REABILITAÇÃO PROFISSIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REABILITAÇÃO PROFISSIONAL
Advertisements

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL
PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Eduardo Henrique R de Almeida
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
RODA DE CONVERSA REUNIÃO CAMS
O BPC na interrelação da previdência e a assistência social
Modelo Assistencial Brasileiro
1º Encontro Brasileiro para Pesquisa em Autismo A ABRA - Autismo os Diferentes Cenários no Brasil Marisa Furia Silva Abril de 2010.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
SYLVIA SAMARA SCHETTINI DIAS SANITARISTA JULHO 2013
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Coordenação de Programas de Reabilitação
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAUDE
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
AUXÍLIO ACIDENTE Ana Cláudia Gomes Fernandes de Souza
Gerenciamento e Supervisão Técnica de Perícias Médicas
PARÂMETROS PARA PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Readaptação e reabilitação: implicações jurídicas
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Política Nacional de Saúde do Idoso
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
(41) PERÍCIA MÉDICA.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
3ª OFICINA PROFAPS 10 a Belém/PA ESTADO : AMAPÁ.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Saúde e Segurança na Pesca Artesanal e Industrial
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
Secretaria Municipal de Recursos Humanos
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Agenda Social Eixo Cidadania e Direitos Humanos Pessoas com Deficiência Secretaria Especial.
Políticas Públicas de Saúde: PSF
SAÚDE DO TRABALHADOR.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Encontro Estadual do PMAQ
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE E À SEGURANÇA DO TRABALHO DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL (PASS)  A) Perícia Oficial  B) Promoção da Saúde  C) Prevenção e Acompanhamento.
PROGRAMA DE REDUÇÃO DE DEMANDAS Portaria Interministerial (AGU e MPS) nº 8 de Institui o Programa de Redução de Demandas Judiciais do Instituto.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
Transcrição da apresentação:

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL NOVA OPORTUNIDADE PARA O TRABALHADOR

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL Serviço prestado pelo INSS com a finalidade de proporcionar aos beneficiários as melhores condições possíveis de reingresso no mercado de trabalho após a estabilização de sequelas de acidentes de qualquer natureza ou quando acometidos de enfermidades que impedem o exercício da atividade laborativa de origem

Funções Básicas da Reabilitação Profissional Avaliação e definição da capacidade laborativa; Orientação e acompanhamento do programa profissional; Articulação com a comunidade visando a reinserção no mercado do trabalho; Acompanhamento e pesquisa de fixação.

Auxílios Materiais Órteses e próteses; Cursos profissionalizantes; Implementos profissionais; Instrumentos de trabalho; Auxílio-transporte; Auxílio-alimentação.

Histórico A Reabilitação Profissional na legislação brasileira desde 1943: Institutos de Aposentadoria e Pensão. Décadas de 60 e 70 (INPS): Centros de Reabilitação Profissional com equipes multiprofissionais e reabilitação física. Constituição de 1988: define áreas de atuação da Saúde, Previdência e assistência Social.

Histórico 1990 – SUS: reabilitação física; INSS: seguridade social. Unidades de Referência de Reabilitação Profissional – apenas avaliação e programa profissional. 2001 – Projeto Reabilita: equipes de reabilitação profissional nas Agências da Previdência Social; avaliações por meio de parcerias

O Modelo Reabilita Equipe multiprofissional reduzida a um profissional atuando junto ao perito na APS. Dificuldade para implementação de parcerias e falta de recursos para credenciamentos. Assistência médica prestada pelo SUS deficitária.

Reinserção do Deficiente Auditivo Deficiência total, sem condições de ortetização – aposentadoria. Deficiência passível de ortetização: concessão de órtese auditiva e programa profissional.

Dificuldades Centros de Reabilitação Profissional: profissionais especializados para avaliação da necessidade/viabilidade da ortetização, acompanhamento e adaptação ao uso da órtese; recurso financeiro para a compra e manutenção quando necessária. Situação atual: falta de profissionais, de recursos e de parcerias para a reabilitação adequada do deficiente auditivo.

POLÍTICA NACIONAL MINISTÉRIO DA SAÚDE: Portaria GM nº 2073/2004 – institui a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva Portaria SAS/MS nº 587/2004 – normatiza a organização das Redes Estaduais de Atenção à Saúde Auditiva Portaria SAS/MS nº 589/2004 – determina a operacionalização dos Serviços de Atenção à Saúde Auditiva

ARTICULAÇÃO Serviço de Atenção à Saúde Auditiva no Município de Duque de Caxias Atendimento aos segurados encaminhados pela Reabilitação Profissional do INSS/DC Atenção integral, aparelhos auditivos: Recuperação da saúde auditiva Redução da limitação funcional Reinserção sócio-profissional eficaz

Dados da Autora Rosa Maria da Silva Barros Assistente Social Técnica Responsável Pela Reabilitação Profissional da Gerência Executiva do INSS em Duque de Caxias Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana Atua na Reabilitação Profissional do INSS desde 1985 Telefones: (21) 2671-1319 (21)8865-4121 E-mails: rosa.barros@previdencia.gov.br rosa.barros@terra.com.br