« Agricultura e desenvolvimento sustentável nas problemáticas das « Políticas Baseadas em Evidências » - 28 de agosto de 2008 -, M.J CARNEIRO, R. GUEDES-BRUNI,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Advertisements

Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica A Resignificação do Ensino Agrícola Rio do Sul - SC 11 e 12 de.
Para abrir as ciências sociais:
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
Pedagogia da pesquisa-ação
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Ensaiando um ensaio.
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
GESTÃO SOCIAL O QUE HÁ DE NOVO
Políticas Públicas.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
Educação Ambiental - GPEEA
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
Alfabetização Científica
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O município e o planejamento espacial de áreas rurais
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ARTIGO CIENTIFICO.
Ana Benavente © - Maputo 2006 Mudanças, visão i diálogo político.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Trabalhando com Grupos
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Teoria Geral de Sistemas
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Elaboração de Artigo Científico
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Inverno – Agosto de 2013.
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
A Mobilização da Informação no Processo de Decisão das Políticas Públicas para a Agricultura no Brasil Sérgio Pereira Leite CPDA/UFRRJ Rio de Janeiro –
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ Alternativas para recuperação de áreas degradas na Amazônia.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Amazônia Meridional Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Projetos Comunitários Lilian Kelian
PARA O TRABALHO/SEMINÁRIO. OBJETIVO Apresentar e refletir sobre uma ação, estratégia e/ou iniciativa de Gestão Ambiental e/ou de Prática Sustentável de.
TEMA E PROBLEMA.
Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Fundamentos da Administração Pública
DIREITO AMBIENTAL PROFA. CAMILA ILÁRIO.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

« Agricultura e desenvolvimento sustentável nas problemáticas das « Políticas Baseadas em Evidências » - 28 de agosto de , M.J CARNEIRO, R. GUEDES-BRUNI, C. LAURENT.

Pontos de Partida Um projeto nascido de discussões informais entre pesquisadores: Que trabalham sobre questões relacionadas à decisão política mas sobre temas diversos (preservação da biodiversidade, análise de políticas públicas, relação natureza e sociedade; evolução de sistemas produtivos...) De origem disciplinares distintas (economia, agronomia, ecologia, agronomia, sociologia, antropologia). Originários de três países: França, Brasil, Africa do Sul

Contexto Emergência de novas preocupações em torno da agricultura, novas contradições entre os objetivos da coesão econômica e social e os objetivos da proteção da biodiversidade; Recurso crescente a argumentos de ordem científica e técnica para as decisões que orientam a intervenção pública; Dificuldades de lidar com um campo de conhecimentos disponíveis cada vez mais vasto e complexo.

Contexto Recurso crescente a instrumentos de pesquisa sustentados em simulação e projeções estatísticas desvinculados de uma observação criteriosa da realidade e com fraca renovação da observações empíricas. Essa tendência não concerne apenas à agricultura. –Imprecisão dessas avaliações conduzem a um grande numero de ações apoiadas sobre conhecimentos pouco validados empiricamente; –Em conseqüência: a intervenção pública pode se apoiar sobre conhecimentos inadequados ou ultrapassados. Existência de reflexões sobre o tema referente ao conteúdo empírico dos conhecimentos mobilizados pela ação para a elaboração das políticas: –Sociologia da Ciência; Ciência Política, –Filosofia da Ciência que chamam a atenção para as abordagens da “Decisão baseada em evidências”.

OBJETIVOS Discutir a abordagem da EBP no contexto da relação entre ciência e política no âmbito do desenvolvimento sustentável; Questão de fundo: relação entre conhecimento e sociedade na elaboração de políticas públicas; Essa questão será observada em dois contextos: na prática política e na prática da ciência ( explicitação do como os cientistas e os políticos atuam ).

Pressupostos Se emancipar de uma visão caricatural da EBP –Não se trata de dizer que a ciência deva decidir a política, mas que … –para conceber a política deve ser possível utilizar, da maneira melhor possível, o conhecimento existente => dar alternativas aos tomadores de decisão Não se trata de fazer apologias à EBP, mas de Apresentar um estado da discussão e colocá-la em debate. É o que faremos aqui e, assim, nós agradecemos a presença de vocês.

O que será apresentado nesses 2 dias Esta manhã : – Para ultrapassar a visão caricatural, Catherine Laurent apresentará alguns princípios da EBP ; –Os desafios não são apenas acadêmicos, são práticos também como por ex. o caso das agências de extensão rural em vários contextos; ou o caso da EBP no setor da educação ( apresentados por Marc Kirsh ).

Esta tarde Diferentes facetas da relação entre ciência e política sobre a questão ambiental: 2 comunicações que se inscrevem na reflexão da EBP no campo da Ecologia ; 2 abordagens que não seguem a metodologia da EBP, mas que dialogam com a questão de fundo: a relação entre conhecimento e sociedade : – Mestrado Profissional em Ecologia; – Usos do saber tradicional nas políticas públicas.

6ª. Feira: manhã "Conectividade" entre Ciências e Políticas Públicas: preocupação dos pesquisadores? Questões sobre a prática dos pesquisadores que estão em relação com a prática política : –A emergência da abordagem EBP na agricultura em vários contextos; –A interface da ciência e política agrícola; –A interface entre ciência e política ambiental.

6ª. Feira: tarde “ Conectividade" entre Ciências e Políticas Públicas: preocupação dos decisores? Em que EBP pode contribuir para a avaliação de políticas agrícolas e ambientais; Apresentação de 3 estudos de caso: França; Africa do Sul e Brasil

Apresentação sucinta do Projeto Biosoc-EBP ( ) Quando a ação pública é confrontada com questões que acionam a contradição entre os objetivos da conservação da biodiversidade e os da sustentabilidade social, pergunta-se: –Sobre que tipo de conhecimento ela se apóia? –Quais as dificuldades encontradas para acessar esse conhecimento e avaliar a sua qualidade? –Como as dificuldades são enfrentadas? –As soluções encontradas modificam as formas de regulação econômica e política das novas contradições?

Estudos de caso 1.Na França: Medida da eco-condicionalidade; Natura 2000; Contrato Biodiversidade 2.Na África do Sul: Programa Work for Water 3.No Brasil: Lei da Mata Atlântica; Criação do Parque Estadual dos Três Picos; Criação da APA Macaé de Cima.

Três Eixos de Pesquisa EP 1: Dificuldades de acesso aos conhecimentos científicos pelos formuladores de medidas públicas selecionadas; EP 2: Levantamento dos conhecimentos disponívies e contrastados com os conhecimentos efetivamente mobilisados; EP 3: Consequências nas regulações economica e política das contradições entre coesão (social e econômica)/meio ambiente;

France : INRA [SAD-APT, SAE2], AgroParisTech, ENESAD [CESAER], CNRS [ESE, Eco bio, MATISSE], Universités [Paris 1, Paris 5, Paris Orsay], Collège de France Africa do Sul : Universidade de Western Cape, ARC Brasil : Universidade Federal Rurale de Rio de Janeiro, Jardim Botânico Rio de Janeiro. Equipes do Projeto