Patentes de Software: Sim ou Não?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capitalismo Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
Advertisements

Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
IMPERIALISMO.
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
DIFICULDADES INICIAIS
Economia e Mercado 3ª AULA.
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
CAPA A NibTec Inovações é uma empresa de alta tecnologia que fabrica equipamentos e desenvolve softwares e soluções completos, com a tecnologia de identificação.
PLANEJAMENTO NA ABERTURA DE UMA EMPRESA.
4 – Algumas Decisões em Relação ao Balanço Patrimonial
SISTEMA NACIONAL DA PI E AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM MOÇAMBIQUE
SEXO E SERVIÇOS Busca de satisfação Motivo de união
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
Visão Geral - PAI C O dever de reparação às vítimas de tortura e outros maus tratos © A Iniciativa Artigo 5, 2013.
Estratégias do agronegócio
DIFERENCIAIS A boneca Barbie da empresa Mattel, é conhecida no mundo todo, ícone feminino e sinônimo de diversão e moda.Feita da melhor qualidade.
SEMINÁRIO HORTOFRUTICULTURA DE MARÇO 2006
PLANO DE NEGÓCIO.
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Pós-graduação Finanças & Negócios
Como estabelecer e organizar
DEPARTAMENTO ECONOMIA AGRÁRIA COTHN Março 2006 COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO NA AGRICULTURA Carlos Noéme Hortofrutícultura 2013.
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
As dimensões da qualidade em nossa vida
Unidade Produção-Consumo Sustentável
Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia IPCTN Resposta e Comentários João Silva Paulo Anastácio Ricardo.
Ganhos de Participação Têm como base, um inovador modelo de negócio que pratica, o comodato associado ao conceito de Network Marketing.Network Marketing.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
Concessões de Algodão em Moçambique Comentarios sobre o relatório da KPMG de 2007/2008 e seguintes discussões entre o IAM, AAM e os representantes dos.
Administração Financeira e Orçamentaria
A PROTEÇÃO DADOS E AS SUAS PECULIARIDADES EM UM AMBIENTE DE INOVAÇAO TECNOLÓGICA Por José Carlos Vaz e Dias (PhD/LLM Kent) Sócio do Escritório Vaz e Dias.
Unid. 4 – Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas
Distribuição aos Acionistas. Os lucros gerados podem ser reinvestidos em ativos operacionais, utilizados para aquisição de valores mobiliários ou cancelamento.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
MICROECONOMIA Aula 9 – Monopólio: hipóteses e funcionamento de mercado e os resultados da firma monopolista.
Nome da Empresa Plano Comercial.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
UNIVERSIDADE DO PORTO PATENTES E OPENSOURCE PORTO, 18.MAI.2009 JOÃO MARCELINO Examinador de Patentes.
Tratados comerciais dão o privilégio, não o direito, de exercer atividades de negócios em um outro país que não seja o seu. Eles asseguram que cidadãos.
Ambiente Político, Legal e Regulatório do Marketing Global
Estratégia Organizacional
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
“Mais-valia” Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
Marketing de Relacionamento
Petronio Borges COMPRAR OU FABRICAR Petronio Borges
Como Importar Produtos da CHINA.
Micros e Pequenas Empresas
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Economias de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 05 – PATENTES (PRIVILÉGIOS CONCEDIDOS AO TITULAR E LIMITAÇÕES). Renato Dolabella Melo Mestrando em Direito.
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
ATIVOVALOR JUSTO MATÉRIAS-PRIMAS E BENS EM ALMOXARIFADO PREÇO PELO QUAL POSSAM SER REPOSTOS, MEDIANTE COMPRA NO MERCADO BENS OU DIREITOS DESTINADOS.
Criação e desenvolvimento de novos negócios Tema: Financiando novos empreendimentos Alunos: Fabrícia Resende do Carmo Patrícia Queiroz Oliveira Wagner.
Apresenta Novidade destinada à Empresas no ramo de máquinas cortadoras de legumes Inventor: Luiz Aparecido Gomes da Silva.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Mercado de Sementes no Brasil Reginaldo Minaré Brasília, 08 de agosto de 2013.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ÁREA DE PRODUÇÃO Prof. Wesley Vieira Borges.
Fundamentos de Economia e Mercado
OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Transcrição da apresentação:

Patentes de Software: Sim ou Não? As patentes de software serão ou não, um entrave à inovação e ao desenvolvimento económico e científico da União Europeia?

