª: Silvia Molina Mariana Gomes Vanessa Bassinello

INTRODUÇÃO Alimentos selvagens são alimentos que não sofreram interferência humana. Relação dos alimentos selvagens com a domesticação de animais e plantas pelos homens.

I NÍCIO DA PRATICA AGRÍCOLA ( NEOLÍTICO )

T IPOS DE DOMESTICAÇÃO Mutação- alteração de genes relacionados a características de interesse agronômico; Seleção- natural ou artificial; Dispersão- contribuem com o fluxo gênico.

“S ÍNDROMES DE DOMESTICAÇÃO ” Espécies domesticadas X Espécies selvagens

C ONSEQUÊNCIAS DO MODELO ATUAL DE DESENVOLVIMENTO Perda da biodiversidade (Monocultura, extrativismo, pecuária); Impactos ambientais e na saúde humana (Transgênicos, agrotóxicos); Perda do conhecimento tradicional. PRODUTIVIDADE DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA

D ESTRUIÇÃO DO CERRADO 2ª maior biodiversidade do mundo; 22% do território nacional; Bioma mais devastado do Brasil por causa da pecuária; Extrativismo causador da erosão genética.

C ONTRIBUIÇÕES DA C IÊNCIA Agrotóxicos Contaminação de solos, alimentos, águas (Inclusive das chuvas); Perda da autonomia de agricultores diante das grandes empresas. Transgênicos ou OGMs Perda da biodiversidade (Contaminação de sementes naturais por transgênicas); Maior uso de agrotóxicos;

P ERDA DE CONHECIMENTOS TRADICIONAIS Intensa urbanização; Destruição dos biomas utilizados por comunidades tradicionais (Indígenas, quilombolas, etc); Êxodo para regiões urbanas; Perda de conhecimentos etnobotânicos, culturais, sociais.

H Á ALGUMA SOLUÇÃO ? Agroecologia: Campo transdisciplinar do conhecimento que envolve a aplicação de princípios ecológicos em agroecossistemas sustentáveis, levando em consideração aspectos socioculturais, fortalecimento de economias locais, cooperativas, etc.

R EFERÊNCIAS MAZOYER, M. e ROUDART, L. História das agriculturas no mundo: do Neolítico à Crise Contemporânea Editora UNESP. JUNQUEIRA, N.T.V. et al. Frutíferas nativas do cerrado: O extrativismo e a busca da domesticação José Eustáquio Diniz Alves. A destruição dos ecossistemas brasileiros. Acesso em 25/09/14. Disponível em: ecossistemas-brasileiros-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/ Impactos ambientais em biomas brasileiros. Acesso em 25/09/2014. Disponivel em: fefralema.blogspot.com.br/2009/12/impactos-ambientais-em- biomas.html Agroecologia. Acesso em 27/09/2014. Disponível em ntabilidade.html

R EFERÊNCIAS Flávia Londres. 20 Anos de Transgênicos: Há o que comemorar?. Acesso em: 27/09/2014. Disponível em: Transgênicos. Acesso em 27/09/2014. Disponível em: LONDRES, Flavia. Agrotóxicos no Brasil: Um Guia Para Ação em Defesa da Vida. Articulação Nacional de Agroecologia e Rede Brasileira de Justiça Ambiental. Rio de Janeiro