IDADE ANTIGA : ÉTICA GREGA IDADE MÉDIA : ÉTICA CRISTÃ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
Advertisements

Os ideais éticos.
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
O QUE É ÉTICA?.
A Psicologia Sócio-Histórica
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
A ÉTICA MODERNA.
A Necessidade de Fundamentação da Moral
Aula 5 - Teorias políticas da Idade Média
O Positivismo.
ÉTICA E MORAL.
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
A fundamentação da moral em Kant
Instituições DO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
“Immanuel Kant e a promoção de uma modernidade racional crítica”
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Introdução à Sociologia
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Fases: Pré- Crítica – Inserido na tradição do sistema metafísico;
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
Filosofia Moral O homem é uma interseção entre dois mundos: o real e o ideal. Pela liberdade humana, os valores do mundo ideal podem atuar sobre o mundo.
Somos realmente livres? Cap 19 – pág 236 a 245
Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª. Taís Linassi Ruwer
Profª. Taís Linassi Ruwer
Immanuel Kant: O Esclarecimento e a Razão Prática
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Augusto Comte e o Positivismo
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
Profª Karina Oliveira Bezerra
¨Non omne quod licet Honestum est¨ (Paulo)
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
DIREITO POSITIVO CEAP - CURSO DE DIREITO – Disciplina – Introdução ao Direito AULA 4-B Prof. Milton Correa Filho.
Filosofia Contemporânea
Immanuel Kant Critica da razão pura (teoria do conhecimento) e
O Positivismo.
Immanuel Kant Critica da razão pura (teoria do conhecimento) e
Conceito Deriva do grego ethos: caráter, modo de ser de uma pessoa;
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Liberdade e Autonomia em Kant
Ética Kantiana.
Sociologia : Sobre o Positivismo  BREVE NOÇÕES SOBRE O POSITIVISMO A fundamentação da Filosofia Positiva de Auguste Conte encontra-se na sua célebre Teoria.
Professor: Suderlan Tozo Binda
O que é Sociologia?.
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)  A reflexão ética cotemporânea se desdobrou numa série de concepções distintas acerca da moral e a sua fundamentação;
Nova concepção do homem e do mundo
Tugendhat x Kant “Lições sobre ética”.
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)
Max Weber.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Immanuel Kant Köenigsberg (Alemanha). ( ).
Transcrição da apresentação:

IDADE ANTIGA : ÉTICA GREGA IDADE MÉDIA : ÉTICA CRISTÃ ÉTICA PLATÔNICA  RACIONALISMO ÉTICO ÉTICA ARISTOTÉLICA  RACIONALISMO ÉTICO REALISTA -ÉTICA DO EQUILÍBRIO HEDONISTAS  ÉTICA DO DESVIO DA DOR E A PROCURA DO PRAZER ESTÓICOS  ÉTICA DA PAZ INTERIOR E NO AUTOCONTROLE INDIVIDUAL (ATARAXIA) IDADE MÉDIA : ÉTICA CRISTÃ ABANDONO DO RACIONALISMO VALORES RELIGIOSOS ÉTICA DO LIVRE-ARBÍTRIO (SANTO AGOSTINHO)

IDADE MODERNA IDADE CONTEMPORÂNEA ÉTICA ANTROPOCÊNTRICA IDADE CONTEMPORÂNEA ÉTICA DO INDIVÍDUO CONCRETO

ÉTICA ANTROPOCÊNTRICA IDADE MODERNA : ÉTICA ANTROPOCÊNTRICA

FIM DA IDADE MÉDIA RENASCIMENTO  RETOMADA DO HUMANISMO ÉTICA : NOVA CONCEPÇÃO DE MORAL  CENTRADA NA AUTONOMIA HUMANA ILUMINISMO : ESSA NOVA ÉTICA GANHA IMPULSO, POIS OS FILÓSOFOS DEFENDIAM UMA ÉTICA FUNDADA NÃO MAIS EM VALORES RELIGIOSOS, MAS NA COMPREENSÃO DA NATUREZA HUMANA

ÉTICA ANTROPOCÊNTRICA IDADE MODERNA : ÉTICA ANTROPOCÊNTRICA ÉTICA MAIS EXPRESSIVA DA ÉPOCA MODERNA IMMANUEL KANT : A ÉTICA DO DEVER FUNDAMENTO: RAZÃO HUMANA Á A RAZÃO LEGISLADORA CAPAZ DE ELABORAR NORMAS UNIVERSAIS. PORTANTO, AS NORMAS MORAIS TÊM ORIGEM NA RAZÃO

ÉTICA ANTROPOCÊNTRICA IDADE MODERNA : ÉTICA ANTROPOCÊNTRICA KANT  AS NORMAS MORAIS DEVEM SER CUMPRIDAS COMO UM DEVER, POIS A NOÇÃO KANTIANA DE DEVER CONFUNDE-SE COM A DE LIBERDADE. PARA KANT A PESSOA QUE OBEDECE A UMA NORMA ATENDE À LIBERDADE DA RAZÃO, NAQUILO QUE A RAZÃO DETERMINOU COMO CORRETO. ASSIM, A SUJEIÇÃO À NORMA É O RECONHECIMENTO DE SUA LEGALIDADE.

