Segundo as Teorias de Wallon

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
Advertisements

A teoria psicogenética de HENRI WALLON
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PSICOLOGIA.
O Início da Comunicação
Epistemologia genética – Jean Piaget
Henri Matisse Obra: Fovismo – Henri Matisse.
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
OS PAPÉIS SOCIAIS DO ADULTO
Filosofia
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Pressão interna para o exterior ZONA CONSCIENTE B A R E I S CRIANÇA PSICOLÓGICA ZONA DE NEGAÇÃO PROIBIDA CONCEITUAL CRIANÇA PSICOLÓGICA É MÁ A
Sawabona Shikoba.
Prática de Ensino em Matemática I Aula 01
Teoria do Conhecimento INTRODUÇÃO
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Didática: organização do trabalho pedagógico
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02

VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
O trabalho de Jean Piaget
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
APLICAÇÃO DE TEORIA DA DECISÃO NO BLACKJACK
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
A escola como espaço de desenvolvimento humano
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 07
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
A DIALÉTICA DO SINGULAR-PARTICULAR-UNIVERSAL
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Funções Mentais Superiores Linguagem e Pensamento
Introdução ao processo de aprendizagem
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Alienação Mental Nomes dos componentes do grupo: Aline Santiago n°: 01 Danilo n°: 10 Gabriela n°: 17 Gean n°: 18 Laís n°: 29 Priscila n°: 37 2° A. EE.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
Sobre o Autor 1879: Henri Wallon nasceu em Paris, França. Graduou-se em medicina e filosofia : Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???
BIANCA GORGULHO CAMILA FREIRE GABRIELA LASKIEVIC GIOVANNA CAETANO NINA LEVY Uma concepção dialética do desenvolvimento.
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
1. Pressupostos da teoria walloniana
Transcrição da apresentação:

Segundo as Teorias de Wallon Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Unidade de Cruz Alta Curso de Graduação em Pedagogia ESTÁGIO CATEGORIAL Segundo as Teorias de Wallon José Valdeci Oliveira Santiago 2014

ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO Estágio Categorial Pensamento Sincrético Pensamento por Pares Pensamento Categorial Psicologia do Desenvolvimento

Estágio Categorial Estágio categorial (6 aos 11 anos). O estágio do personalismo é sucedido por um período de acentuada predominância da inteligência sobre as emoções. Este estágio geralmente manifesta-se entre os seis aos onze anos de idade. Se formam as categorias mentais: conceitos abstratos que abarcam vários conceitos concretos sem se prender a nenhum deles. No estágio categorial, o poder da abstração da criança é consideravelmente amplificado. Provavelmente por isto mesmo, é nesse estágio que o raciocínio simbólico se consolida como ferramenta cognitiva.

Estágio Categorial Esse estágio caracteriza-se na criança por começar a perceber que existe uma diferenciação entre si própria e o mundo externo. A criança mantém nesse estágio uma relação mais estável com os adultos. Suas potencialidades serão determinadas pelo meio em que vive. Este estágio organiza uma nova estrutura mental dividida em duas partes: 1°- Fase pré-categorial. Entre 6 e 9 anos, caracterizado pelo pensamento sincrético. 2°- Fase categorial. Entre 9 e 11 anos, onde a criança classifica e ordena todas as coisas que vivenciamos.

Pensamento Sincrético Também chamado pré-categorial, caracteriza-se pela globalização e confusão do pensamento infantil que se encontra dominado pelo concreto e se utiliza de pares, um elemento identificável e um outro que o complete. Pode se identificar quatro características do pensamento sincrético: -Fabulação: inventar histórias; -Tautologia: repetição de palavras como recurso para definir algo; -Elisão: exclusão de elementos; -Contradição: substituição de ideias contrárias.

Pensamento Por Pares O início da inteligência discursiva para a tese de wallon é de que a criança não consegue pensar em unidades, ela pensa em pares, isso devido a inabilidade em reunir as coisas que acontecem com o que as fizeram acontecer, ou seja, não discerne entre causa e efeito. Por isso a criança aproximadamente entre seis aos nove anos precisa de dois elementos para que um dê identidade ao outro, completando-o, diferenciando-o. Elas desenvolverão atividades intelectuais em que ligam algo, entre o momento em que acontecem e as imagens, pessoas, acontecimentos, nas quais criam nexos lógicos e constroem unidades de pensamento. A criança está, nesse estágio, aprendendo a diferenciar e a discriminar.

Pensamento Categorial Dos 9 aos 11 anos a criança começa a formar conhecimentos de si própria e reunir condições de se posicionar diante dos acontecimentos cotidianos, enquanto seu pensamento diferencia e identifica a si e ao outro. Categorial significa classificar e ordenar. Ela vai nomear, agrupar e comparar todas as coisas e pessoas.

Na psicogenética de wallon, os campos funcionais não devem ser tratados isoladamente, pois dependendo da situação e do estágio em que estamos envolvidos, um dos campos se destaca, todavia, todos se completam e fazem parte da constituição da pessoa.

Referências GALVÃO, Isabel. Henri Wallon: Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. Pt.Wikipedia.Org/wiki/Henri_Paul_Hyacinthe_Wallon www. 3. fe. Usp. Br/efisica/ trabr/21.doc- 16/06/2014

Obrigado! josesantiago1975@yahoo.com.br