Ética Profissional Aula 8

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Constitucional I
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Cuidados com Atestados Médicos para vários fins
Ronaldo M. Hella COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS E PRERROGATIVAS DO PROFISSIONAL CONTÁBIL.
Responsabilidade Ética do Médico
Endereço do CREA.
UNIJUI – UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL TEORIA DO ESTADO CONTEMPORANEO DEJALMA CREMONESE ELIZETE CRISTIANE DIESEL IMUNIDADE PARLAMENTAR.
Profa. Grasiele A. F. Nascimento 2008
Secretaria Municipal de Educação
FUNÇÃO ESSENCIAL À JUSTIÇA
PRISÃO. 1. Conceito e Fundamento Constitucional Prisão privação da liberdade de locomoção, com o recolhimento da pessoa humana ao cárcere, seja em virtude.
Dos tribunais e juízes dos Estados
Direito Processual Penal I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Código de Ética dos Conciliadores e mediadores judiciais
Título II Dos Tribunais Regionais. Advogado Res.-TSE nºs /2001, art. 12, p. único, VI, e /2003, art. 1º: exigência de 10 anos de prática profissional;
1. O papel do jornalista Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa Liberdades democráticas (de associação, reunião, criação de partidos) Liberdade.
Eles apóiam PM fazendo TCO.
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
Direitos e Deveres dos Arguidos
PODER LEGISLATIVO Funções Típicas: legislar (art. 61, caput) e fiscalizar (art. 71, V e VI). Funções Atípicas: Administrar (art. 57, II) e Julgar (art.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Fiscalização do exercício profissional: ação de Governo ou ação de Estado? Existe legislação desportiva concorrente?
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
CODECON Conselho de Defesa do Contribuinte. Histórico Lei Complementar 939 institui o Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte.
Família de direitos romano-germânicos Ensino do direito e profissões jurídicas 12 de Abril de 2011.
PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
SEMINÁRIO DE DIREITO ELETRÔNICO
Deveres do Ministério Público e da Magistratura
Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Industrial
FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA
ADVOCACIA 1 FONTES NORMATIVAS Constituição Federal.
O Projeto Defensoria Pública e Conselhos Tutelares: Diálogo Permanente.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Introdução O estatuto da OAB são atividades privativas da Oab; ou seja; são leis. Leis do Direito do advogado, do advogado empregado, dos honorários advocatícios,
Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
AÇÕES CONSTITUCIONAIS
A ADVOCACIA E O AMPLO ACESSO A JUSTIÇA CURSO DE DIREITO SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA Prof. Milton de Souza Correa Filho Palestrante.
PECULIARIDADES APLICADAS AO PROCESSO DO TRABALHO.
Roteiro de Aula Convivência
SANÇÕES DISCIPLINARES
FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA
ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB
Estatuto da Advocacia e da OAB
Legislação especial Bela. Jacinta de Fátima Pernambuco Costa
Cont. Câmara dos Deputados
Estatuto da OAB Aula 14.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 2- Deveres dos registradores e CNPJ.
Estatuto da OAB e Código de Ética
SIGILO PROFISSIONAL.
NATUREZA JURÍDICA E INDEPENDÊNCIA DA OAB:
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
 Conceito:  Medida cautelar asseguradora de uma prova que se deseja perpetuar (art ).  A busca tem ideia de procura, enquanto que a apreensão.
Conselhos Seccionais Os Conselhos Seccionais, dotados de personalidade jurídica própria, têm jurisdição sobre os respectivos territórios dos Estados-membros.
PROAB 2013 ÉTICA – AULA 01 PROAB 2013 ÉTICA PROFESSORA: CLARA BRUM Aula 1 PROAB 2013 ÉTICA PROFESSORA: CLARA BRUM Aula 1.
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Ética profissional e DEVERES GERAIS DA VIDA JURÍDICA
PODER JUDICIÁRIO.
ADVOGADO.
CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
AULA 03 PRINCIPAIS ASPECTOS DO ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL “I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
PROAB ÉTICA – AULA 01 PROAB ÉTICA PROFESSORA: CLARA BRUM Aula 1 PROAB ÉTICA PROFESSORA: CLARA BRUM Aula 1.
A ÉTICA DO ESTUDANTE DE DIREITO
LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS. A lei penal, em regra, deve ser aplicada a todas as pessoas que se inserem em seu âmbito de aplicação. No entanto, o.
Prerrogativas do advogado - I Prof. Arthur Trigueiros
Transcrição da apresentação:

Ética Profissional Aula 8 Dos direitos dos advogados. Do dever de urbanidade. Das prerrogativas profissionais. Sigilo e inviolabilidade profissional. Do uso da palavra. Da imunidade profissional. Do desagravo público.

