PROJETOS 1º SEMESTRE - 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
Advertisements

Fundamentos da Didáctica da Matemática
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Núcleo de Tecnologia Educacional - SANTAREM Contribuir para a formação de cidadãos críticos e criativos utilizando as tecnologias como recurso no proceso.
Curso de novas tecnologias na escola
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Vídeo Educar – Rubem Alves
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Jornada Universitária da Saúde
PROJETOS 2º SEMESTRE
FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica
Construindo uma identidade profissional
O desafio de ensinar matemática
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
Projetos e Currículo.
CASE: Registro e Difusão de Boas Práticas APRESENTADOR: Ana Lúcia Véo Mendes APRESENTAÇÃO: E.E. Pandiá Calógeras.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Autor: Pricila Arrojo da Silva
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
INICIAÇÃO À PESQUISA ORIENTAÇÕES GERAIS.
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
Ginástica Geral.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Aprendizagens em Arte Coordenadora
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
A Importância das tecnologias no mundo
Dr. Jorge H. Guimarães CRM-SP
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Desenvolvendo Objetos de Aprendizagem Responsáveis pela Formação: Gislaine Barreto Glaeser – Multiplicadora do CEPIC Jorge da Silva Brandão – Multiplicador.
Laboratório de Comunicação Institucional
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Arte & Ciência no Parque Realização: Instituto de Física da USP Coordenação: Mikiya Muramatsu.
Grupo de Trabalho: Maria de Fátima Gonçalves Pedro Silva Pierre Maibwe Sociedade Pós-capitalista Drucker, Peter (2003) Lisboa: Actual Editora Curso de.
A música em grupo como fator de motivação para a educação musical junto de jovens entre os 10 e os 15 anos.
A importância da informática na Educação para o séc. XXI
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
Psicologia da Educação
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
vídeo
TRABALHANDO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM REDES SOCIAIS EMEF VILA SÃO JORGE PORTÃO.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Utilizar o teatro como meio de ação social e ensino da sociologia na Escola Estadual Anísio Teixeira foi um desafio. Até então para.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

PROJETOS 1º SEMESTRE - 2009

CRITÉRIOS DE ATRIBUIÇÃO A atribuição do Projeto será feita a partir da escolha dos alunos e de sorteio, no caso de não haver vagas no projeto escolhido. No 2º semestre, as escolhas serão feitas na ordem de classificação que dependem do rendimento acadêmico do aluno no 1º semestre.

PROJETOS 1º semestre 2009 Teatro e Música Biotecnologia Saúde, sexualidade e cia. Learning, teaching, caring and sharing Raciocínio? Lógico! Gastronomia, nutrição e sociedade

Teatro e Música Prof. Fábio Nogueira de Matos Martins Prof. Ana Maria Premero O curso pretende proporcionar uma breve experiência na prática da interação entre a linguagem teatral e a linguagem musical. Trabalharemos com um repertório musical e teatral que nos proporcionará a possibilidade da construção de uma posição crítica diante o mundo contemporâneo, almejando uma apresentação final que utilize os recursos do teatro e da música.

Learning, teaching, caring and sharing Teacher Eliane Cristine Giordano This is a caring-sharing experience project which will enable all the ones involved in this learning-teaching process the opportunity of sharing experiences and caring about each other. We will learn how to teach youngers the first steps of a foreign language and culture based on the necessities of the group.

Biotecnologia Parceria com o Instituto Butantan – USP Profª Catia Pucci Parceria com o Instituto Butantan – USP Há quem acredite que a biotecnologia possa melhorar a qualidade de vida das pessoas de várias maneiras, tanto hoje como no futuro. Porém, não há um consenso sobre os malefícios e benefícios que essa manipulação possa trazer para a natureza e para a própria humanidade. Assim, este projeto pretende, através de experimentos, leituras, discussões, pesquisas, etc, compreender melhor os prós e contras desta tecnologia, para que cada um forme sua própria opinião, vivenciando um pouco a rotina dos cientistas.

Gastronomia, nutrição e sociedade . Prof. Carlos Henrique Ribeiro Moussalli (Cazé) O projeto tem dois enfoques principais: Desenvolver nos alunos o interesse e o prazer em conhecer os alimentos e manipulá-los; Aplicar os conhecimentos em um projeto social, integrando os alunos do projeto com a comunidade do “Cervantes Solidário”. Dessa forma, o aluno aprenderá sobre alimentos e formas de baixar o custo de refeições nutritivas e passará essas informações à comunidade

Saúde, sexualidade e cia. Profª Célia de Lourdes Amaral de Almeida O objetivo do projeto é constituir uma rede de adolescentes multiplicadores, capacitados na construção do conhecimento e implementadores de ações em relação à saúde e à sexualidade, no âmbito da escola e da comunidade (ou seja, que possam, sob supervisão e formação continuadas, coordenarem campanhas, oficinas e palestras junto a outros grupos de jovens).

Raciocínio? Lógico! Prof. Miguel Luis Folchetti Filho O objetivo do projeto é estimular e desenvolver a competência do Raciocínio Lógico através de propostas de situações- problema e elaboração de Jogos Matemáticos. “Uma grande descoberta resolve um grande problema, mas há sempre uma pitada de descoberta na resolução de qualquer problema. O problema pode ser modesto, mas se ele desafiar a curiosidade e puser em jogo as faculdades investidas, quem o resolver por seus próprios meios, experimentará a tensão e gozará o triunfo da descoberta. Experiências tais, numa idade susceptível, poderão gerar o gosto pelo trabalho mental e deixar, por toda a vida, a sua marca na mente e no caráter.” (Poyla, G. 1995)