Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

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Transcrição da apresentação:

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Gestão de Compras Assume papel estratégico nos negócios Valor total em compras de insumos variam entre 50% e 80% da receita total bruta (Lambert – 1998, p. 346) Auxilia no aumento dos lucros Mais moderna devido às novas tecnologias empregadas

Gestão de Compras Antes da Primeira Guerra Mundial – papel burocrático Década de 70 – crise do petróleo Insumos raros e preços em alta Cenário de dúvidas O que fazer?

Gestão de compras Setor passa a ter uma maior visibilidade por parte das empresas Compradores perguntam: O que? Quanto? Quando? e Como comprar

Compras hoje Faz parte do processo de logística É parte da cadeia de suprimentos (supply chain) Conceito voltado para o processo e não para as transações (gerenciamento da cadeia)

Compras burocrática Inputs de informações Pedidos Computador Arquivo do material comprado Inputs de informações Pedidos Informações de controle de inventário Computador Arquivo de pedidos em aberto Ficha do fornecedor Nome, endereço, instruções de remessa Relatórios Arquivo do histórico de preços Ordem de compra Últimas 5 – 10 compras

Sistema moderno Necessidade de adequação ao Just in Time Procurement: além do relacionamento puramente comercial com fornecedores pesquisa e desenvolvimento nas relações necessidade de aperfeiçoamento das relações

Sistema moderno Setor totalmente integrado com a outros setores (internos e externos) Setor assume o papel de negociação de preços Preocupação também com o cliente

Matriz: O escritório central acessa todos os sistemas de dados da matriz utilizando serviços de telecomunicações. Clientes: acessam as bases de dados da empresa para consultar informações sobre estoques, notas, pedidos, faturamentos.

Transportadoras: A fim de agilizar a comunicação, a empresa está conectada via modem às transportadoras, controlando todo o romaneio de cargas e notas fiscais. Ligações a distância: Servidores mantém a empresa ligada on-line às filiais, fábricas, transportadoras, vendedores e fornecedores.

Vendedores: equipados tecnologicamente, conectam-se à empresa para tirar pedidos on-line, acessar o correio eletrônico e obter informações sobre estoque, faturamento, situação de crédito e carteira de clientes. Unidades de vendas: acessam o sistema da empresa e todos os dados necessários.

Fábricas: as várias unidades ligam-se à matriz para ter acesso a correio eletrônico e compartilhar de dados gerenciais e financeiros, como resultados, pedidos e faturamento. Fornecedores: ligados à empresa. Através do EDI tem acesso a várias informações, como pedidos de compras.

Função Compras Setor de compras deve assumir o papel de controlador de preços estratégia: muitos concorrentes e poder de barganha do comprador Os objetivos do setor devem estar alinhados aos objetivos da empresa visa: melhor atendimento aos clientes internos e externos

Interface com outras áreas Jurídico: Entradas: contratos assinados, pareceres sobre processos de compra, assessoria jurídica Saídas: solicitações de pareceres, informações de campo sobre fornecedores

Interface com outras áreas Informática: Entradas: informações sobre novas tecnologias, assessoria na utilização de EDI, e-mail,intranets, extranets, softwares de compras. Saídas: informações sobre fornecedores, cópias de solicitações de compras e de pedidos de compra, cópias de contratos de fornecimento de serviços Marketing e Vendas Entrada:condições do mercado de compradores, novos concorrentes, novos produtos, novas tecnologias de produtos e processos. Saídas:custos de promoções, condições do mercado fornecedor

Interface com outras áreas Contabilidade e Finanças Entrada:custos das compras, disponibilidade de caixa, assessoria nas negociações sobre condições de pagamento. Saídas:orçamentos de compras, compromissos de pagamentos, custos dos itens comprados, informações para subsidiar estudos da relação benefícios sobre custos. Qualidade Entrada:informações sobre qualidade, especificações de produtos a serem comprados Saídas:histórico sobre a qualidade dos fornecimentos.

