Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Advertisements

Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
03/04/07 OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos: o caminho para a universidade do futuro? Andreia Inamorato dos Santos Research.
Actividades do Formador
Formar Professores em Rede
Técnicas de Avaliação na Formação - Modalidade a Distância
Formação Continuada de Professores Para Educação a Distância
Ensino a Distância Ibmec São Paulo.
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
Formação de professores do 1º Ciclo
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Referências.
Aplicação de e-Learning para apoio do ensino de Bases de Dados
Formação Inicial de Formadores
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
“Teoria da Distância Transaccional”
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
11 º Congresso Internacional ABED
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Referências. BAYLESS, L. A. What are the non-academic needs of distance learners? Blacksburg, VA. 2001, 408 f.. Thesis (PhD in Higher Education) – Department.
Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
18/04/2004 Andreia I. Santos Avaliação em Ambientes de Aprendizagem Virtuais Uma questão de abordagem metodológica ou força disciplinar? Andreia Inamorato.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Teoria da Autonomia e da Independência
Mercados de trabalho e competências profissionais
E-learning b-learning.
Moodle.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Apresentaçao.
Ensinar e aprender em/na rede: criando ambientes de aprendizagem na web Patrícia B. Scherer Bassani.
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
Capacitação de Professores Daniela Lopes Soluções Pearson.
S WOT trengheaknesspportunityhreat. “Concentra-te nos pontos fortes, reconhece as fraquezas, agarra as oportunidades e protege-te contra as ameaças ”
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Formação de Tutores a Distância
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Papel do Tutor em EAD.
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
Oficina sobre a Plataforma Janeiro/2006 Prof. Angelo de Moura Guimarães Prof. Antônio Mendes Ribeiro
Formador (M/F) Perfil Profissional.
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral Proposta.
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
Metodologias e instrumentos de avaliação online
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
Formação em INFORMÁTICA Professores Ricardo Pires Marta Salvador Psicologia da Aprendizagem On-line FCSH – Universidade Nova de Lisboa Psicologia da Aprendizagem.
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Senado Federal Comissão de Educação, Cultura e Esporte 5ª Audiência Pública – Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei do Senado nº 103 de 2012 A Educação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Evandro Morgado LISBOA Abril de 2009 Iniciar. Estrutura da Comunicação Estrutura da Comunicação Motivação Contextualização Problema/Questões Metodologia.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Projecto co-financiado por:

Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©

Curso de Formação de eFormadores Módulo 1 - Módulo 1 - Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Objectivos do módulo Descrever a evolução histórica do EFAD (Ensino e Formação a Distância) relacionando com os meios de comunicação. Identificar os elementos intervenientes na relação pedagógica a distância. Descrever as principais teorias do EFAD. Identificar e caracterizar os diferentes modelos de aprendizagem adequados ao EFAD. Caracterizar o modelo de ensino adaptado ao EFAD.

Unidades do Módulo Unidade 1 – História do Ensino e Formação a Distância e Meios de Comunicação Unidade 2 – Teorias do Ensino e Formação a Distância Unidade 3 – Teorias de Formação e Ensino/Aprendizagem Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

1. História do EFAD e Meios de Comunicação 2. Teorias do EFAD 2.1. Autonomia e Independência – Moore 2.2. Interacção e Comunicação – Holmberg 2.3.Industrialização – Peters 2.4. Integração – Perraton e Kearsley 3. Teorias de Formação e Ensino/Aprendizagem 3.1. Comportamentalismo 3.2. Construtivismo 3.3. Aprendizagem Colaborativa Conteúdos Programáticos do Módulo Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

Cronograma do módulo Módulo 1 Designação (de __/__/____ a __/__/____ ) Total: 18 horas Unidade 1 – História do EFAD e Meios de Comunicação e do EFAD Unidade 2 – Teorias do EFAD Unidade 3 – Teorias de Formação e Ensino/Aprendizagem Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

Metodologia de Formação Sessões de Formação Presencial Sessões de Formação Online -Sessões online síncronas (ex. Chat) -Sessões online assíncronas (ex. Fórum) Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

Métodos Expositivos -Explanação da evolução histórica do EFAD, dos modelos teóricos e conceptuais do EFAD. Métodos Activos -Brainstorming; -Debate e Grupos de Discussão de temáticas. Estratégia e Métodos Pedagógicos Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

Avaliação Avaliação Contínua (CS) - Formativa (20%) Participação e empenho (PE= 20%) nos trabalhos e tarefas online síncronas e assíncronas, realizadas ao longo da formação: o Participação em discussões nos fóruns o Realização de actividades o Participação em discussões no chat - Sumativa (40%) Aplicação periódica/ por módulos, de instrumentos de avaliação que permitam aferir o grau de domínio dos objectivos (AO=40%) Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

Avaliação Avaliação Final (CF) - Aplicação Pedagógica (40%) Grau do domínio dos Objectivos pelos formandos, medido na avaliação do Trabalho de Aplicação Pedagógica: o Produção e planeamento da tutoria (PT) duma pequena unidade de ensino/formação a distancia (10%) o Planeamento de uma sessão (PS) de ensino-aprendizagem a distância a aplicar na Simulação Pedagógica (10%) o Realização, analise critica e avaliação de sessões de ensino- -aprendizagem simuladas, (SP) online, síncronas (20%) Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

Avaliação ESCALAS DE CLASSIFICAÇÃO NÍVELPERCENTUALQUALITATIVA 590 a 100Muito Bom 475 a 89Bom 350 a 74Suficiente 220 a 49Insuficiente 10 a 19Muito Insuficiente Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

Bibliografia Arends, Aprender a Ensinar, MckGrowill Keegan, Desmond (1993) Theoretical Principles of Distance Education. London and New York: Routledge Keegan, Desmond (1996) Foundations of Distance Education, London: Routledge Lourenço, O.P. (1997) Psicologia de Desenvolvimento Cognitivo – Teoria, dados e implicações; Coimbra: Livraria Almedina Moore, Michael; Kearsley, Greg (1996) Distance Education, A Systems View, USA: Wadsworth Publishing Company Peters, Otto (1998) Learning and Teaching in Distance Education (Analyses and Interpretations from an International Perspective, London: Kogan Page Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

Bibliografia Rocha, J.E. (1999) Condições e Factores de Aprendizagem; Colecção Formar Pedagogicamente – IEFP Santos, Arnaldo (2000) Ensino a Distância e Tecnologias de Informação E-Learning. FCA – Lisboa TAM, Maureen (2000) Constructivism, Instructional Design, and Technology: Implications for Transforming Distance Learning in Educational Technology & Society 3 (2) ISSN Trindade, Armando Rocha (2000) Educação e Formação a Distância. Universidade Aberta – Lisboa Trindade, Armando Rocha (2000) A Eficácia do Ensino: indicadores, métodos e instrumentos. Universidade Aberta – Lisboa Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores

Links MOORE, Michael G. The American Journal of Distance Education, (12/2004) VÁRIOS, elearningeuropa.info, (12/2004) VÁRIOS, e-Learning Centre, (12/2004) VÁRIOS, Associação Brasileira de Educação a Distância, (12/2004) VÁRIOS, The American Distance Education Consortium, (12/2004) VÁRIOS, The Internacional Centre for Distance Learning, (12/2004) icdl.open.ac.uk/ VÁRIOS, United States Distance Learning Association, (12/2004) Módulo 1 Evolução Histórica e Teoria do Ensino a Distância Curso de Formação de eFormadores