KANT  ATO MORAL É O PRATICADO DE FORMA AUTÔNOMA, CONSCIENTE E POR DEVER. QUAL DEVER?  IMPERATIVO CATEGÓRICO “Age apenas segundo uma máxima (um princípio) tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal”. Esta é uma determinação imperativa que deve ser observada sempre, em toda e qualquer situação moral que venhamos a praticar. Ou seja, nossa ação deve ser tal que possa ser universalizada sem prejuízo da humanidade. Se não puder ser universal não poderá ser correta.

ÉTICA ANTROPOCÊNTRICA IDADE MODERNA : ÉTICA ANTROPOCÊNTRICA E porque realizamos atos contrários ao dever e à razão? Porque nossa vontade é afetada por nossas inclinações: desejos, paixões, medos e não apenas pela razão. Por isso afirma que devemos educar nossa vontade para alcançar a a boa vontade, que seria a única guiada pela razão.

Resumo de Kant Ética FORMAL OU FORMALISTA, por possuir o DEVER como norma universal, sem se preocupar com a condição individual. Kant nos dá a forma geral da ação moralmente correta (o imperativo categórico) , mas não diz nada a respeito de seu conteúdo, não nos diz o que fazer em cada situação concreta.

O POSITIVISMO AUGUSTO COMTE CAP 15, PAG 186

POSITIVISMO DOUTRINA CRIADA POR AUGUSTO COMTE BASEADA NA EXTREMA VALORIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO DAS CIÊNCIAS POSITIVAS (BASEADAS NOS FATOS E NA EXPERIÊNCIA) E NA RECUSA DAS DISCUSSÕES METAFÍSICAS. O TERMO POSITIVISMO , ADOTADO POR COMTE, DEFINE A SUA FILOSOFIA DE CULTO À CIÊNCIA E DA SACRALIZAÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO.

POSITIVISMO O POSITIVISMO MANIFESTOU-SE DE FORMA DIFERENCIADA EM DIVERSOS PAÍSES OCIDENTAIS A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. EMBORA CRITICADO NO PLANO TEÓRICO É UMA DOUTRINA MUITO INFLUENTE NO PLANO PRÁTICO ATÉ NOSSOS DIAS.

1. ESTADO TEOLÓGICO OU FICTÍCIO POSITIVISMO E A LEI DOS 3 ESTADOS 1. ESTADO TEOLÓGICO OU FICTÍCIO ESTÁGIO QUE REPRESENTA O PONTO DE PARTIDA DA INTELIGÊNCIA HUMANA NO QUAL OS FENÔMENOS DO MUNDO SÃO VISTOS COMO PRODUZIDOS POR SERES SOBRENATURAIS. O PONTO CULMINANTE DESSE ESTÁGIO OCORREU QUANDO O HOMEM SUBSTITUIU O POLITEÍSMO PELO MONOTEÍSMO.

2. ESTADO METAFÍSICO OU ABSTRATO POSITIVISMO E A LEI DOS 3 ESTADOS 2. ESTADO METAFÍSICO OU ABSTRATO A INFLUÊNCIA DOS SERES SOBRENATURAIS DO ESTÁGIO TEOLÓGICO FOI SUBSTITUÍDA PELA AÇÃO DE FORÇAS ABASTRATAS CONSIDERADAS COMO REPRESENTANTES DOS SERES DO MUNDO.

3. ESTADO CIENTÍFICO OU POSITIVO POSITIVISMO E A LEI DOS 3 ESTADOS 3. ESTADO CIENTÍFICO OU POSITIVO ESTÁGIO DEFINITIVO DA EVOLUÇÃO RACIONAL DA HUMANIDADE EM QUE PELO USO COMBINADO DO RACIOCÍNIO E DA OBSERVAÇÃO, O SER HUMANO PASSOU A ENTENDER OS FENÔMENOS DO MUNDO, ORGANIZANDO A SOCIEDADE EM BASES RACIONAIS E CIENTÍFICAS OU POSITIVAS. Corresponde à maturidade do espírito humano, objetivo de toda educação para a elaboração de leis racionais e universais.

CONCLUSÃO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO TORNOU-SE UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE, DE DOMÍNIO DO SER HUMANO SOBRE A NATUREZA. AS TRANSFORMAÇÕES PROMOVIDAS PELA CIÊNCIA VISAM O PROGRESSO, O QUAL, PORÉM, DEVE ESTAR SUBORDINADO À ORDEM.

