Comunicação organizacional Canais de comunicação interna Richard Daft
Comunicação organizacional Canais de comunicação - os gerentes tem a escolha muitos canais de comunicação. Face à face Telefone E-mail Memorando Carta Etc
Riqueza do canal Quantidade de informações que podem ser transmitidas durante um evento de comunicação. Face à face Telefone E-mail Memorandos Relatórios Capacidade do canal (3 características) - habilidade de lidar com dicas múltiplas simultaneamente - Hab de facilitar o feedback e bilateralidade - hab de estabelecer um foco pessoal
Alta riqueza do canal – vantagens- pessoal, bilateral, feedback rápido, Desvantagens - nenhum registro, espontâneo, disseminação difícil. Baixa riqueza do canal – Vantagens – proporciona registros, premeditado, facilmente disseminado, Desvantagens – impessoal, unilateral, feedback lento
Canais formais de comunicação Canal formal de comunicação – um canal de comunicação que flui dentro da hierarquia definida pela organização. As comunicações em toda organização tipicamente fluem em três direções. Para baixo Para cima horizontalmente
Comunicação para baixo – mensagens enviadas da alta gerência para os subordinados. Geralmente está ligada a: Implementação de metas e estratégias Instruções sobre o serviço e pensamento lógico Procedimentos e práticas Feedback desempenho Doutrinação
Comunicação para cima – mensagens transmitidas dos níveis mais baixos para os níveis mais altos na hierarquia da organização. Em algumas orgs. É difícil construir bons canais de comunicação para cima. Problemas e exceções Sugestões para melhoria Relatórios sobre desempenho Queixas e disputas Informações financeiras Caixas de sugestões,pesquisas c/func., relatórios, face to face
Comunicação horizontal – troca lateral ou diagonal entre pares e colegas de trabalho. Resolução de problemas interdepartamentais Coordenação interdepartamental Iniciativa de melhoras de mudança
Canais de comunicação em equipes Rede centralizada – membros se comunicam por meio de um único individuo. (Tarefas simples) Rede descentralizada – membros se comunicam livremente entre si. (Tarefas complexas)
Canais informais de comunicação Um canal que existe fora dos canais formalmente autorizados, sem considerar hierarquia de autoridade da org.
Comunicação nos novos locais de trabalho É baseada na comunicação aberta - compartilhar tipos de informação por todos os níveis hierárquicos. Diálogo – processo de com em grupo. Criar cultura baseada na colaboração, confiança e compromisso Feedback e Aprendizado – usar a comunicação e avaliação para aprender e melhorar.
MBWA Menagement by Wandering Around – gerenciamento com envolvimento – falar diretamente com os funcionários para descobrir o que está acontecendo. Se misturam, desenvolvem relacionamentos
Barreiras na comunicação Barreiras Individuais – emoções , percepções Canal ou meio errado – emocional face à face, rotineiras escrita. Semânticas – perspectiva do outro
Barreiras organizacionais diferenças no status e poder – confiança e dialogo Necessidade de metas organizacionais – desenvolvimento e uso de canais formais Falta de canais formais – encorajamento de canais múltiplos formais e informais Rede de comunicação imprópria - mudar a estrutura Coordenação ruim – feedback e aprendizado
Como a mídia eletrônica e os e-mails melhoram a comunicação de hoje Como a mídia eletrônica e os e-mails melhoram a comunicação de hoje? Como ela pode levar a uma comunicação melhor ou pior? Descreva os elementos do processo de comunicação de um exemplo de cada parte do modelo, como ele existe na sala de aula e na empresa.
Quais são as principais barreiras para a comunicação para cima nas organizações? Discuta. Qual é o relacionamento entre comunicação em grupo e tarefa em grupo?
Alguns gerentes acreditam que eles deveriam depender das informações escritas e relatórios porque estas rendem dados mais precisos do que as comunicações face à face. Você concorda? Por que?