GÊNEROS TEXTUAIS: reflexões & ensino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÒ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR Linguística Textual.
Advertisements

Orientações Curriculares para o Ensino Médio
ESTUDANDO RELATOS PESSOAIS DE EXPERIÊNCIA VIVIDA
Letramento: um tema em três gêneros
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
LEITURA Concepção de Leitura É histórica;
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
GÊNEROS DISCURSIVOS E ESFERAS DE ATIVIDADE HUMANA.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
Profa. Dra. Rosineide de Melo FAECO – Colegiado de Administração
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
LINGUAGEM TEXTO GÊNERO TIPOLOGIA
Caracterização dos ciclos
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Trabalhar com texto é trabalhar com gênero?
João Costa FCSH – Universidade Nova de Lisboa
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE
TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
Linguagem, alfabetização e letramento
CRÔNICAS.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-FTC PROFESSORA ESPECIALISTA: GILSÁRIA TEIXEIRA DISCIPLINA: LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE TEXTO SEMESTRE:
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
PSS 2008 PROVA DE REDAÇÃO.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Textualidade e textualização
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE
GÊNERO TEXTUAL PROCURAÇÃO: CONCEITO E FORMA
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
Contexto atual - Aumento de produções acadêmicas
A tradução como retextualização
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Escrita e intertextualidade
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Universidade Federal do Amapá
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
Ponto de partida Capítulo 3
MARCUSCHI, L. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, PROCESSOS DE RETEXTUALIZAÇÃO.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Objetivo Geral Refletir sobre questões relativas à leitura e compreensão do gênero textual charge.
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Escrita e Práticas Comunicativas
Projeto Novos Talentos Oficina 2
Flávia Guerra Pinto Coelho Völker
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Gêneros Textuais Toda atividade humana está relacionada ao uso da língua, que se efetiva por meio de enunciados orais e escritos. O Homem comunica-se por.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
ENSINAR a APRENDER a LER,
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
LINGUAGEM, PODER E DISCURSO EM TEMPOS DE REDE: COMUNIDADES DE PRÁTICAS LINGUÍSTICAS: DAS POSSIBILIDADES À NATUREZA VULNERÁVEL DOS ATOS ENUNCIATIVOS DIGITAIS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Gêneros textuais: definição e funcionalidade
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

GÊNEROS TEXTUAIS: reflexões & ensino Prof. Acir Mário Karwoski Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

A língua é um bem sócio-cultural e cumpre diversas funções.

TEXTO Evento comunicativo em que convergem ações lingüísticas, cognitivas e sociais.

ENUNCIADO ENUNCIAÇÃO DISCURSO CONTEXTO

GÊNEROS TEXTUAIS (ou gêneros discursivos) São os diferentes formatos que os textos assumem para ser pertinentes e funcionais.

ESTRUTURA COMPOSICIONAL DISCURSIVIDADE CONTEÚDO TEMÁTICO ESTRUTURA COMPOSICIONAL ESTILO

SUPORTES Servem para fixar, apresentar, mostrar um gênero. Podem ser CONVENCIONAIS ou ACIDENTAIS.

MESCLA DE GÊNEROS HIBRIDIZAÇÃO INTERTEXTUALIDADE INTERGÊNEROS

INTERGENERICIDADE Um gênero inserido em outro. Qual função cada um cumpre? Quais são os efeitos de sentido produzidos pelo leitor/ouvinte?

BAZERMAN, Charles. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006. Nós criamos os nossos textos a partir do oceano de textos anteriores que estão à nossa volta e do oceano de linguagem em que vivemos. E compreendemos os textos dos outros dentro desse mesmo oceano.

SÍNTESE Os gêneros são eventos sócio-comunicativos com alguma estabilidade. São entidades discursivas com propósitos bem estabelecidos. São entidades lingüísticas com uma estrutura regular. São entidades sócio-históricas maleáveis e inter-relacionadas. (MARCUSCHI, 2005)

IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA Não se ensina gêneros mas a operar com gêneros. Não se sabe ainda quem manda mais na constituição ou tipificação do gênero: se são os processos de textualização ou as questões sócio-comunicativas. Operações de identificação dos gêneros textuais como imprescindíveis para o processo de compreensão e construção de sentidos. Os desafios dos gêneros multimodais.

PROF. ACIR MARIO KARWOSKI Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) acirmario@yahoo.com.br