O que é uma patente? A patente não é mais do que um mecanismo de protecção de um invento O inventor através da patente usufrui de um monopólio limitado no tempo para que possa obter algum lucro comercial O detentor da patente pode impedir terceiros de usarem conhecimento protegido por ela, mas pode vender ou fornecer licenças sobre ela

Introdução das Patentes de Software na UE Está ser legislada uma nova lei que em troca da publicação de um invento, é dada ao seu autor o monopólio de 20 anos sobre a sua invenção …mas porquê a introdução de patentes se já existem os direitos de autor? O Bill Gates enriqueceu à conta deles…

Direitos de Autor VS Patentes Qualquer pessoa que escreva um programa informático detém automaticamente os direitos de autor sobre ele Os direitos de autor protegem a invenção em si e não o conceito que nela está intrínseco As grandes empresas pretendem ter uma arma legal que acabe com a concorrência de pequenas empresas bem como as que produzem software livre

Direitos de Autor VS Patentes As grandes empresas usam processos legais (caríssimos nos E.U.A. O processo deste género pode de ir de 0,5 milhões a 3 milhões de dólares), através das patentes, para aniquilar as pretensões das pequenas e médias empresas Através de acordos de “licenciamento cruzado” mostram toda a sua contradição quando defendem as patentes de software

Quanto custa uma patente? Como é feita a sua atribuição? Uma patente custa cerca de 30.000 euros O Gabinete Europeu de Patentes é quem as atribui Por ser um “órgão” que se auto-financia tem todo o interesse em criar novas e cada vez mais patentes Por não estar sobre nenhuma jurisdição independente e sob nenhum controlo parlamentar as queixas aí efectuadas poderão cair sobre um enorme vazio

Patentes de Software: Sim ou Não? Software aberto Pequena e Médias Empresas Capital que as patentes exigem Riscos de Investimento e Inovação Mercado Trabalho e Economia Aumento das assimetrias entre os Estados membros da UE

Software Aberto A indústria de software está em permanente mutação O Software livre é um feroz concorrente às tecnologias tradicionais, obrigando-as por vezes a baixarem os preços produtos Algumas grandes empresas devido ao facto de terem um leque enorme de patentes podem usá-las judicialmente contra o software open-source

Pequenas e Médias Empresas A grande maioria da indústria de software europeia pertence a pequenas e médias empresas É necessário bastante dinheiro para obter patentes, para além de por vezes poder vir-se a enfrentar uma grande empresa se os interesses desta estiverem a ser postos em causa É cobrado uma espécie de “imposto sobre as patentes” pelas grandes empresas de forma as pequenas empresas poderem usar as patentes e evitarem uma ida a tribunal

Capital que as patentes exigem Alguns advogados aconselham as empresas a guardar 10% do seus lucros para o pagamento de protecção de patentes Por outras palavras despende-se dinheiro em tribunais e multas quando esse dinheiro devia ser canalizado para a criação de software de qualidade e independente Existem empresas que enriquecem à conta de fazer cumprir os direitos das patentes

Riscos de Investimento e Inovação O mercado das TI será muito menos competitivo com as patentes Os investidores diminuíram devido ao elevado investimento inicial de capital (aquisição das patentes) e sem pensar no dinheiro que se gasta caso se tenha problemas judiciais com outras empresas A ausência de competitividade resulta num abrandamento da inovação bem como na qualidade do produto que está a ser vendido

Mercado de Trabalho e Economia As patentes reforçam as grande corporações de fora da UE e enfraquece as pequenas e médias empresas europeias Apostando no software livre apareceriam muitos mais postos de trabalho, bem como traria à economia europeia a competitividade necessária para fazer frente aos E.U.A.

Aumento das assimetrias entre os Estados membros da UE Nem todos os países têm grandes indústrias como por ex. a Alemanha e a Suécia Seria bastante danoso para a Europa de Leste onde o poder de compra é muito pequeno e consequentemente o investimento no desenvolvimento de software estaria muito menos acessível A importância da estratégica de software livre aplica-se de uma forma ainda mais importante para a Europa de Leste

Conclusão Só se atinge, na indústria de software, uma maior competitividade, inovação e consequentemente uma economia mais forte através de um mercado aberto e justo.