Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.

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Transcrição da apresentação:

Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue. FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR FASES DO DESENVOLVIMENTO

Dr. David Gallahue

Aspectos do desenvolvimento No seu sentido mais puro, refere-se às mudanças no nível de funcionamento dos indivíduos ao longo do tempo. (Gallahue) Alteração adaptativa em direção à habilidade. (Keogh e Sugden) É um processo permanen-te que inicia na concepção e cessa somente na morte. Inclui toda alteração desenvolvimentista: - Mudanças positivas associada a infância e à adolescência - Mudanças que ocorrem com o processo regressivo do envelhecimento

O desenvolvimento é relacionado à idade, mas não depende dela As faixas etárias representam escalas de tempo aproximadas, nas quais certos comportamentos podem ser observados. Idade cronológica oferece estimativa aproximada do nível de desenvolvimento do indivíduo

Classificações etárias do desenvolvimento Idade cronológica: Idade do indivíduo. índice no processo de maturidade: morfológica (tamanho e altura), óssea, dental ou sexual. Idade emocional – potencial mental do indivíduo (aprendizagem e auto-percepção)

CLASSIFICAÇÃO CONVENCIONAL DA IDADE CRONOLÓGICA

Período Escala aproximada de idade I Vida pré-natal Período de zigoto Período embrionário Período fetal (da concepção ao nascimento) Concepção – 1 semana 2 semanas – 8 semanas 8 semanas - nascimento II Primeira infância Período neonatal Início da infância Infância posterior (Nascimento aos 24 meses) Nascimento – 1 mês 1 – 12 meses 12 – 24 meses III Infância Período de aprendizagem Infância precoce Infância intermediária/avançada (2 - 10 anos) 24 – 36 meses 3 – 5 anos 6 – 10 anos

Escala aproximada de idade IV Adolescência pré-pubescência Período Escala aproximada de idade IV Adolescência pré-pubescência Pós-pubescência (10 – 20 anos) 10 – 12 anos (F); 11 – 13 anos (M) 12 – 18 anos (F); 14 – 20 anos (M) V Idade adulta jovem Período de aprendizagem Período de fixação (20 – 40 anos ) 20 – 30 anos 30 – 40 anos VI Meia idade Transição para a meia idade Meia idade (40 – 60 anos) 40 – 45 anos 45 – 60 anos VII Terceira idade Inicio da terceira idade Período intermediário senilidade (60 + anos) 60 – 70 anos 70 – 80 anos 80 + anos

Aspectos do desenvolvimento DESENVOLVIMENTO MOTOR: Alteração contínua no comportamento motor ao logo da vida, realizada pela interação entre as exigências da tarefa e a biologia do indivíduo e as condições do ambiente. (Gallahue)

O Desenvolvimento Motor é altamente específico: habilidade superior em uma área motora não garante habilidade similar em outra lembrar da individualidade do aprendiz (cada indivíduo tem um tempo para aquisição e para o desenvolvimento de habilidades motoras)

Educação Física Desenvolvimentista Objetivos Intenção Influenciadora Metas Proposta em longo prazo Aprender a mover-se Aprender através do movimento Aquisição de habilidades motoras Melhoria da atividade física e aptidão física Aprendizagem cognitiva Crescimento afetivo

Objetivo Aprender a mover-se Aprender através do movimento

Educação Física Desenvolvimentista Utiliza estratégias instrucionais e experiências de aprendizado que são apropriadas individualmente e por faixa etária (fornece apenas orientações gerais para a seleção de atividade) Insiste na apropriação individual do desenvolvimento de experiências motoras Focaliza a aquisição de habilidades motoras, atividade física e melhoria da aptidão. Diversidade de experiências motoras Promove padrões individuais de sucesso e alcance que maximizem o sucesso e minimizem a falha. Estratégias de avaliação apropriadas ao programa

Pessoa Fisicamente Instruída Tem habilidades necessárias para executar uma variedade de atividades físicas; É fisicamente saudável; Participa regularmente de atividades físicas; Conhece as implicações e os benefícios do envolvimento em atividades físicas; Valoriza a atividade física e suas contribuições para um estilo de vida saudável.

Terminologia utilizada no desenvolvimento motor Crescimento – aumento da estrutura do corpo Desenvolvimento – alterações no nível de funcionamento Maturação – alterações qualitativas que capacitam o indivíduo a progredir para níveis mais altos de funcionamento Experiência – fatores ambientais que podem alterar o aparecimento de várias características desenvolvimentistas no decorrer do processo de aprendizagem

Modelo de desenvolvimento de Gallahue

Definindo alguns termos HEURÍSTICA: AMPULHETA HEURÍSTICA: Regras práticas ou modelos que fornecem orientações e indicações para a busca de respostas para determinado problema. (Gallahue) Representação visual concebida para auxiliar na conceituação do processo complexo do desenvolvimento motor humano, combinando fases e estágios descritivos com um modelo de sistemas dinâmicos exploratório. (Gallahue)

I D A D ES ESTÁGIOS (faixas etárias) (estágios de desenvolvimento) Fases do desenvolvimento

FASES DO DESENVOLVIVENTO MOTOR: Processo permanente de alteração de controle motor, observado em padrões típicos de comportamento que se devem a fatores intrínsecos à tarefa motora em si, a biologia do indivíduo e às condições do ambiente. (Gallahue)

ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO: Refere-se a períodos no desenvolvimento de uma pessoa, que são caracterizados por determinados tipos de comportamento que refletem um estado neural e todo o tipo de processamento cognitivo que orientará determinada ação. (Gallahue, modificado de Langer, 1969).

Modelo de desenvolvimento de Gallahue