JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão

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Transcrição da apresentação:

JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão. Graduado em Pedagogia NEUZALINA FURTADO CARDOSO Professora, trabalha na gestão escolar da EMEF. Eduarda Goudinho Graduada em Pedagogia

Tema: Gestão Democrática como Proposta de Reorganização da Escola Pública: retratando elementos da EMEF Prof° João Moraes Bittencourt, Município de Cametá. Objetivos: Investigar como ocorre o processo de Gestão Escolar na E.M.E.F. Prof° João Moraes Bittencourt; Investigar que condicionantes impedem a implementação desse modelo de gestão caso a mesma não esteja se concretizando; Identificar que tipos de relações são travadas no ambiente escolar e que canais caracterizam a Gestão Democrática; Analisar a participação da comunidade nas decisões administrativas da escola, investigando se há relação ou não entre a prática administrativa do diretor e as propostas dessa comunidade.

Justificativa: O novo perfil do administrador na atual conjuntura; Por ser algo “novo”, e contra o novo sempre há resistência; Pelo fato de a gestão escolar democrática ser um desfio para aqueles que a adotam; Por compreendermos a gestão democrática como de suma importância para o desenvolvimento dos sujeitos envolvidos no processo, em especial aqui a figura do dirigente escolar.

Problemática Frente ao desafio de uma educação mais democrática e de qualidade no contexto das políticas públicas voltadas para esse fim: Como ocorre o processo de implementação de gestação democrática? Qual o sentido de descentralização para a comunidade escolar? Que relações vem sendo travadas no ambiente escolar público e que ações criadas no contexto da escola caracterizam uma gestão democrática ou autocrática? Como os dirigentes escolares têm experienciado a participação da comunidade?

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Administração no contexto das políticas públicas implementadas no Brasil, a partir da década de 30. Bases políticas do modelo capitalista Políticas concebidas durante a ditadura militar As inovações educacionais a partir da década de 80

Nova LDB e as propostas educacionais no contexto neoliberal A) Agestão da lei e a conjuntura nacional no Brasil: pressupostos básicos; B) Pilares de sustenção da gestação democráticas: Participação Descentralização

A gestão na EMEF Prof° João Moraes Bittencourt: superando o discurso da descentralização A) As atuais políticas educacionais no campo da gestão; B) Experiencias inovadoras de gestão escolar; C) Gestão na EMEF Prof° João Moraes Bittencourt: exercício de participação ou imposição de decisões

METODOLOGIA DA PESQUISA Levantamento bibliográfico – autores que tratam da temática Gestão Democrática do Ensino Público Utilizou-se a abordagem qualitativa – envolve a obtenção de dados descritivos obtidos no contato direto do pesquisador com a situação pesquisada (André e Lüdke, citando Bogdan e Biklen, (1986). Pesquisa de Campo - estudo de caso – retratando uma unidade em ação delimitando o objeto de estudo Utilizou-se dados descritivos e plano aberto e flexível focalizando a realidade de forma complexa e contextualizada Coleta de dados – utilizou-se a entrevista e observação. Entrevista do tipo semi-estruturada, com perguntas elaboradas, que não restringiu o âmbito da entrevista.

Roteiro de pesquisa Gestor 1 – Qual a sua visão em relação à escolha ou sseleção dos gestores em nosso município? O que você acha do processo de eleições diretas, uma vez que já experienciou na sua carreira profissional? 2 – Qual a sua opinião com relação a gestão participativa no ambiente escolar e quais as dificuldades que você vivencia ou vivenciou nesta escola sob sua gestão? 3 – Como se constituem os mecanismos de gestão democrática nesta escola (Projeto Político Pedagógico, Conselho Escolar e outros) e de que forma estes estão contribuindo para a melhoria do funcionamento e do processo ensino-aprendizagem? 4 – De que forma a autonomia nas escolas públicas contribuiu para o processo educacional, levando em consideração os atores da escola? 5 – Qual a sua relação com a comunidade escolar, professores, funcionários, pais e alunos e como estes contribuem na administração da escola? E como são tomadas as decisões referentes a esta instituição? 6 – Comente sobre o processo de municipalização do ensino em Cametá e, consequentemente na escola da qual você é gestor (questão salarial, profissional, estrutura e organização)?

Considerações finais É impossível concluir , haja vista que a implantação da Gestão Democrática é um processo lento e que só se efetiva verdadeiramente após anos de uma Gestão Popular, o que pode-se afirmar, à priori, é que esse processo já iniciou na EMEF Prof° João Moraes Bittrncourt, pois percebe-se no interior dessa escola pública que, apesar dos reflexos neoliberais terem afetado suas estruturas, como a municipalização, no entanto ela tem buscado se reorganizar, principalmente no que diz respeito à maneira como tem se estruturado em termos de distribuição de poder e da autoridade em seu interior. Contudo, considerando o tempo que disponível para a pesquisa de campo, pode-se afirmar que há uma efetivação da autonomia, mas constatou-se que já se trabalha na perspectiva de uma gestão democrática e participativa.

Funcionários e pais 1 – Como você analisa o trabalho desenvolvido pelo diretor da escola Profº João Moraes Bittencourt 2 – Na sua opinião esta escola tem aberto espaços democráticos para que a participação seja efetivada? 3 – Que eventuais problemas você observa nesta escola? E como eles são superados? 4 – Como você participa nas tomadas de decisões que propostas pela direção da escola? 5 – Como você analisa a transição do trabalho do gestor anterior para o atual? 6 – Por que você matriculou seu/sua filho(a), nesta escola? 7 – O que você acha da realização da proposta de eleição direta para diretores escolares?

Professores 1 – Como você analisa a atuação do gestor da escola Prof° João Moraes Bittencourt? 2 – Como se dá a sua participação na escola, já que se fala tanto em gestão participativa? 3 – O que você acha do projeto político pedagógico? E em que contribuiu ou poderá contribuir no processo pedagógico administrativo na escola? 4 – O que você entende por gestão democrática participativa? 5 – De que formas são decididas as questões pedagógicas administrativas? 6 – Há um planejamento participativo? De que forma é organizada as atividades pedagógicas? 7 – De que forma ocorre a participação da comunidade no contexto escolar?