2. EU Objectivo Geral - Caracterizar a mente como um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos. Mente A vida psíquica é intencional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Advertisements

A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
NORMALIDADE E SAÚDE MENTAL
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
A teoria pulsional freudiana
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
ARTE É ... your text.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Sofrimento Psíquico e Trabalho
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
1.Consciência (Chalmers,1997)
Prof Doutor Rodrigo Magalhães
AS EMOÇÕES.
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO e seus sentidos
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Princípios fundamentais
Emoção Psicologia B 12º ano
Os progressos da psicanálise
Behaviorismo.
Negociação: Mente e Coração
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Psicologia das faculdades
O que é Aprendizagem?.
Funções Mentais Superiores
“Travar a expressão de uma emoção é tão difícil como evitar um espirro” António Damásio.
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Searle, John. Consciência e Linguagem. S.Paulo: Martins Fontes,2010 A Intencionalidade e seu lugar na natureza.
O Caso de Phineas Gage Phineas Gage foi um trabalhador norte-americano dos caminhos-de-ferro no século XIX que viveu em Cavendish, Vermont. Um dos seus.
Teorias da Aprendizagem
A identidade cultural na pós modernidade
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Emoções Psicologia, 12º ano.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
EMOÇÃO.
AS EMOÇÕES.
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
MEMÓRIA Foi durante muito tempo associada apenas à conservação do passado, mas considera-se hoje que está subjacente a todas as funções psíquicas e comportamentos.
INTENCIONALIDADE.
Funções executivas (cognitivas superiores)
Escola Secundária Fernando Namora Formação Tecnológica Técnicas de Animação.
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
A PERSONALIDADE * Divide-se em aspectos conscientes e inconscientes.
A Liderança transformacional
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
“ 0 SER HUMANO E A SOCIEDADE ”  O SER HUMANO COMO SER CULTURAL Visão natural Visão natural  O homem se explica mediante sua essência  Defendida pela.
“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Profº. Antonio Luiz Alexandre
Teorias Educacionais.
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
Congresso Virtual sobre Comunicação, Presença Social e Interação em Ambientes da E -Learning3 Academy The Layers of Presence: A Bio-cultural.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Ativação, ansiedade e estresse
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
Conceituação Cognitiva
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

2. EU Objectivo Geral - Caracterizar a mente como um conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos. Mente A vida psíquica é intencional porque a mente visa sempre algo diferente dela própria, reconstruindo-se permanentemente através da integração de processos cognitivos, emocionais e conativos, naquilo que uma identidade assume como sua.

2. EU Objectivo Geral - Explicar o carácter específico dos processos cognitivos. Cognição • O que é a cognição? • O que são processos cognitivos? • Como se caracterizam percepção, memória e aprendizagem? • Qual o seu papel na cognição?

2. EU Objectivo Geral - Explicar o carácter específico dos processos emocionais. Emoção • O que é a emoção? • Como se distinguem emoções, afectos e sentimentos? • O que são processos emocionais? • São universais ou específicos de determinada cultura? • O que é um marcador somático?

2. EU Objectivo Geral - Explicar o carácter específico dos processos conativos. Conação • O que é a conação? • O que são processos conativos? • Como é que a vontade intervem na concretização de um comportamento? • O que é a intencionalidade? • Qual o seu papel no quotidiano?

Razão e Emoção Cresci habituado a aceitar que os mecanismos da razão existiam numa região separada da mente onde as emoções não eram autorizadas a penetrar […] Tinha agora, porém, diante de mim, o ser inteligente mais frio e menos emotivo que se poderia imaginar, e, apesar disso, o seu raciocínio prático encontrava-se tão diminuído que produzia, nas andanças da vida quotidiana, erros sucessivos numa contínua violação do que […] consideraríamos ser socialmente adequado e pessoalmente vantajoso. Ele tinha uma mente completamente saudável até ser afetado por uma doença neurológica que danificou um sector específico do seu cérebro, originando, de uma dia para o outro, essa profunda deficiência na sua capacidade de decisão. A. DAMÁSIO, O Erro de Descartes

1. Cognição Os processos básicos implicados nas nossas cognições são a percepção, a aprendizagem e a memória: • percepção – permite a captação significativa do mundo. • aprendizagem – permite mudar com a experiência; consiste numa alteração comportamental do indivíduo relativamente a um estado anterior. • memória – permite conviver com o passado. É o suporte essencial de todos os processos de aprendizagem.

2. Comportamentos emocionais # Cognição Campo da afetividade O seu objeto é a fruição do mundo em termos de prazer ou de dor, de satisfação ou de insatisfação, de agradável ou de desagradável e não a sua apreensão intelectual. Emoção Reacção agradável ou desagradável do organismo, geralmente de curta duração e grande intensidade, a um acontecimento inesperado, que interfere na relação que o sujeito estabelece com a realidade. Sentimento Estado afectivo agradável ou desagradável, de grande estabilidade e média intensidade, com papel moderador nas relações que o sujeito estabelece com as pessoas e com outros elementos do mundo.

Tendência do ser humano para agir deliberadamente 3. Conação Tendência do ser humano para agir deliberadamente Actividade Voluntária - Conjunto de actos em que a pessoa elege os fins a prosseguir, selecciona os meios para os poder alcançar e prevê as consequências dos actos que tenciona fazer. Implica: Execução Conceção Deliberação Decisão

4. A configuração de uma identidade pessoal Como é que o ser humano dá sentido a si próprio e ao mundo? • O que é a identidade? • Como se constrói a identidade? • É um processo fixo? A identidade é um processo de natureza bio-relacional; constitui-se como o sentido integrador da totalidade das experiências do indivíduo e é o resultado da inscrição na mente da nossa história biológica e relacional; desenvolve-se ao longo da vida.