Dos direitos dos advogados Não se pode falar em fortalecimento da advocacia, se os profissionais que a integram transigirem com a violação e o desrespeito aos seus direitos e prerrogativas, que tem a sociedade como sua final destinatária. Miguel Teixeira Filho Presidente da Subseção da OAB/SC em Joinville Gestão 2010/2012

Dos direitos dos advogados “Os direitos e prerrogativas dos advogados estão estabelecidos em Lei para assegurar que o advogado exerça suas funções sociais com independência e inviolabilidade, no interesse da cidadania. Seu destinatário final, portanto, não é o advogado, mas o cidadão.” Teixeira Filho http://www.prerrogativas.org.br/wp-content/uploads/download-manager-files/cartilha-sc-joinville.pdf

Dos direitos dos advogados  DA AUSÊNCIA DE HIERARQUIA E SUBORDINAÇÃO Art. 6º EOAB “Prerrogativa profissional significa direito exclusivo e indispensável ao exercício de determinada profissão no interesse social. Em certa medida é direito-dever e, no caso da advocacia, configura condições legais de exercício de seu munus publicum.” (LOBO, 2013, p. 64)

Dos direitos dos advogados DA INDEPENDÊNCIA PROFISSIONAL EOAB art. 31,§ 1º; CED art. 21 e 22 DO DIREITO A SER A FISCALIZADO PRIVATIVAMENTE PELA OAB EOAB Arts. 44, II e 70 DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE PROFISSIONAL EOAB Art. 13 DO DIREITO A TRATAMENTO CONDIGNO EOAB art. 44 caput

Dos direitos dos advogados DA INVIOLABILIDADE DO ADVOGADO IMUNIDADE PROFISSIONAL: advém do princípio libertas conviciandi, no exercício da profissão; DA INVIOLABILIDADE DO ESCRITÓRIO, CORRESPONDÊNCIAS E COMUNICAÇÕES : advém do princípio do sigilo profissional, Art. 25 CED. DO DIREITO À RECUSA EM DEPOR COMO TESTEMUNHA

Dos direitos dos advogados 4. COMUNICAÇÃO RESERVADA COM CLIENTE PRESO OU DETIDO; 5. DIREITO DE EXAME DE AUTOS FINDOS OU EM ANDAMENTO E DIREITO DE VISTA; 6. DIREITO DE VISTA E RETIRADA DE AUTOS; 7. DO LIVRE INGRESSO EM RECINTOS JUDICIAIS, REPARTIÇÕES E ASSEMBLÉIAS

Dos direitos dos advogados 8. DO DIREITO DE SER RECEBIDO POR MAGISTRADO INDEPENDENTEMENTE DE HORA MARCADA 9. DO DIREITO DE RETIRADA EM CASO DE ATRASO DO JUIZ OU OUTRA AUTORIDADE 10. DO DIREITO DE USO DA PALAVRA PELA ORDEM 11. DO DIREITO DE RECLAMAÇÃO VERBAL OU ESCRITA 12. DIREITO DE FALAR SENTADO OU EM PÉ

Dos direitos dos advogados 13. DOS DIREITOS DO ADVOGADO EM CASO DE PRISÃO Em flagrante, crime inafiançável, presença de um representante da OAB, Sala de Estado-maior, acomodações condignas ou prisão domiciliar 14. DO DIREITO AO DESAGRAVO PÚBLICO Procedimento formal de repudio às ofensas cometidas contra os advogados, no exercício de sua profissão, que tem por finalidade a demonstração pública da solidariedade da classe e o repudio coletivo ao ofensor, com consequente encaminhamento ao ofensor e às autoridades competentes.

DEFESA DAS PRERROGATIVAS DO ABUSO DE AUTORIDADE Art. 3º. Constitui abuso de autoridade qualquer atentado: (...) j) aos direitos e garantias legais assegurados ao exercício profissional; (incluído pela Lei n.º 6.657,de 05/06/79); DA LEGIMITIDADE DA OAB PARA DEFESA DOS DIREITOS E PRERROGATIVAS Art. 44, II EOAB

DAS MEDIDAS EM DEFESA DAS PRERROGATIVAS 1. Solicitação de assistência da Comissão de Defesa de Prerrogativas da OAB (Seccional e/ou Subseccional) 2 Solicitação de Acompanhamento por parte da Comissão de Defesa de Prerrogativas da OAB (Seccional e/ou Subseccional) 3 Solicitação de abertura de Processo de Desagravo Público para a Comissão de Defesa de Prerrogativas da OAB da Seccional. 4 Representações aos órgãos de correição (Corregedoria dos Tribunais, do Ministério Público, da Polícia Federal, da Polícia Civil, da Polícia Militar etc); 5 Representação ao Conselho Nacional de Justiça; 6 Representação ao Conselho Nacional do Ministério Público; 7 Reclamação contra descumprimento de decisão/ordem emanada de Tribunal 8 Habeas Corpus

Referências ACQUAVIVA, Marcus Cláudio. Notas introdutórias à ética profissional. São Paulo: Desafio Cultural, 2002. LÔBO, Paulo. Comentários ao Estatuto da advocacia e da OAB. Saraiva: São Paulo, 2013. NALINI, José Renato. Ética geral e ética profissional. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011 TEIXEIRA FILHO, Miguel. Manual dos direitos e prerrogativasdo advogado. Disponível em: http://www.prerrogativas.org.br/wp- content/uploads/download-manager-files/cartilha-sc-joinville.pdf. Acesso em 04 out 2013.