Porquedômetro: a grafia e o emprego dos porquês Autora: Célia Fonsêca de Lima cnte@rn.gov.br Núcleo de Tecnologia Educacional José Augusto –NTE 04 - Caicó –RN
Razões Fundamentais: Oferece uma prática inovadora. Oferece ao aluno um ambiente de aprendizagem diferenciado. Auxilia o aluno aprender as regras do emprego dos porquês.
Objetivos Os alunos deverão agir dessa forma: Empregar e ponderar a atividade pedagógica oferecida pelo recurso; Atentar e aprender a grafia dos porquês e suas respectivas regras a fim de conhecer as suas diferenças e relações; Deliberar, através do jogo atividade (porquedômetro) o que aprendeu; Desenvolver a escrita.
Interatividade Oportunidades interativas para os alunos apreenderem aspectos importantes do conteúdo. Aptidão para desenvolver experiências que interligam teoria e prática. O envolvimento com a tecnologia de informação e comunicação.
Apresentação Apresenta as quatro grafias dos porquês, suas respectivas regras e acrescenta informações adicionais explicativas; Apresenta o jogo atividade “Porquedômetro”
Estratégias No laboratório de informática – alunos em dupla Atividade do Professor: Em dois momentos: 1º momento: simultâneo (junto com o aluno) 2º momento: observação e avaliação - As interferências acontecem de acordo com o desenvolvimento do jogo atividade (porquedômetro).
Motivação Através de estimulações; Despertando o interesse deles; Despertando a curiosidade; Instigando-os a questionamentos.
Avaliação Contínua através da observação durante a execução e o desenvolvimento dos alunos no jogo atividade (jogo atividade no computador - porquedômetro): Fazendo perguntas pertinentes, interagindo durante e após a sua execução para verificar a aprendizagem do conteúdo trabalhado.
Apresentação do Objeto de Aprendizagem Ver em http://rived.mec.gov.br Disciplina:Língua Portuguesa