Marketing Mix – A distribuição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa: 1. Enquadramento 2. Bases fundamentais
Advertisements

Carreiras Profissionais em Marketing
GEDM, ESTAL, 07/01/2005 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 10, 07/01/2005 > Introdução ao Marketing [2/2]:
Gerenciando o marketing
Docente: Cláudia Seabra.
Conceitos fundamentais: 2. INOVAÇÃO
Fontes de valor da marca
Marketing - O que é? “O Marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os.
Segmentação Micro-segmentação
FUNDAMENTOS DE MARKETING
O Estudo da Comunicação
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
MERCADO CATARINA E FABIANY
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
A Redken é uma marca que foi comprada pela multinacional de beleza L’Oréal em 1993, mundialmente conhecida, a marca é sinônimo de moda, ciência e inspiração.
Planejamento de Comunicação
Comunicação Integrada de MKT
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Segmentação de Mercado
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Gestão de Segurança em Comércio Eletrônico
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Distribuição.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
As Vendas e as Prestações de Serviços
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
O CONSUMIDOR MODERNO ELE ESTÁ NO COMANDO!!! SABE DISSO!!! USA ISSO!!!
Aplicações Contemporâneas da Pesquisa de Marketing
Bershka.
OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Nos media ou Above the Line Fora dos media ou Below the line
Desenvolvimento Publicitário
O QUE É UMA MARCA ?.
A publicidade face às restantes variáveis do Mix da Comunicação
Mix de Marketing O Produto
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Efficient Consumer Response. Introdução Interacção da empresa como meio que a rodeia Criação de relações entre clientes, fornecedores, concorrentes, organismos.
DEFINIÇÕES DE MARKETING AMBIENTE DE MARKETING: MACROAMBIENTE E
Brand Equity.
CAPÍTULO 12 Educando o Cliente e Promovendo os Serviços.
Fixar características de cada um produtos
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Administração de Marketing
Capítulo 2 Planejamento da comunicação integrada de marketing
Comunicação.
TRADE MARKETING Uma arma ao serviço das vendas Dinâmica: Os participantes irão desempenhar o papel de um Director Comercial e desenvolver um plano de Trade.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
Módulo XI – Os Canais de Distribuição dos Produtos
PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DE Branding
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Modelo do planeamento IMC
O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível.
Social spending: Managing the social media mix, Bruce D. Weinberg, Ekin Pehlivan Redes Sociais Online | Carolina Castaño Mestrado Comunicação, Cultura.
Comunicação.
Estratégias de Comunicação
Introdução à Administração
UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I PROFESSOR MSC. ROGÉRIO TOBIAS ADM.
MARKETING DE SERVIÇOS.
CANAIS DE MARKETING 2 Facilitadora Rejane.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
1. A função da comunicação de marketing
Transcrição da apresentação:

Marketing Mix – A distribuição Distribuição - engloba o “caminho” percorrido pelo produto desde o produtor ao consumidor. Níveis de distribuição - têm em conta o número de intermediários. Funções do distribuidor Recolha de informação sobre o consumidor; Meio de comunicação do produto; Transporte do produto (e riscos associados); Facilitam o pagamento dos consumidores.

Marketing Mix – A comunicação Emissor Codificação Mensagem Descodificação Receptor Ruídos Resposta Feedback Fonte: Kotler (2000)

Marketing Mix – A comunicação Mix de Comunicação Imprensa Televisão Rádio Cinema Outdoors Above the Line (nos media) Relações Públicas Marketing Directo Promoções Força de Vendas Merchandising (...) Below the Line (fora dos media)

Marketing Mix – A comunicação Como desenvolver uma comunicação eficaz? 1) Definir o público-alvo; 2) Estabelecer os objectivos; 3) Definir a mensagem; 4) Seleccionar o canal de comunicação; 5) Acordar o orçamento.

Marketing Mix – A comunicação Publicidade - Forma de comunicação não pessoal que a troco de um pagamento promove os produtos de uma organização. Marketing Directo - Forma de comunicação personalizada e interactiva (ex: telemarketing, resposta por telefone, correio, internet...). Promoções - Conjunto de técnicas que têm por objectivo aumentar de forma rápida as vendas. Têm uma natureza temporária. Força de Vendas - Constituída por aquelas pessoas que têm como missão vender/fazer vender os produtos da organização via contacto directo com os clientes. Merchandising - Conjunto de técnicas que procuram aumentar a lucratividade do local da venda.

O conceito de valor da marca “Um nome, um termo, um sinal, um desenho, ou uma combinação destes elementos, com vista a identificar os produtos e serviços de um vendedor, ou de um grupo de vendedores, e a diferenciá-los da concorrência ” (American Marketing Association, 1960).

O conceito de valor da marca Diferentes definições de valor da marca (brand equity) “A marca confere valor ao produto, valor este que vai para além da sua função. A marca pode, assim, ser portadora de valor acrescentado para a empresa, para o comércio e para o consumidor” (Farquhar, 1989); “Conjunto de activos e passivos ligados a uma marca que permitem aumentar o valor dos produtos oferecidos, quer para a empresa quer para o consumidor” (Aaker, 1991); “Cash flow adicional derivado dos produtos com marca relativamente aos produtos sem marca” (Simon e Sullivan, 1993); “Efeito diferencial que o conhecimento da marca tem sobre a resposta do consumidor ao marketing dessa marca” (Keller, 1998).

O conceito de valor da marca A marca dá ao consumidor “não só o serviço base próprio da categoria do produto, mas também um conjunto de serviços suplementares, necessários ou acrescidos, que constituem os elementos distintivos entre marcas e que podem influenciar as preferências dos consumidores” (Lambin, 1989). Serviço base - Utilidade funcional característica da categoria do produto. Tem visto diminuir o seu papel enquanto determinante da escolha do consumidor;

O conceito de valor da marca Serviços suplementares - Assumem uma importância crescente como influenciadores das decisões do consumidor, pois podem variar muito de marca para marca. Podem ser necessários e adicionais. Os primeiros geralmente acompanham o serviço base (embalagem, modalidade de pagamento, serviço pós-venda...). Os segundos são um elemento distintivo relevante da marca, traduzindo-se em utilidades não directamente ligadas ao serviço base, que podem possuir uma natureza muito diferente no que respeita, entre outros, a aspectos funcionais, estéticos e sociais.

Fontes de valor da marca Valor da marca - resposta diferencial do consumidor à marca (Keller, 1998) O que potencia este valor? Identity mix Marketing mix Notoriedade Associações Valor da Marca Emissão Recepção Mas porquê considerar as fontes de valor do lado da recepção?

Fontes de valor da marca Notoriedade Conceito Reconhecimento / Evocação Diferente de atitude Porquê fonte de valor Fundamental para comunicar Consideração na decisão de compra Familiaridade (compras de baixo envolvimento) Poder negocial junto dos distribuidores / fornecedores Extensões de marca