Porquedômetro: a grafia e o emprego dos porquês

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Advertisements

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Apresentando.
Angélica/MS.
Angélica/MS.
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PROJETO INTERDISCIPLINAR- PORTUGÊS E INGLÊS
AS TICS E A ESCOLA.
A utilização da sala de informática
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
AVALIAÇÃO DO SITE EDUCACIONAL : WWW. EAPRENDER. COM
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
A Educação Mediada pela Tecnologia
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Por quê o computador na educação?
O desafio de ensinar matemática
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Laboratório de Informática ambientes computacionais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS CURSO DE PEDAGOGIA
O Uso Pedagógico do Blog
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Disciplina:Informática aplicada à Educação Alunas: Gilmara & Mônica
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Cursos de Especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Qual a sua perspectiva de carreira na SEEDUC? O acesso a funções nas unidades escolares é realizado por meio de processo seletivo interno. Uma das etapas.
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
Deise Kramer Lima Fernandes
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Professora : Gilca dos Santos Vilarinho 05/2007.
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Formação de Tutores a Distância
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Uniminas-Faciminas Curso:Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina:Informática Aplicada Tema: Webfólio Aluna: Denise Franco e Silva Professora:Gilca.
Laboratório de Aprendizagem
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Outubro/2006. Professores das Escolas Estaduais e Multiplicadores do NTE do Município de Dourados-MS Outubro/2006.
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Ah, se eu soubesse... Curso: Práticas Pedagógicas
José Alexandre Ducatti DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
O computador como Meio e como Fim...
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Transcrição da apresentação:

Porquedômetro: a grafia e o emprego dos porquês Autora: Célia Fonsêca de Lima cnte@rn.gov.br Núcleo de Tecnologia Educacional José Augusto –NTE 04 - Caicó –RN

Razões Fundamentais: Oferece uma prática inovadora. Oferece ao aluno um ambiente de aprendizagem diferenciado. Auxilia o aluno aprender as regras do emprego dos porquês.

Objetivos Os alunos deverão agir dessa forma: Empregar e ponderar a atividade pedagógica oferecida pelo recurso; Atentar e aprender a grafia dos porquês e suas respectivas regras a fim de conhecer as suas diferenças e relações; Deliberar, através do jogo atividade (porquedômetro) o que aprendeu; Desenvolver a escrita.

Interatividade Oportunidades interativas para os alunos apreenderem aspectos importantes do conteúdo. Aptidão para desenvolver experiências que interligam teoria e prática. O envolvimento com a tecnologia de informação e comunicação.

Apresentação Apresenta as quatro grafias dos porquês, suas respectivas regras e acrescenta informações adicionais explicativas; Apresenta o jogo atividade “Porquedômetro”

Estratégias No laboratório de informática – alunos em dupla Atividade do Professor: Em dois momentos: 1º momento: simultâneo (junto com o aluno) 2º momento: observação e avaliação - As interferências acontecem de acordo com o desenvolvimento do jogo atividade (porquedômetro).

Motivação Através de estimulações; Despertando o interesse deles; Despertando a curiosidade; Instigando-os a questionamentos.

Avaliação Contínua através da observação durante a execução e o desenvolvimento dos alunos no jogo atividade (jogo atividade no computador - porquedômetro): Fazendo perguntas pertinentes, interagindo durante e após a sua execução para verificar a aprendizagem do conteúdo trabalhado.

Apresentação do Objeto de Aprendizagem Ver em http://rived.mec.gov.br Disciplina:Língua Portuguesa