Uma possível “arrumação” para a panóplia de software educativo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Advertisements

AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Plataformas, vantagens e desvantagens do eL
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Plano formação a distância 2004 Propostas apresentadas pelo CFAEs.
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
I Seminário ABED de Educação a Distância
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
e-Learning Perspectivas e Tendências
Didáctica da Educação Física
Tensões em ciência: ciência, sociedade, educação, divulgação e cultura
Universidade de Aveiro
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Inteligência Artificial e Educação Introdução. Qual o papel de IA na Educação? n Preocupações de IA: u Conseguir com que máquinas: F leiam F raciocinem.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Educação e Práticas Pedagógicas
O uso dos softwares nas escolas
Clube dos Poetas Mortos Clube dos Poetas Mortos
Janeiro, Ademar Cruz Acção de formação: Acção de formação: Novas tecnologias de informação aplicadas à formação O enquadramento da Internet na formação.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Departamento do Ensino Secundário
Modelos de Universidade Ênfase em Pesquisa Ênfase em Extensão Gestão Individual Acadêmico Clássico (1) Liberal Integrado (2) Gestão Institucional Institucional.
Generalidades sobre e-learning
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Website com animações, simulações e laboratórios virtuais
Software Educativo Discente: Neuton Gomes da Silva Professora:
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
A S TECNOLOGIAS FAZEM A DIFERENÇA ? As Tecnologias e a Aprendizagem 1.
A sociedade que se pretende construir, dotada de “literacia tecnológica”, exige uma aplicação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Análise de uma ferramenta ou recurso
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Deise Kramer Lima Fernandes
DISCIPLINA : INFORMÁTICA EQUIPE : ANDRESSA MARIA, BRENDA SUELLEN E LUÍSA GABRIELA. Escola : São Matheus Professora : Claúdia Coutinho.
SOFTWARE EDUCACIONAL Josiane Brietzke Sandro T. M. de Souza Carlos Antunes Regerson Pinheiro Victor Hugo Freitag.
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Curso de Capacitação em Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
JORNADAS DE ABERTURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 2008 Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação com o Magalhães – Centro.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Softwares Educacionais – Cód
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
Este Espaço na Web é um portal da Fundação Calouste Gulbenkian, que pretende ser um espaço de referência para os professores de ciência, onde estes, de.
SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Learning Design, uma especificação mais abrangente para Objetos de Aprendizagem Renato Luís de Souza Dutra Liane Tarouco Mary Lucia Pedroso Konrath.
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Laboratório de Gestão Luís Moretto Neto Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Estratégias de ensino e avaliação em contexto on-line aplicado à Alimentação Humana: Contributos para os princípios de Bolonha Isabel M.P.L.V.O. Ferreira,
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Transcrição da apresentação:

Uma possível “arrumação” para a panóplia de software educativo João Carlos Paiva Estes diapositivos estão acessíveis em: http://www.jcpaiva.net/?d=rosto/utilidades/apres Informação complementar em www.jcpaiva.net

Ferramentas digitais para o ensino actuais possuem “de tudo um pouco”, não tendo grande sentido classificações rígidas Classificação subjectiva e difícil Classicamente, alargando o termo “software educativo” a aplicações TIC na educação, temos:

a)  Testes b)  Recursos educativos de gestão de materiais e de formação c)  Programas tutoriais d)  Simulações computacionais e)  Jogos instrutivos didácticos f)   Kits para aquisição e tratamento de dados de laboratório g) Realidade virtual e estereoscopia h) Programação / modelação

Mas tendedemos a ter ferramentas com «de tudo um pouco»… Classificação pode até ser estéril… O e-learnming e a web 2.0 acabam por dar um sentido mais construtivista e necessariamente menos rígido à taxonomia das ferramentas digitais…

O caso particular das simulações Interesse específico para a área das ciências, no ensino e não só... São coerentes com o próprio processo científico (representação da realidade) Podem ser disponibilizadas off line mas melhor se forem on line (preferencia)

O caso particular das simulações

Outra abordagem de classificação para elementos multimédia: BASEADOS NA METÁFORA TRANSMISSIVA BASEADOS NA CENTRAGEM NO APRENDIZ BASEADOS NA METÁFORA PARTICIPATIVA

EXERCITADORES (“DRILL AND PRACTICE”) BASEADOS NO COMPORTAMENTALISMO PRIMEIRA GERAÇÃO COM RESPOSTAS PRÉ-PROGRAMADAS PRESSUPÕE ADMINISTRAÇÃO DE REFORÇOS ESTRATÉGIA DE PERGUNTAS TÉCNICA DE JOGOS USADOS FORA DO CONTEXTO DA AULA, EM ENSINO REMEDIAL, ANTES OU DEPOIS DO ENSINO NORMAL Ainda muito usados... Não é a aplicação óptima Mas não é desprezável.

TUTORIAIS (Ainda muito usados...) BASEADOS NO COGNITIVISMO POSITIVISTA (MODELOS DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO) PERSONALIZAÇÃO RECENTE POR TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (SISTEMAS TUTORIAIS INTELIGENTES) PRESSUPÕE APRESENTAÇÃO DE OBJECTIVOS ESPECIFICAÇÃO DE PRÉ-REQUISITOS AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE USADOS PARA SUBSTITUIR O PROFESSOR COMO “STAND ALONE” OU “ON LINE”. MUITO GENERALIZADOS NO e-learning Exemplo: Tutoriais sobre o Office...

Centrados no aprendiz BASEADOS NO CONSTRUTIVISMO PESSOAL FOCAGEM NOS PROCESSOS COGNITIVOS DO APRENDIZ NECESSIDADE DE IMERSÃO NO TÓPICO NECESSIDADE DE MOTIVAÇÃO PARA PROCURAR INFORMAÇÃO E APTIDÕES E RESOLVER PROBLEMAS VISÃO DA APRENDIZAGEM COMO EXPLORAÇÃO ACTIVA E CONSTRUÇÃO PESSOAL – PRÓ-ACTIVIDADE APLICAÇÃO AO DOMÍNIO EDUCACIONAL DA DISCIPLINA DE HCI (HUMAN COMPUTER INTERACTION) UTILIZAÇÃO DO CONCEITO DE MICRO-MUNDO (VINDO DA IA). EM EDUCAÇÃO: AMBIENTE PROPÍCIO À APRENDIZAGEM

Metáfora Participativa BASEADOS NO CONSTRUTIVISMO SOCIAL (NATUREZA SOCIAL DA COGNIÇÃO) INDISSOCIABILIDADE DO USO DOS COMPUTADORES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DA ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA E DA ESCOLA ÊNFASE ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUOS ESTUDO DAS FERAMENTAS DE MEDIAÇÃO ESTUDO DO GRUPO SOCIAL BASES TEÓRICAS TEORIA DA ACTIVIDADE (ACTIVITY THEORY) MODELOS DE ACÇÃO SITUADA (SITUATION ACTION MODELS) COGNIÇÃO DISTRIBUÍDA (DISTRIBUTED COGNITION)