A Importância de Vivenciar a Infância Andréa Machado Camurça

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Transcrição da apresentação:

A Importância de Vivenciar a Infância Andréa Machado Camurça Kátia Cristina Fernandes Farias

CRIANÇA E DO ADOLESCÊNTE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTRA O TRABALHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCÊNTE (PETECA)

DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO O desenvolvimento integral do indivíduo inclui todas as dimensões do desenvolvimento humano: físico, cognitivo e sócio-afetivo. Desenvolvimento cognitivo – mudanças e estabilidade nas capacidades mentais - memória, aprendizagem, linguagem, julgamento moral e criatividade. Desenvolvimento sócio-afetivo – mudança e estabilidade nos relacionamentos sociais e na formação da personalidade. Desenvolvimento físico – capacidade de movimento amplo (correr, pular, subir, arremessar etc) e fino (pinça, escrita)

FATORES QUE PODEM INFLUENCIAR NO DESENVOLVIMENTO HUMANO Hereditariedade; Idade; Tempo; Lugar; Fatores socioeconômicos; Contexto familiar; Cultura.

O QUE É O BRINCAR? Um jogo ou um objeto para brincar, como uma peça de teatro ou um brinquedo; Realizar alguma coisa de forma divertida; Descrever alguém como uma “criança divertida”. Brincar é processo inerente a formação humana, que abrange uma variedade de comportamentos, motivações, oportunidades, práticas, habilidades e entendimentos.

Revivendo a infância

O brincar é vivenciado de forma diferente e específica em cada etapa de tempo de vida da pessoa. O brincar é essencial para desenvolver as capacidades física, cognitiva, afetiva e social do ser humano, e não devem ser vistas de forma dissociada. Cada período de vida é influenciado pelo que ocorreu na Infância e atinge as etapas seguintes: Adolescência, Idade adulta e Terceira idade.

Na infância o brincar possibilita a criança IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO Na infância o brincar possibilita a criança Explorar as propriedades básicas dos materiais e habilidades e conhecimentos de manipulação; Acionar na dimensão das emoções e das idéias pensamentos para resolução de problemas; Experimentar diferentes papéis, substituindo suas ações pelas características do papel assumido (pai, mãe, professor/a...).

IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO Na infância o brincar possibilita a criança Desenvolver o autoconceito, influenciando a auto-estima; Aumentar a independência, sua iniciativa e seu desenvolvimento quanto à identidade de gênero; Tornar-se mais imaginativo, mais complexo e mais social.

IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO A adolescência é a fase da vida do ser humano em que ocorre: Processo de maturação biológica (mudanças hormonais, maturidade sexual e capacidade de reprodução); Transformações psicológicas e sociais; Busca de identidade que encaminham o(a) adolescente na construção de sua subjetividade.

IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO É na puberdade, por exemplo, que podem ocorrer com maior freqüência alterações de humor e mudanças no comportamento do adolescente; As relações interpessoais entre os adolescentes são experimentadas de formas diferentes, bem como, as mudanças físicas específicas desta fase da vida.

CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DO PENSAMENTO IMATURO NA FASE DA ADOLESCÊNCIA Encontrar defeitos de figura de autoridade; Tendência a discutir; Indecisão; Autoconsciência; Suposição de singularidade; Invulnerabilidade.

IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO O brincar é essencial para o desenvolvimento pleno do ser humano, principalmente quando vivenciado na infância. Através das atividades lúdicas, a criança pode expressar simbolicamente o que foi reprimido, expor sentimentos de tensão, insegurança, frustração e agressividade, tornando–se adolescentes e adultos mais equilibrados, sociáveis e felizes.

IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO A família, a escola e todas as relações interpessoais que crianças e adolescentes participam na sociedade são importantes como modelo e como fonte de padrões explícitos de comportamento. É importante que os adultos estejam atentos e sejam sensíveis as possíveis mudanças da adolescência para ajudar os adolescentes a passar por essa fase de maneira positiva.

Será que toda criança vivência sua infância?

Muitas crianças são impossibilitadas de vivenciar o lúdico, de criar, experimentar o mundo que as cercam. São submetidas a duras condições de vida, sujeitadas ao trabalho, não têm acesso a escola ou possuem baixa escolaridade...

Constituição Federal de 1988 Art. 227 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (20 de Novembro de 1989 e ratificada por Portugal em 21 de Setembro de 1990) Art. 31 Os Estados participantes reconhecem à criança o direito ao repouso e ao tempo livre, o direito de participar em jogos e atividades recreativas próprias da sua idade e de participar livremente na vida cultural e artística. Respeitam e promovem o direito da criança de participar plenamente na vida cultural e artística e encorajam a organização, em seu benefício, de formas adequadas de tempos livres e de atividades recreativas, artísticas e culturais, em condições de igualdade.

