EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias
Os desafios de repensar os modos de viver e pensar a vida Crítica a super- especialização( segmentos,fragmentos Impede de ver o global e o essencial Torna invisível( os conjuntos, interações, o que é multidimensional Não acumular o saber, mas sim ter aptidão para colocar e tratar os problemas Ligar os saberes e conferir sentido: ciências da terra + ecologia + condição humana Aprender a viver : sapiência e sabedoria Enfrentar as incertezas Orden-desordem –organização- nova ordem Re-orientar a forma de estar na vida
Compreender as dimensões invisíveis da vida A vida em sua fonte original Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias
Princípios Fundamentais Formas de manifestação da vida: A vida dentro da terra Sistêmico: o todo é maior que a soma das partes. Hologramático: holograma : cada parte possui a informação do todo. Autonomia Dependência Diálogo entre tudo que vive Vida em manifestação Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias
Educação para Vida prevê: Tecnologias de Educação para vida Crescimento das potecialidades da pessoa Desenvolver habilidades pessoais Significado da vida e suas conexões Desenvolvimento da consciência Desenvolver a capacidade criativa Sensibilizar para o desenvolvimento interior Estratégias educativas com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da consciência humana Considerada uma tecnologia leve indispensável ao crescimento pessoal Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias
Método que orienta para as competências do Saber-SER Modos para aprimorar as portas da percepção A vida como material de ensino: VISÃO AUDIÇÃO OLFATO TATO PALADAR INTUIÇÃO TRANSCEDÊNCIA Tecnologias de Educação para Vida Cores Sons Ritmos Formas Números Aromas Energia
MOVIMENTO PARA DENTRO DE SI Aperfeiçoar as portas da percepção do mundo: Unidade A VIDA MANIFESTA EM MÍLTIPLAS DIMENSÕES
Saberes necessários: Paulo Freire Educar na era planetária: Morin e Boff Ensinar exige aprender Pesquisar Respeito ao saber do outro Estética e ética Corporificar as palavras pelo exemplo Risco de aceitar o novo Reflexão crítica sobre a prática Assumir a identidade cultural Reformar o pensamento Compreender a condição humana Aprender a viver Enfrentar a incerteza Civilização planetária Exige re-ligação Aliança com a natureza Transcendência Unidade cósmica Pensamento sistêmico Princípios do método de educar para Vida