INOVAÇÃ0 Conhecimento Aprendizado Estratégia POR QUE INOVAR?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
O ambiente organizacional
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
Um novo desafio para a competitividade: Recursos Humanos
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
COMPETITIVIDADE GLOBAL
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Administração de Sistemas de Informação II
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
Gestão do Conhecimento na prática
Perfil do Profissional de Segurança da informação.
Empreendedorismo.
O Cartório dos novos tempos
Planejamento Estratégico do PGQP
Gestão do Conhecimento com WINISIS
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
A importância da jovem liderança empreendedora
CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
Evento de Empreendedorismo Fernando Dolabela e Ênio Pinto Sumário Executivo 04 de outubro de 2011.
QUANDO É PRECISO UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS ?
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Talentos para Inovação
Empreendedorismo – Unidade 3
Tema Gestão do Conhecimento:.
RICS – Uma visão global do Profissionalismo em “Facilities Management” - Sean Tompkins CEO RICS Sao Paulo, 09 de Outubro de 2013.
Teorias Modernas de Gestão
Ingrid Jansch Pôrto – UFRGS Agosto 2013
O Novo Gestor Uma análise pós-industrial.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.
Recursos Humanos do Projeto
Planejamento Estratégico
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
IDH: você conhece essa sigla?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Técnicas de Empreendedorismo
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Introdução ao Planejamento
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Empreendedorismo “Imprendere”
Uma onda de reorganizações
Gestão da Tecnologia da Informação Turma 2008 Disciplina Inovação Tecnológica Prof. Ronaldo Barbosa
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Fórum das Mulheres de Negócios
A inovação como um processo de gestão
Empreendedorismo. O empreendedor Papel importante na dinamização do mercado. No exterior: recebem fomento à sua capacidade de inovação e superação. No.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Abertura e Estruturação Organizacional
Prof.a. Ms. Silaine Tavares Toro da Silva MOTIVAÇÃO: EU SOU UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ELA!!!!
Existem pressões contra o adiamento: Exemplo EUAConversor catalítico Antipoluente Japão (Honda)Tecnologia de carga estratificada Assim 1) As expectativas.
Transcrição da apresentação:

INOVAÇÃ0 Conhecimento Aprendizado Estratégia

POR QUE INOVAR?

“Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos."

NOVOS “PROBLEMAS SIGNIFICATIVOS” Urbanização populacional – No mundo 3,5 bilhões de pessoas vivem nas cidades, no Brasil 84,1% da população vive nas cidades Diversidade social,cultural, política e econômica A Aldeia global Novo perfil do mercado – virtual, segmentado, próssumidores Sustentabilidade social, econômica e ambiental

O QUE É INOVAÇÃO? Schumpeter: Inovação Econômica Inovações são o fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico. “Empreendimento” = concretização de uma Inovação. “Empresário” (Empreendedor) = realizador da Inovação.

O QUE É INOVAÇÃO? Inovação Social Manzini Mudanças no modo como indivíduos ou comunidades agem para resolver seus problemas ou criar novas oportunidades.

O QUE É INOVAÇÃO? Inovação Corporativa Drucker Inovação é atribuir novas capacidades aos recursos existentes na empresa, gerando riqueza The 3M Way to Innovation Novas idéias + ações que produzem resultados

ORGANIZAÇÃO INOVADORA

Ambiente Interno Inovador Processos de Inovação Pessoas Resultados Liderança e Estratégia

Liderança e Estratégia Envolvimento pessoal das lideranças Escolha das estratégias de inovação Nível de risco Montante dos investimentos Equilíbrio do portfólio de inovação Criação de um ambiente favorável a inovação

Escolha das estratégias de inovação Organi- zacional Tecno- lógica Voltada para o Mercado Voltada para dentro Gestão Processo Modelo de Negócio Modelo de Negócio Produto

PESSOAS

Relaxe... Explore... Vá sem pressa... Vagueie sem destino... Quem chegar primeiro é a mulher do padre! PESSOAS

PROCESSOS DE INOVAÇÃO ABORDAGEM DO DESIGN

PROCESSOS DE INOVAÇÃO CONHECIMENTO OGANIZACIONAL Informação Experiência Valores Insigts Praticabilidade Viabilidade Desejabilidade Conhecimento de design Atributos do produto/serviço

PROCESSOS DE INOVAÇÃO Experiência Significativa Emocionalmente satisfatória Participação ativa Expectativas elevadas

ECO-CICLO ORGANIZACIONAL Documentação Sistemas Portfólio Objetivos Banco de idéias Projetos Novos serviços Redes criativas

AMBIENTE INTERNO INOVADOR  Relações Sócio-Culturais  Facilitador da criatividade  Relações interfuncionais e interorganizacionais (equipes)  Estrutura mais orgânica do que mecânica  Ações formais e informais de desenvolvimento de competências  Sistemas de recompensa e reconhecimento  Abertura a redes externas

RESULTADOS Medidas de resultados externos Patentes Trabalhos científicos Novos produtos Faturamento com novos produtos Percepção dos clientes quanto às inovações

RESULTADOS Medidas de resultados internos N. de idéias p/funcionário Diminuição de custos operacionais N. De equipes de solução de problemas Tempo médio de inovação para lançamento de novo produto/serviço Percepção dos funcionários em relação ao clima interno para a inovação

RANKING DE INOVAÇÃO MUNDIAL-PAÍSES 1º Suiça 2º Suécia 3º Singapura 4º Finlândia 5º Reino Unido 6º Holanda 7º Dinamarca 8º Hong Kong 9º Irlanda 10º EUA 58º BRASIL O Brasil perdeu 32 posições de 2011 para 2012, As principais causas estão relacionadas aos indicadores de criatividade no ambiente de negócios e na defasagem na Educação Superior Fonte: INSEAD/WIPO

RESUMO  Aprendizagem e adaptação são essenciais em um futuro incerto – assim a inovação é um imperativo  Inovação tem a ver com interação de tecnologia, mercado e organização  Inovação de sucesso baseia-se em estratégia  Inovação de sucesso depende de relacionamentos internos e externos eficazes  Inovação de sucesso exige mecanismos que possibilitem que a mudança aconteça  Inovação de sucesso somente acontece dentro de um contexto organizacional apoiador

OBRIGADO! E BOM EVENTO