A migração interna no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

A AGRICULTURA BRASILEIRA
REGIÕES BRASILEIRAS..
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
Movimentos migratórios
A história através dos gráficos...
Movimentos imigratórios
OS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERNOS DO BRASIL
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
Migração Prof.: Maj Jean Cid. Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos.
População II Prof. Nobre.
O que você deve saber sobre
população brasileira Cap. 15
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Movimentos Migratórios e Urbanização
Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”
Correção da Prova 4° Bimestre.
Migrações - Influências
População.
População II.
Complexo regional do Centro-Sul
CENTRO SUL.
BRASIL MUNDO POPULAÇÃO
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Agricultura.
MIGRAÇÕES.
Migrações Internas no Brasil
O FUTURO DO CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
Movimentos Migratórios
Correntes imigratórias
A atividade agrícola e o espaço agrário
Movimentos migratórios
MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO
Migrações internas no Brasil
população brasileira Cap. 15
População em movimento
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
DINÂMICA DEMOGRÁFICA DO BRASIL
REGIÃO CENTRO OESTE.
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Migração Rural Urbana. Migração Rural Urbana Causas: A introdução das relações capitalista no campo, com a introdução de máquinas e equipamentos nas.
Região Centro-Oeste Cap. 37.
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
SANTA CATARINA ECONOMIA.
Movimentos migratórios
Grupos de imigrantes mais numerosos no Brasil
ESPAÇO INDUSTRIAL A Indústria brasileira: Está concentrada na região sudeste (SP). Em 2º lugar, está o RS (produção industrial) No decorrer do século XX:
Migrações internas – exemplos históricos
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
A questão agrária A questão agrária no Brasil é fruto de um processo histórico ligado ao período colonial, que veio com o passar dos anos mudando de “lado”
Movimentos Migratórios Internos
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Fluxos Migratórios.
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
Fonte: Organização Internacional para Migração
Região Sul - economia Mineração: Extrativismo vegetal:
Demografia Cristiano Almeida.
Migrações.
Fonte: Organização Internacional para Migração
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Cultura Cafeeira e economia brasileira
Fonte: Organização Internacional para Migração
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
Noção de Migração Deslocação de pessoas de uma área para outra com mudança de residência.
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Transcrição da apresentação:

A migração interna no Brasil

As migrações internas ocorrem entre dois tipos de áreas: de repulsão de atração populacional. As correntes de migração interna têm permitido substituir a presença do elemento estrangeiro.

Principais Movimentos Migratórios Internos Nordestinos da Zona da Mata para o Sertão Nordestinos e paulistas para Minas Gerais Mineiros para São Paulo Nordestinos para a Amazônia Nordestinos para Goiás, década de 1950 Sulistas para o norte e centro-oeste nos anos 80 e 90

Migrações Externas – Principais Fluxos Imigratórios Portugueses Italianos Espanhóis Alemães Japoneses Eslavos Árabes e Judeus SE – SP – Assalariados na lavoura do café; Sul – SC e RS : policultura pequena propriedade, mão-de-obra familiar, abastecimento do mercado interno (uva/Vinho) – Sul de SC (Criciúma, Urussanga, Lauro Müller) e Garibaldi e Caxias no RS. Sul – SC e RS : policultura pequena propriedade, mão-de-obra familiar, abastecimento do mercado interno, e posterior desenvolvimento industrial. Vale do Itajaí – (Blumenau, Brusque, Pomerode) SC; e o vale dos Sinos (São Leopoldo e Novo Hamburgo) RS. Norte – PA – Zona Bragantina (Belém e Bragança): cultivo de juta e pimenta do reino. SE – SP (arredores da Capital) Cultivo de hortaliças. Sul – SC (Planalto) Cultivo de maçã e nectarina Comércio nas grandes cidades

Migrações Externas - Emigração Características Para o Paraguai dirigiram-se sulistas para trabalhar na terra. Para os outros destinos ocorre o predomínio de adultos jovens para exercer atividades que não exigem qualificação, com o objetivo de acumular capital. Em ambos os casos ocorre a Xenofobia. A maioria vive na ilegalidade Principais Destinos EUA (Brazucas) Paraguai (Brasiguaios) Japão (Decasséguis) Europa

Leis de cotas da Imigração Em virtude de uma crise na década de 1930, era permitido apenas uma cota mínima de pessoas para cada nacionalidade e outro ponto era a atividade desse estrangeiro.(80% teria que ser agricultor)

Movimentos Migratórios Internos

A principal migração interna no Brasil atualmente é o êxodo rural.

Êxodo Rural Saída da população do campo para a cidade motivada por condições desfavoráveis no campo (concentração de terras, baixos salários, carência de infra-estrutura, etc.) aliada a fatores de atração na cidade (oferta de empregos, melhores salários, ilusão de uma vida melhor, etc.).

Expansão para o Centro-Oeste e Amazônia Intensificado a partir da década de 70 em função da expansão da lavoura de soja e à política ocupacional da Amazônia. Fatores ocupacionais: frentes de trabalho através da construção de rodovias e hidroelétricas, criação da Zona Franca de Manaus, terras agricultáveis a preço baixo, etc.

Êxodo Urbano Deslocamento da população da cidade para a área rural em busca de melhor qualidade de vida. Esse fluxo migratório ainda é pequeno e começou a ser verificado a partir da década de 90. Caracteriza-se por ser seletivo pela faixa etária e pelo poder aquisitivo, visto que os migrantes não vão sobreviver do trabalho no campo.

Migração Rural - Rural Deslocamento de população de uma área rural para outra, geralmente de sulistas para estados do norte e centro-oeste do Brasil, que oferecem condições fundiárias mais favoráveis

Migração Pendular Corresponde ao fluxo diário da população de uma cidade para outra (periferia – centro ) para trabalhar ou estudar. Esse tipo de migração gera o aparecimento de cidades dormitórios e população flutuante.

Transumância É um movimento populacional sazonal, que ocorre em certos períodos do ano e que sempre se repete. Exemplos: migrantes do Sertão para o Agreste ou Zona da Mata nordestina no período das secas; bóias-frias volantes; criadores de gado no Pantanal, etc.