Planificação de uma unidade didáctica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Problema: “Quais os factores de que depende a velocidade de uma reacção química?” ? Esc. Sec.de Rocha Peixoto - Andrea Fangueiro . Brigite Pereira.
Advertisements

A velocidade das reacções químicas
Fundamentos da Didáctica da Matemática
Vídeo educativo Produzir e explorar o vídeo educativo Outubro de 2005.
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
EDUCAÇÃO FÍSICA Mobilizar saberes culturais,
Reacções Químicas Unidade 3 – Tipos de reacções químicas
RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS
Escola Superior de Educação
Ciências 9º Ano Professora Leila
Didáctica da Química II - Alexandra Moreira - Jorge Costa
Ácido / Base A Escala de pH.
Didáctica da Matemática
Tarefa e Actividade Comentário Fundamentos de Didáctica da Matemática2006/2007 Prof. Dr. João Pedro Ponte Catarina Ribeiro Sílvia Semana.
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Didáctica da Educação Física
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Exposição de algumas questões! Unidade 3 Modo como abordei o planeamento da Unidade 3 Elisabete Carneiro.
Objectivo Objectivo – Apoiar o Programa de Formação de Professores do 1º Ciclo no ensino experimental das ciências Criticas Criticas - Diferença entre.
Construção do Jogo. O papel da professora situou-se nos planos de: 1.Orientadora 1.Orientadora na intervenção activa do aluno 2.Interventora 2.Interventora.
Quadro geral das Ciências da Educação.
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Ciências Físico-Químicas (8º ano)
ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009 /2010 TurmaMais Reunião com os professores do 7º ano 14 de Set 2009.
Ana Cristina Menezes Ciências Físico- Químicas 18/4/06
Planejamento - Professor
Introdução INTRODUÇÃO
Planificação de uma Aula Experimental
Planeamento da unidade 0 Arlinda Lopes Isolina Martins Didáctica /2007.
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
Santarém Março a Julho de 2007
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Análise de uma ferramenta ou recurso
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Speedy Solar II Alunos: Gonçalo Espenica; Sérgio Dias e José Xavier Professores: Edmundo.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Definições situacionais.
Escola Secundária Ferreira de Castro | Rosa Silva | Programação e Sistemas de Informação 3 Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas.
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Amigas do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Bio-Challenge Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro
Palestra de ensino de Geografia
Através da utilização de recursos multimídia pretende-se, em um primeiro momento, oferecer material de reforço e fixação para os alunos do curso de Bacharelado.
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
1ª Formação de Professores Coordenadores
E. E. JACQUES FÉLIX Produção de Sabão Caseiro
Professoras: Lilian Mara Moraes, Eliane Lima Apa e Dora Aparecida Alvares Pereira Rabelo HISTÓRIA.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
ENEM 2012 Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Professora: Angela Deyva Gomes da Silva Formação de Professores da Seduc Informação e formação Método.
Softwares Educacionais
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Realização de Experiências escolares de Química
Primeiro capitulo – Gerações Crianças (geração dos computadores)  ---  Adultos (destruidores de lares ) Tecnologias - "Fluência Tecnológica" (o conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Planificação de uma unidade didáctica 8º Ano Ciências Físico Químicas Unidade – Reacções Químicas Gonçalo Silva Sónia Martins

Planificação de uma unidade didáctica Temas abordados na unidade: - Exemplos de reacções químicas - Conservação da massa ou Lei de Lavoisier - Partículas - Átomos, moléculas, iões e ligações químicas

Planificação de uma unidade didáctica - Escrever e acertar reacções químicas - Factores que influenciam a velocidade das reacções químicas - Soluções ácidas, básicas e neutras - Reacções ácido-base - Reacções de precipitação

Planificação de uma unidade didáctica Actividades realizadas: - Planificação geral da unidade - Planificação aula a aula - Fichas de Trabalho - Actividades Experimentais - Testes de Avaliação - Mapa de Conceitos - Segurança em Laboratório

Planificação de uma unidade didáctica Planificação geral da unidade: - Conteúdos a tratar - Competências específicas - Estratégias / Actividades - Número de aulas para cada tema

Planificação de uma unidade didáctica Planificação aula a aula: - 25 aulas  2 meses - Tema abordado na aula - Conexão com as aulas anteriores e posteriores - Objectivos e as actividades a realizar

Planificação de uma unidade didáctica Actividades propostas: - 5 Fichas de Trabalho - 4 Trabalhos Laboratoriais - 2 Testes de Avaliação - 1 Teste Global

Planificação de uma unidade didáctica Trabalhos Laboratoriais: Escola Secundária do Monte de Caparica sob orientação da Professora Cremilde Caldeira

Planificação de uma unidade didáctica Segurança em Laboratório: - Regras de segurança na utilização do laboratório - Frases de risco e de segurança - Eliminação de resíduos - Fichas de segurança de compostos químicos

Planificação de uma unidade didáctica Dificuldades: - Planificação aula a aula, pois não conhecemos o nível de aprendizagem dos alunos