Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!

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Transcrição da apresentação:

Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco! Informações CPA

Como você pode participar? Participando das reuniões de colegiado; Participando do FOCO – Programa de Formação Continuada; Participando da Avaliação Institucional; Fazendo sua auto-avaliação; 2/18

O que é PPI e PDI? PPI – Plano Pedagógico Institucional; PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional; PPC – Plano Pedagógico de Curso; PE – Plano de Ensino (Este deve atender as Habilidades e Competências de cada Curso); 3/18

O que se entende por Habilidades e Competências? Competência é a capacidade do sujeito de mobilizar recursos, visando abordar e resolver situações complexas (Perrenoud, Philippe). É a possibilidade de relacionar de maneira pertinente, os conhecimentos prévios aos problemas, que se reconhece uma competência. Para se desenvolver uma competência é necessário enfrentar situações inéditas o bastante para que a mera e simples repetição seja inadequada. Exige: “aprendizado no campo” 4/18

Como Encontro as Habilidades e Competências do meu curso? www.mec.gov.br Projeto Pedagógico do Curso; 5/18

Reunião de Colegiado As reuniões servem para o professor conhecer o PPI, PDI. Contribuir com a atualização do PPC e construir o Plano de Ensino; O plano de Ensino deve estar articulado com a Matriz Curricular do Cursos, bem como as atividades propostas nele; 6/18

Articulação Importante 7/18

Apresente o Plano de Ensino Apresente o Plano de Ensino aos Alunos; Faça o acompanhamento das aulas em conformidade ao cronograma do curso; Proponha a reflexão dos alunos em relação a disciplina e a profissão escolhida; 8/18

Faça uma aula diferente! Professor, proporcione aos seus alunos: Visitas Técnicas; Aulas Práticas; Vivências; Atividades Complementares; Integração Profissional; Trabalhos Interdisciplinares; 9/18

Visitas Técnicas Atividade prática com trabalho de campo; Visitas e ou viagens de incentivo a pesquisa e a vivência relacionada ao curso e ou as disciplinas; Estabelecer multidisciplinaridade ou interdisciplinaridade; 13/18

Aulas Práticas Aulas práticas são atividades acadêmicas de vivência e experiência elaborada pelo professor e realizada pelo aluno; Utilizar laboratórios ou métodos didáticos que proporcione essa aula; Essas atividades devem ser acompanhadas e supervisionadas pelos docentes do curso; 14/18

Atividades Complementares Trata-se de atividades obrigatórias, visando incentivar o aluno a realização de estudos complementares, ampliando as possibilidades de aquisição de habilidades e contribuindo no desenvolvimento de competências; 10/18

São Atividades Complementares Ciclos de Estudo; PROE; Visitas Técnicas; Congressos; Participação em Seminários; PIC; E-polis – Idiomas, entre outros; 11/18

Integração Profissional Trata-se de uma atividade interdisciplinar, flexível, elaborada por seus docentes, que proporcione ao aluno relações com o mercado de trabalho; Essas atividades devem ser congruentes, ter coerência ao plano de ensino e a matriz curricular do curso; 12/18

Avaliação Integrativa Avaliação da aprendizagem, de conhecimentos gerais e específicos, articulada as ações pedagógicas do curso; Como base para esse tipo de avaliação podemos utilizar um estudo de caso, filme, artigo científico, notícias, entre outros; 15/18

Produção Acadêmica Mantenha seu currículo atualizado na plataforma lattes: www.cnpq.org.br Mantenha sua documentação atualizada junto ao RH da unidade; Para ser docente é necessário a publicação mínima de (um) artigo/ano; Revista Intelectus. www.seufuturonapratica.com.br 16/18

Sugestões Se você deseja encaminhar sugestões para a CPA e contribuir com o nosso processo de melhoria contínua, escreva para: cpa@poliseducacional.com.br faj123@me.com 17/18

OBRIGADA POR COLABORAR COM A (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO) ATÉ MAIS!! 18/18