12. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
CICLO DE VIDA.
Análise das cinco forças de Porter
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Estratégia Empresarial
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Estratégia Empresarial
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Conceitos fundamentais: 2. INOVAÇÃO
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
9. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS FRAGMENTADAS
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EMERGENTES
4. ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS
9. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS FRAGMENTADAS
11. INDÚSTRIA EM TRANSIÇÃO PARA A MATURIDADE
8. EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA.
Análise da Indústria e da Concorrência
3. ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
Como lidar com a concorrência
Análise do Meio Ambiente
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Posicionamento.
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Prof. Everton Lopes Bonifácio
O papel estratégico do e-commerce
MARKETING.
Estratégias do agronegócio
Estratégia Competitiva.
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Como estabelecer e organizar
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Planejamento Estratégico
Estratégia no nível de negócios
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
Planejamento Estratégico
Gerencia da Informação Cerutti – IES Gerenciar a tecnologia da informação? É importante entender os usos estratégicos da TI e como para aplicar.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Estratégia Empresarial
Comportamento do consumidor
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
© Churchill&Peter Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Tempo Introdução Crescimento MaturidadeDeclínio.
Estratégias Genéricas
CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Unidade 4 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
MATRIZ BCG.
Estratégia de Operações
Estratégias de Marketing
Estratégia Competitiva
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Análise do Ambiente Competitivo
Estratégias e Políticas Empresariais
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Modelos de Estratégias de Crescimento
Planejamento Estratégico Prof. Marcelo Maia. 1) (FCC METRÔ SP 2008) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Transcrição da apresentação:

12. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO

ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO Declínio absoluto em vendas unitárias no decorrer de um período constante (perspectiva ML Prazo) Estratégia geral de “colheita” revela-se demasiado simplista Grande diversidade de situações concretas: Algumas indústrias amadurecem com dignidade, outras caracterizam-se por lutas acirradas, por pesados prejuízos operacionais

FACTORES ESTRUTURAIS DA CONCORRÊNCIA EM FASE DE DECLÍNIO Incerteza da evolução da procura: Algumas empresas podem acreditar na revitalização,outras no declínio constante, outra no declínio acelerado Índice e padrão do declínio Estrutura dos grupos remanescentes de procura

ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO Causas do declínio Substituição tecnológica Demografia Mudanças nas necessidades

ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO Barreiras de saída Activos duráveis e especializados Custos fixos de saída elevados Barreiras de saída estratégicas: Interrelação com outros negócios Acesso aos mercados financeiros Integração vertical Barreiras psicológicas Barreiras governamentais ou sociais

ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO Instabilidade da rivalidade A guerra é mais intensa se: O produto é considerado uma mercadoria de uso generalizado (ex. farinha) Os custos fixos são altos (ex: acetileno) Muitas empresas estão presas por barreiras de saída (ex: aglomerados de madeira) Os poderes relativos das empresas remanescentes são equilibrados ou são desconhecidos A instabilidade da rivalidade pode ser acentuada pelos fornecedores e pelos canais de distribuição

ALTERNATIVAS ESTRATÉGICAS NO DECLÍNIO Liderança: buscar uma posição de liderança em termos de quota de mercado Nicho: criar ou defender uma posição firme em um segmento particular Colheita: conduzir um desinvestimento controlado tirando proveito dos pontos fortes Desactivação rápida: liquidar o investimento o mais breve possível, de preferência antes da manifestação do declínio Redefinição do negócio (inovação, dando origem a novas indústrias emergentes)

ESCOLHA DE UMA ESTRATÉGIA PARA O DECLÍNIO Será que a estrutura da indústria conduz a uma fase de declínio hospitaleira? Quais as barreiras de saída enfrentadas por cada concorrente importante? Quem sairá rapidamente e quem continuará? Das empresas que permanecem, quais os seus poderes relativos face aos grupos de procura que irão permanecer na indústria? Quais as barreiras de saída enfrentadas pela empresa? Quais os poderes da empresa frente aos grupos de procura remanescentes? Existe a possibilidade de redifinição do negócio?

ARMADILHAS E PREPARAÇÃO PARA O DECLÍNIO Incapacidade de reconhecer o declínio Uma guerra de atrito Colheita sem poderes definidos Preparação para o declínio: Minimizar os investimentos Dar ênfase estratégica aos segmentos de mercado que serão favoráveis Criar custos de mudança nestes segmentos