Interface com outras áreas Engenharia de Produto e de Processos Entradas:especificações de novos materiais, produtos a serem pesquisados e comprados, solicitações de levantamentos preliminares sobre fornecedores e preços; Saídas:informações sobre fornecedores, preços e condições de fornecimento. Fabricação ou Produção Entradas:necessidades de materiais e/ou componentes do processo produtivo, informações sobre estoque disponíveis; Saídas:prazos de entrega dos pedidos, recebimentos previstos.

Novas formas de comprar Compras globalizadas (global sourcing) Globalização: fenômeno fez com que as empresas buscassem produtos mundiais Ex.: carros – peças e serviços em todo o mundo Gessy Lever – 20% dos fornecedores a comunicação é feita eletronicamente Pão de Açúcar – falta de produto reduziu de 25% para 4%

EDI O EDI (Electonic Data Interchange, ou Intercâmbio Eletrônico de Dados) é um sistema de envio e recebimento de documentos eletrônicos padronizados entre parceiros de negócios. Documentos são gerados a partir de dados das transações comerciais e enviados eletronicamente aos parceiros.

Padrões Para facilitar e disseminar o EDI foram estabelecidos padrões: Europeu – EDIFACT Americano – ANSI X12, sendo que este transmite mais de 200 tipos de documentos

Recursos disponíveis X12.1 850 Ordem de compra X12.2 810 Fatura X12.7 840 Solicitação de cotação X12.8 843 Resposta a uma solicitação de cotação X12.9 855 Reconhecimento de ordem de compra X12.10 856 Pré-notificação de embarque X12.12 861 Aviso de recebimento

EDI Empresas: utilizam computadores para organizar suas informações Fornecedores: também utilizam computadores para organizar suas informações Ao invés de utilizar o papel para comunicação utiliza-se a transferência direta para: Clientes Fornecedores Bancos, etc

EDI Empresas possuem sistemas, processos e equipamentos diferentes umas das outras Implantação do EDI: Empresas devem se adequar As informações devem fluir harmoniosamente Não pode ocorrer erros na interpretação dos dados

Benefícios do EDI Redução de custos administrativos e operacionais, frente à brusca redução dos trâmites, que originam montes de papéis, os quais operam em fluxos viciosos de vai-e-vem de vias de documentos, protocolos e assinaturas; Redução de estoque acontece à medida que o gerenciamento dos produtos permite a reposição calculada sobre o consumo, firmando-se alianças estratégicas entre fornecedores e clientes; Aumento de vendas devido ao monitoramento constante do consumo e planejamento pré-acordado para a rápida reposição por parte do fornecedor;

Benefícios do EDI Valorização dos profissionais de compras e vendas, quando os mesmos assumem a função de estrategistas de negócios; Agilidade no processo, porque grandes volumes de dados comerciais podem ser comunicados de um computador a outro em questão de minutos, permitindo, por exemplo, reduzir prazos de entrega e garantindo maior satisfação por parte do cliente; Eliminação de erros, o EDI elimina os inevitáveis erros resultantes da entrada manual de dados;

Benefícios do EDI Aumento da produtividade, pois o EDI permite que as companhias controlem e manejem melhor as necessidades de produção, compras e entregas. O EDI é um componente chave nos elos de ligação entre cliente, fornecedor e transportador na fabricação "just-in-time“ resultando em significativas reduções nos níveis de estoque; Redução de itens faltantes; redução de devoluções; agilização do recebimento de mercadorias; entre outros

E-comerce Compras via internet Maior número de fornecedores Facilidades na forma de pagamento Ex.: Pão de açúcar virtual representa 20% das vendas da rede

EDI X E-comerce Maior segurança nas comunicações e parceiros; Dispõe de um formato padrão para as transações, com um completo conjunto de mensagens; Relação de parceria entre empresas Maior rapidez quando se tem um alto volume de transações Investimento inicial em tecnologia é menor Atinge praticamente a todos na cadeia de suprimentos Pode ser operada praticamente em tempo real Permite tanto a transação máquina-máquina como também homem-máquina Maior flexibilidade nos tipos de transações