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei 8.069/90 Em seus vários capítulos, garante os direitos à alimentação, educação, saúde, convivência familiar e comunitária, cultura, ao esporte e ao lazer, profissionalização e proteção no trabalho, entre outros.

INFÂNCIA ROUBADA E TRABALHO INFANTIL Quando crianças e adolescentes são submetidos ao trabalho, além ser usurpado o direito de vivência sua infância e adolescência, têm conseqüências negativas que podem afetar principalmente a saúde, o processo de escolarização e de formação de identidade. Os efeitos negativos no desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social são de difícil superação porque cada etapa de formação da infância e da adolescência tem um tempo certo para ser vivenciada.

INFÂNCIA ROUBADA E TRABALHO INFANTIL Introdução de crianças e adolescentes na vida adulta. Será que crianças e adolescentes estão preparados para exercer atividades da fase adulta? Construção de identidade; Precisam de orientações e cuidados; Não possuem maturidade física, cognitiva, emocional e social para desenvolver o trabalho, atividade atribuída à pessoa na fase adulta.

Na agricultura, pesca, indústria; Serviço doméstico; EM QUE LOCAIS ENCONTRAMOS CRIANÇAS E ADOLESCENTES SENDO EXPLORADA NO TRABALHO? Na agricultura, pesca, indústria; Serviço doméstico; Serviços coletivos, sociais, pessoais e outros.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES SUJEITOS AO TRABALHO PRECOCE Condições insalubres de trabalho; Excessiva carga física e psíquica; Abuso físico, psicológico e sexual; Cargas horárias exaustivas; Posturas inadequadas; Trabalho repetitivo; Acidentes...

DANOS À SAÚDE Contusões, fraturas, ferimentos, queimaduras; Ansiedade, alterações na vida familiar; Transtornos do sono; Lesão por Esforço Repetitivo (LER); Deformidades da coluna vertebral, traumatismos, tonturas e fobias...

COMO PODEMOS PENSAR O BRINCAR NOS CONTEXTOS EDUCACIONAIS?

Trabalhos escolares em sala de aula Como resgatar a infância das crianças e adolescentes? Como trabalhar o brincar de forma transversal nas diversas áreas do conhecimento? Como podemos resgatar os tipos de brincadeiras e brinquedos?

Brincadeiras e brinquedos Cantigas de roda; Brincadeiras populares: esconde-esconde, carimba, sete pecados, amarelinha, bola de gude, pega-pega, corda, elástico, joão a trepa entre outras. Brinquedos populares: pião, carrinho, boneca de pano, ioiô, pipa... Brincadeiras de faz-de-conta; Jogos de regras

“Jogos infantis” (1560) Pieter Brueghel

“Crianças brincando” (2007) Óleo sobre tela Julio Cesar Brigatto

Palhacinhos na gangorra (1957) Pintura a óleo /madeira Candido Portinari Meninos Soltando Pipas Cândido Portinari

"O menino de Brodowski" Cândido Portinari "Nossos brinquedos eram variados, conforme o mês, e também havia os para o dia e os para a noite. Para o dia eram: gude, pião, arco, avião, papagaio, diabolô, bilboquê, ioiô, botão, balão, malha e futebol. Para a noite: pique, barra-manteiga, pulando carniça etc. Tinha o cabelo branco e apelidavam-me de vovô. Gostava muito de ir na garupa de cavaleiros. Gostava de deitar-me na grama e olhar as estrelas, era um grande prazer. Havia também as histórias de Dona Iria, senhora portuguesa, mãe de muitos filhos e muito boa pessoa; à noite, sentados no chão ao seu redor, ficávamos atentos, ouvindo as histórias: Roberto do Diabo, Roldão, Carlos Magno, reis, príncipes e princesas. Que lindas eram as suas histórias e que bom era esse tempo. Começávamos a abrir os olhos para a vida e uma vida povoada de sonhos, cansaços, grandes medos. Durante o dia, contavam-se histórias de lobisomem, mula-sem-cabeça, saci-pererê e almas do outro mundo. À noite, quando estávamos deitados, qualquer barulho nos apavorava."

Criança Não Trabalha Arnaldo Antunes / Paulo Tatit Lápis, caderno, chiclete, peão Sol, bicicleta, skate, calção Esconderijo, avião, correria, Tambor, gritaria, jardim, confusão Bola, pelúcia, merenda, crayon Banho de rio, banho de mar, Pula sela, bombom Tanque de areia, gnomo, sereia, Pirata, baleia, manteiga no pão Giz, merthiolate, band aid, sabão Tênis, cadarço, almofada, colchão Quebra-cabeça, boneca, peteca, Botão. pega-pega, papel papelão Criança não trabalha Criança dá trabalho Criança não trabalha 1, 2 feijão com arroz 3, 4 feijão no prato 5, 6 tudo outra vez

OBRIGADA!