Planeamento da Produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“MRP ( planejamento das necessidades de materiais)”.
Advertisements

Capítulo 10 Sistemas híbridos com o MRP II/ ERP.
Planejamento de capacidade
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
PS3: Sistema para apoio à gestão de produção de PME
CCAH - 30 de Julho de 2009 NOVO REGIME CONTRATOS DE CRÉDITO A CONSUMIDORES.
IRX Informatização de Revenda Têxtil
Gestão de stock Paulo Martins.
1. Análise do Problema 2. Definição de dados
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
Planejamento da Necessidade de Materiais
Material Resources Planning
Planejamento-Mestre da Produção
CAPÍTULO 12 Problemas Especiais da Produção por Ordem: Custeio de Ordens e de Encomendas Anna Paula Andreatta Denise Pigosso Maurício Badia Paulo Ricardo.
Reunião do Programa de Iniciação Científica
MRP / MRP II MRP = Material Requirement Planning (planejamento das necessidades de materiais) Surgiu da necessidade de se planejar o atendimento da demanda.
ADMINISTRAÇÃO DOS ESTOQUES
MPS - Planejamento mestre da produção
Treinamento Industrial
Balanceamento de Linhas
Administração de Recursos Materiais
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Apresenta.
Planejamento e Controle da produção
Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoques
Jogo Programação da Produção
Lógica do Sequenciamento das Operações
Escola Secundária de Paços de Ferreira
Planejamento da Produção / MPS Exercícios
PLANO DE QUALIDADE PARA A EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE TIJOLO
Tramitação Processual
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
MANUAL DO FORNECEDOR COMDATA. ANEXO 2 INTRODUÇÃO Este manual visa informar aos Fornecedores e Clientes da COMDATA, dados relevantes e fundamentais para.
A Esportes Radicais S/A produz para-quedas e asas-deltas em duas linhas de montagem. A primeira linha de montagem tem 100 horas semanais disponíveis para.
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
Planejamento de vendas e operações s&op (sales and operations planning) Capítulo 5.
Demandas dependentes e independentes
CUSTOS DA MANUTENÇÃO FINALIDADE: Estabelecer o orçamento da secção;
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
TELAS DE ESQUEMAS DE AULA
PCP Flávio Botana.
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
UNISUZ – FACULDADE UNIDA DE SUZANO
GESTÃO LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC ANÁLISE CRÍTICA DOS PEDIDOS, PROPOSTAS E CONTRATOS.
UNIDADE 2.3 GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO
CUSTOS DA MANUTENÇÃO FINALIDADE: Estabelecer o orçamento da secção;
Alunos do grupo 19 Z Arthur Ilo Silvana Wesley.
Gestão de Projetos Aula 01.
MATERIAL REQUIREMENT PLANNING - MRP
Prazos e Planos.
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Administração de Materiais
Funcionalidades do Gerenciamento da Manutenção
Programação da Produção
1 n O que é? n Programa mestre de produção n Plano de materias n Processo de Cálculo do MRP n Programação de ordens Capítulo 14:MRP.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira GESTÃO LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS.
GERENCIANDO A FÁBRICA COM A TECNOLOGIA MRP
GESTÃO DO TEMPO !!! Prof. Henrique Pinese - UFU.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.
MRP - Planejamento de necessidades de materiais
Sistemas de Planejamento de Produção
Administração de operações
PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE
Transcrição da apresentação:

Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades O plano de necessidades de materiais conduz à identificação de um conjunto de ordens propostas quer para artigos fabricados quer para artigos de compra de forma a satisfazer o Plano Director de Produção. A geração dessas ordens foi realizada com base nos prazos de fabrico ou de encomenda e ignorou por completo quaisquer constrangimentos de capacidade do sistema produtivo. Em última análise as ordens foram geradas para um sistema produtivo de capacidade infinita. Contudo, o MRP pode ser utilizado também para proceder ao planeamento das necessidades de capacidade.

Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades O plano de necessidades de materiais conduz à identificação de um conjunto de ordens propostas quer para artigos fabricados quer para artigos de compra de forma a satisfazer o Plano Director de Produção. Se as ordens propostas e firmes forem explodidas de acordo com as suas gamas de fabrico específicas, pode ser gerado um perfil detalhado das cargas induzidas em cada centro de trabalho pelas ordens de produção necessárias para cumprir o PDP. Esse perfil de cargas, ao ser comparado com as capacidades disponíveis, permite a identificação das sobre e das sub-cargas.

Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades Considere-se mais uma vez o exemplo do produto final “Banco A”. Suponha-se que os artigos de nível 1 estão todos disponíveis e analise-se apenas a montagem do produto final. Artigo: Banco A Ordens de produção propostas 200 unidades na semana 2 200 unidades na semana 3 200 unidades na semana 4 200 unidades na semana 5 200 unidades na semana 6 200 unidades na semana 7 A montagem de um “Banco A” requer a montagem das “Pernas A” ao “Assento” e a inserção das “Borrachas”, realizadas no centro de trabalho CT01 e a inspecção visual e a protecção para transporte, realizadas no centro de trabalho CT11. Ordens de produção propostas do “Banco A”

Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades A gama de fabrico associada à montagem do “Banco A” possui informação fundamental para o cálculo da carga induzida nos dois centros de trabalho, nomeadamente: tempo de set-up tempo unitário de processamento A carga induzida em cada centro de trabalho por uma ordem de proposta de 200 unidades pode então ser Determinada. Artigo: Banco A Gama de Fabrico Operação nº 10 Descrição: Montagem Centro de Trabalho: CT01 Tempo de set-up: 20 min Tempo de processamento: 8 min/unid Operação nº 20 Descrição: Inspecção e Acondicionamento Centro de Trabalho: CT11 Tempo de processamento: 5 min/unid tempo de set-up, isto é, o tempo de preparação de cada centro de trabalho para executar as operações em questão

Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades A carga total no centro de trabalho será a soma de todas as cargas originadas por todas as ordens de produção no período considerado. Para determinar o período em que a carga é induzida é necessário referenciar esse período em relação ao início ou ao fim da ordem proposta. No exemplo que tem vindo a ser analisado considere-se que as cargas são induzidas na semana de início da ordem de produção e que também o artigo “Banco B” induz carga nos centros de trabalho CT01 e CT11.

Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades Neste contexto apresentamos as ordens de fabrico previstas no horizonte de planeamento no centro de trabalho CT01. Centro de trabalho CT01 - Capacidade: 40 horas/semana Ordem de Produção Artigo Semana Carga (horas) OP227 Banco A 2 (sem. de início da OP) 27 OP245 3 (sem. de início da OP) OP257 4 (sem. de início da OP) OP266 5 (sem. de início da OP) OP268 6 (sem. de início da OP) OP278 7 (sem. de início da OP) OP249 Banco B 17 OP267 Ordens de fabrico planeadas no centro de trabalho CT01

Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades O gráfico evidencia o perfil de carga associado no centro de trabalho CT01 Repare-se que, quando o prazo de execução de uma ordem de proposta é superior a uma semana, a carga pode ser induzida em semanas distintas nos diferentes centros de trabalho (embora sempre no intervalo entre o início e o fim da ordem proposta). A análise do perfil de cargas planeado permite identificar dois pontos de sobre-carga, que requerem a tomada de acções no sentido de os eliminar.

Planeamento da Produção Ordens de Produção e Planeamento de Capacidades Eliminar uma sobre-carga: - aumentar a capacidade - horas extraordinárias ou transferência de recursos (pessoal e equipamentos) de outras secções do sistema produtivo. - reduzir a carga - atrasar ou o antecipar do lançamento de ordens de fabrico, alteração das gamas de fabrico de forma a envolver centros de trabalho alternativos ou subcontratação de parte do trabalho envolvido e tem como objectivo a uniformização do perfil de cargas. Em última análise está em causa a transferência do trabalho de uma semana correspondente a uma sobre-carga para uma semana de sub-carga. Convém contudo referir que o atraso do lançamento da ordem de fabrico implica a não satisfação do PDP e, muitas vezes, pode significar o não cumprimento de entregas já comprometidas com clientes. Por outro lado, a antecipação da ordem de produção implica que os artigos envolvidos na montagem final estejam também eles disponíveis mais cedo. Se tal não for possível a antecipação da montagem final é de todo inviabilizada.

Planeamento da Produção

Planeamento da Produção