CONCLUSÃO 3. A FILOSOFIA DE COMTE FOI ACEITA NÃO APENAS NA EUROPA, MAS E PRINCIPALMENTE NO BRASIL INFLUENCIANDO A FORMAÇÃO DO IDEAL REPUBLICANO A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.

ÉTICA DO INDIVÍDUO CONCRETO IDADE CONTEMPORÂNEA: ÉTICA DO INDIVÍDUO CONCRETO No período contemporâneo, a Ética desdobra-se em diversas concepções diferentes sobre a moral e sua fundamentação. Ponto comum dessas concepções  Recusa a uma fundamentação exterior, transcendental para a moralidade, centrada no indivíduo concreto a origem dos valores e das normas morais. O 1º a dar uma fundamentação  HEGEL, EM SUA CRÍTICA AO FORMALISMO KANTIANO

Hegel e a fundamentação histórico-social da moral A moralidade assume conteúdos diferentes ao longo da história das sociedades, e a vontade individual seria apenas um dos elementos da vida ética de uma sociedade e seu conjunto. Moral para Hegel  resultado da relação entre o indivíduo e a sociedade. Assim, Hegel vincula Ética à História.

Karl Marx e a fundamentação ideológica da moral Para Marx, a moral é uma produção social que atende a determinada demanda da sociedade. E essa demanda deve contribuir para a regulação das relações sociais. Portanto, os valores não são absolutos, não valem de forma universal para todos os indivíduos. A liberdade, por exemplo, embora seja um valor universal, teve conteúdos diferentes ao longo do tempo.

Karl Marx e a fundamentação ideológica da moral Para Marx, a moral seria uma das formas da ideologia dominante na sociedade , por difundir determinados valores necessários à manutenção dessa sociedade. É a fundamentação ideológica da sociedade.

A FENOMENOLOGIA: A LIBERDADE SITUADA CAP 19, PAG 241

A FENOMENOLOGIA: A LIBERDADE SITUADA FENOMENOLGIA É UM MÉTODO E UMA FILOSOFIA, QUE SURGIU COM O ALEMÃO EDMUND HUSSERL. “CRITICA A FILOSOFIA TRADICIONAL POR DESENVOLVER UMA NOÇÃO DE SER VAZIA E ABSTRATA, VOLTADA PARA A EXPLICAÇÃO. VISA, ENTÃO, À DESCRIÇÃO DA REALIDADE E COLOCA COMO FOCO O PRÓPRO SER HUMANO, EM SUA AÇÃO DE UM VIVER SOB UMA “INTENCIONALIDADE”, UM DIRIGIR-SE PARA”, VISANDO ALGUMA COISA, OU SEJA, A VISÃO DE QUE O HOMEM NÃO É UM AUTÔMATO. A CONSCIÊNCIA DO SER HUMANO, 2º A FENEOMENOLOGIA, DÁ O SENTIDO, UM SIGNIFICADO À REALIDADE. ESTA É MAIS UMA CORRENTE FILOSÓFICA QUE COMBATE O DETERMINISMO.

LIBERDADE E FENOMENOLOGIA FACTICIDADE É O CONJUNTO DAS CONDIÇÕES DETERMINÍSTICAS EM QUE O SER HUMANO VIVE. EX: CORPO, COR , SEXO, RAÇA, GRUPO SOCIAL, ETC 2. TRANSCENDÊNCIA É A POSSIBILIDADE DE O SER HUMANO IR ALÉM DAQUELAS DETERMINAÇÕES, NÃO PARA NEGÁ-LAS, MAS DAR-LHES UM SENTIDO. É A DIMENSÃO DA LIBERDADE.

OBRA: FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO LIBERDADE E FENOMENOLOGIA MERLEAU PONTY É UM DOS MAIS IMPORTANTES FILÓSOFOS DA CORRENTE FENOMENOLÓGICA. DESFAZ A IDEIA DE FACTICIDADE E DA TRANSCENDÊNCIA, ISTO É, A IDEIA DE QUE DE UM LADO EXISTE O MUNDO DOS OBJETOS, DO CORPO, DA FACTICIDADE, E DE OUTRO O MUNDO DA CONSCIÊNCIA E DA SUBJETIVIDADE, DA TRANSCENDÊNCIA. PARA O FILÓSOFO, A REALIDADE NÃO APARECE DA MESMA MANEIRA À PERCEPÇÃO DAS PESSOAS, MAS SE DÁ A PARTIR DA VIVÊNCIA DE CADA UM; NÃO SURGE POR MEIO DE UMA CONSCIENCIA EXPLÍCITA, MAS POR UM MODO DE EXISTIR E DE DAR SENTIDO AO MUNDO. MERLEAU PONTY (1908 – 1961) OBRA: FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO

FAZER A LEITURA E UM RESUMO DO TEXTO “A LIBERDADE” DA PÁGINA 245 PARA A PROVA.

Bibliografia Filosofando, Introdução à Filosofia – de Maria Lúcia de Arruda e Maria Helena Pires Martins . Editora Moderna.