Administração 2°semestre - Aula 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A importância e o poder da informação.
Advertisements

GESTÃO DE SISTEMAS OPERACIONAIS I
Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistema de Informação Gerencial
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Porque Devemos nos Organizar por Processos?
Gestão Estratégica da Informação
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
CONCEITO COMPONENTES DE UM SISTEMA SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Centrado na arquitetura
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Introdução ao Processamento de Dados Carlos Recalde Zarate Junior
Prof. Everton Lopes Bonifácio
LOGÍSTICA Grupo 97..
Engenharia de Software
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Estrutura de Sistemas de Informação
FTAD Formação Técnica em Administração
Função Produtora.
Revisão 2 b.
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Wagner Soares de Lima
Gildo de Almeida Leonel
Montagem e Manutenção de Computador I
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Tecnologias da Informação e Comunicação
Empreendedorismo ________________________________________
Função da Administração:
O Desenvolvimento da Tecnologia de Suporte de Sistemas
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de informação para processos produtivos
REENGENHARIA.
Gabriel Bastos Machado
Iniciando na logística empresarial
Seminário Avançado - Eletiva A
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Conceitos básicos: dados, informação e conhecimento
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Disciplina: SIG Assunto: SIG Aula 1 Prof Ms Keilla Lopes
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
 Tecnologia está entrando em todas as áreas da gestão de pessoas:  encontrar o talento certo;  reter os melhores funcionários;  ajudar os seus funcionários.
Gestão do Conhecimento e da Informação
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
Sistema de Informação Trabalho elaborado por:Ana Martins 1.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Evolução Histórica Pré-História
DO PRODUTO AO CLIENTE.
INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. S OCIEDADE PÓS - INDUSTRIAL Valorização das características humanas; Querer Fazer (atitude, determinação, interesse);
Tecnologia da Informação
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos.
Transcrição da apresentação:

Administração 2°semestre - Aula 1 Introdução à Sistemas de Informação

O que é um sistema? "Um sistema é um conjunto de partes coordenadas para realizar um conjunto de finalidades". SISTEMA ENTRADAS SAÍDAS

Razões para existência de um sistema: Qual o objetivo do sistema? Ex:Uma Padaria - produzir pães e comercializá-los: Transformar insumos em um novo produto Satisfazer as necessidades dos clientes Tornar a relação custo x beneficio favorável para gerar lucro e crescimento da empresa Vender outros produtos

Etapas da execução de sistemas: ENTRADAS: São todos os elementos que o sistema deve receber para serem processados e convertidos em saídas ou produtos. SAÍDAS: São os resultados produzidos pelo sistema, em geral diretamente relacionados aos objetivos ou razões dos sistemas; quando não acontece, então o sistema não está cumprindo o seu fim. PROCESSOS INTERNOS: São as partes internas do sistema, utilizadas para converter as entradas em saídas. Os processos são as ações realizadas pelos componentes do sistema na transformação das entradas e saídas. FEEDBACK: É o retorno dado sobre as saídas produzidas pelo sistema sobre as entradas do mesmo. É a avaliação da qualidade do produto do sistema. A realimentação deve ser continua, para que se tenha certeza da evolução dirigida do sistema, garantindo seu desenvolvimento no sentido de adaptação as necessidades.

Exemplos: ENTRADAS SAÍDAS UNIVERSIDADE Vestibulandos, Professores, Administradores, Livros, Equipamentos Profissionais, Resultados de pesquisas, Consultorias Ensino, Pesquisa, Serviços

Exemplos: ENTRADAS SAÍDAS FABRICA DE BICICLETAS Armações, Componentes, Operários Bicicletas Solda, Montagem, Marketing

O que é um sistema de Informação? • O que são dados? Podemos compreender como "fatos conhecidos" que podem ser armazenados e que possuem um significado implícito. • O que são informações? Uma coleção de dados interrelacionados, representando informações úteis sobre um domínio específico.

Sistemas de Informação "Um sistema de informação é uma coleção de unidades funcionais que interagem entre si, trocando informações de acordo com regras pré-estabelecidas.” G. Richter

Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

Vantagens de um sistema de Informação: As partes trabalham juntas visando um objetivo em comum; O objetivo é um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações; Otimização do fluxo de informação permitindo maior agilidade e organização; Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; Maior integridade e veracidade da informação; Maior estabilidade; Maior segurança de acesso à informação;

Importante: Um Sistema de Informação não precisa ter essencialmente computadores envolvidos, basta ter várias partes trabalhando entre si para gerar informações. Ele pode ser tanto manual quanto baseado em TI, ou uma mescla dos dois. Atualmente um Sistema de Informação grande dificilmente sobrevive sem estar informatizado, o que por si só não elimina o fator humano no processo. É a interação dos componentes da TI com o componente humano que faz com que um Sistema de Informação tenha funcionalidade e utilidade para a organização.

A importância dos Sistemas de Informação nas Empresas Um dos grandes desafios dos Sistemas de Informação é assegurar a qualidade e agilidade da informação, imprescindível para as corporações e seus gestores.

Sistema de Informação nas Empresas: À escala das organizações, a informação é um fator decisivo na gestão; Quanto mais fiável, oportuna e exaustiva for essa informação, mais coesa será a empresa e maior será o seu potencial de resposta às solicitações da concorrência; Alcançar este objetivo depende, em grande parte, do reconhecimento da importância da informação e do aproveitamento das oportunidades oferecidas pela tecnologia para orientarem os problemas enraizados da informação. O acesso à informação e a capacidade de, a partir desta, extrair e aplicar conhecimentos são vitais para o aumento da capacidade concorrência e o desenvolvimento das atividades comerciais num mercado tão competitivo. As vantagens competitivas são agora obtidas através da utilização de redes de comunicação e sistemas informáticos que interrelacionam empresas, clientes e fornecedores.