A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Registro de Estudo de Caso.
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ESPORTE E LAZER PPA
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Professor:João Galdino
numa perspectiva inclusiva
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Ministério da Educação
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
Legislação.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
Caminhando para a Igualdade de Oportunidades
REGISTROS.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MARÍLIA
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Relato de Experiência em Contextos não Escolares
Projeto Brincar para Vencer
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
BOCHA PARALÍMPICA: DA EDUCAÇÃO FISICA ADAPTADA PARA COMPETIÇÃO
Fundação de Atendimento de
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Conferência Municipal de Educação
Educação Especial Aula 7
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Inclusão que bicho é esse?
Psicopedagogo clínico
APAE de Campinas
Manual Informativo Sobre Inclusão
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Uma Escola do Tamanho do Brasil
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
1 Oficina Sobre Multipla-Descobrindo Possibilidades Módulo I – Adequações curriculares para criança/jovem com deficiência múltipla Objetivo: Discutir a.
Campina Grande Outubro 2015
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
CRIAÇÃO DO NASF.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE PORTO FELIZ / SP CENTRO DE CONVIVÊNCIA AMPLIANDO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA IDADE.
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
“ O Departamento de Educação regulamenta e oferece qualidade no atendimento à crianças, jovens e adultos com deficiência” Diretora da Educação: Maria Claudia.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Termo de Terminalidade
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Resultados e Discussão
Transcrição da apresentação:

A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional e terapêutico para atender suas necessidades, onde são desenvolvidos por profissionais capacitados, currículos adaptados, programa e procedimento metodológico diferenciado, apoiados em equipamentos e materiais didáticos específicos.

Setor Educação A escola tem como objetivo promover uma educação voltada para o desenvolvimento pleno das potencialidades do deficiente intelectual e de crianças com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, buscando garantir sua independência, auto realização, que abrange os diferentes níveis e graus de ensino, desenvolvendo competências e habilidades, através dos componentes curriculares e de sua metodologia. Oferecemos os atendimentos nos setores de Estimulação Precoce: Oferecer a criança de 0 a 03 anos, atendimento especializado ajudando alcançar o desenvolvimento pleno de seu potencial.

Educação Infantil – Pré –Escola: Preparar o educando para aquisição dos conceitos básicos, coordenação motora e psicomotricidade

Ensino Fundamental – Ciclo I – Modalidade Educação Especial: Para criança portadora de deficiência trabalhando a iniciação à alfabetização, desenvolvendo suas potencialidades, socialização e currículo funcional

Ensino Fundamental – Ciclo I – Modalidade de Jovens e Adultos: Trabalhando a socialização, desempenho em alguns conceitos e currículo funcional

Ensino Pré-Profissionalizante – fazer com que o aluno consiga desenvolver atividades ocupacionais, treinando-os para uma possível qualificação ao trabalho.

Centro de Convivência (acima de 30 anos) fazer com que o usuário promova a união entre os mesmos, melhora do convívio social emocional e afetivo das pessoas e conquista de qualidade de vida

Educação Física – proporcionar ao educando formação física básica, desenvolver capacidades físicas, habilidades motoras e a coordenação motora global entre outros

Todo ano os alunos participam das Olimpíadas Regionais das Apaes onde são disputadas várias provas: atletismo, futsal, basquete e vôlei adaptado

Na área da saúde temos os seguintes atendimentos: Psicologia ( atendimento individualizado e em grupo)

Fonoaudiologia

Fisioterapia

Terapia Ocupacional

No setor de Serviço Social – Além dos atendimentos diários com os usuários da APAE e suas famílias, nossa Assistente Social auxiliou junto com a equipe técnica, nos seguintes projetos: Projeto Mãos Dadas: Tem como objetivo a implantação de parcerias entre a escola, família e professores voluntários, propiciando maior integração do usuário dentro da sociedade

ACADEMIA KELLY WELLNESS

ACADEMIA FORMA FÍSICA

ACADEMIA GINASTIC CENTER

PÓLO DE INFORMÁTICA

Projeto Braços Abertos: Realizado pelos setores de Serviço Social e Psicologia, tem como objetivo reuniões com grupos de pais oferecendo um espaço para discussão e reflexão de dificuldades encontradas por eles com relação ao filho.

Projeto Odontológico: para pacientes especiais - “Viva a Diferença” Objetivo diminuir a dificuldade das famílias que levavam seus filhos, para tratamento dentário com anestesia geral fora do nosso município. Uma vez que conseguimos que este procedimento fosse realizado na Santa Casa de Misericórdia de Palmital, atendendo os usuários da APAE e do município, minimizou não só o transtorno para os pais, mas diminuiu o gasto com transporte para o município.

Projeto Vivendo Valores com Artes Nossa terapeuta Ocupacional esta desenvolvendo junto às professoras este projeto para mostrar a vivência de tais valores junto com a arte, alicerçar o caráter, e refletir na conduta como uma conquista espiritual da personalidade, mudando o ambiente no entorno do ser e dos seus semelhantes e assim mudando o mundo.

Nossas possíveis conquistas...

Projeto Saúde na APAE Os setores de Serviço Social e psicologia, estão buscando junto à Secretaria Municipal de Saúde, uma parceria com o SUS, para viabilizar verbas que garantam recursos financeiros para contratação de médicos neurologista e Psiquiatra, Enfermeira e Nutricionista. Objetivando um atendimento amplo e qualitativo, com isso diminuir a afluência na área da saúde mental do município.

Projeto Centro de Convivência A APAE desenvolve um trabalho com usuários acima de (30 anos), que não estão no Convênio da Educação. Objetivando promover a união entre os mesmos, melhora no convívio social, emocional e afetivo das pessoas e conquista de qualidade de vida. Para que esse trabalho continue com êxito estamos desenvolvendo um projeto para viabilizar verbas junto ao Departamento de Assistência Social do Município, pois estamos mantendo a sala com recursos próprios, uma vez que não possuímos recursos específicos para prestar atendimento a este tipo de clientela.

Quem vivência um dia na APAE, percebe que mesmo diante de tantas dificuldades, sempre haverá esperança e que esta esperança esteve presente... Num olhar... Num sorriso... E principalmente na certeza de poder contar com mãos que estão ao seu lado para ampará-los e conduzi-los no caminho da Inclusão Social e da Felicidade.