ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
O PROCESSO ESTRATÉGICO
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Valores Shire To be as brave as the people we help.
Movimentos Internacionais de Fatores
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Fundamentos de Economia
Desafio das novas tecnologias
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Gestão do Conhecimento com WINISIS
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
NEGOCIAÇÃO Grupo Excelência em Negociação Home Page:
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Tema Gestão do Conhecimento:.
Tema Gestão do Conhecimento:.
COMPETÊNCIAS “Originam-se da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos”. JOEL DUTRA.
TI em Foco Grupo: Tiago Albuquerque, Werbert Sena.
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
POLÍTICAS SUPRANACIONAIS DE INFORMAÇÃO: Resultados e Perspectivas das Conferências Mundiais V CINFORM – UFBA Marta Pinheiro Aun - UFMG.
AS BIBLIOTECAS DIGITAIS E A DIVERSIDADE DAS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
A Busca da Excelência em Gestão. Estamos no meio da revolução da informação Isto é uma guerra... No mundo digital, surgem conteúdos totalmente novos O.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Sistemas de Informações Gerenciais
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Instituição de Ensino São Francisco
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
A Economia do Conhecimento
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
Gabriel Bastos Machado
Seminário Avançado - Eletiva A
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Controle Bibliográfico – uma pequena revisão introdutória para a disciplina Análise da Informação José Antonio M. Nascimento.
Educação contemporânea
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
A Sociedade em Rede Manuel Castells
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
Origens e bases do mundo global.
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
A ECONOMIA GLOBALIZADA
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
ANATEL Brasília – 21 de junho de 2007 Anatel - Conselheiro Diretor PEDRO JAIME ZILLER DE ARAÚJO I Encontro Nacional de Comunicações Conjuntura Nacional.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Rio de Janeiro – Brasil mariairene@facc.ufrj.br

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: Amplo desenvolvimento das TICs EXPECTATIVA: Crescimento do bem-estar social (Cultura, Educação, Saber, Entretenimento, Eficiência na administração pública)

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Cenário: Sobrecarga de Informações Exclusão digital Disseminação de notícias inverídicas Roubo de Informação Difamação

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Evolução e Apropriação das TICs Difusão das TICs – usar/dominar a tecnologia. Economia do conhecimento e do aprendizado (Inovação) – novos modelos de relacionamento com os centros de investigação Capitalismo cognitivo – trabalho imaterial Reestruturação produtiva

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO “A competição está indo além das antigas fronteiras. Com ênfase na expansão nas zonas de livre comércio, a eliminação sistemática de barreiras comerciais, a mobilidade dos trabalhadores da informação, e a disponibilidade de redes de informação baratas, está se espalhando pelos mercados globais uma nova forma de concorrência. A TI (Tecnologia da Informação) facilita e também é facilitada pela globalização.” (WANG, 1988).

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO “- O rápido desenvolvimento e difusão das TICs, as quais permitem processamento, armazenagem e transmissão de grandes quantidades de dados a baixo custo e alta velocidade, e propiciam – entre outras aplicações - a formação de todo tipo de redes conectadas por estes novos meios eletrônicos e formatos digitais, em tempo real e numa escala planetária; - O novo papel do conhecimento, aprendizagem e inovação como fatores estratégicos de produtividade, competitividade, diferenciação – e desigualdade – de trabalhadores, empresas, setores econômicos, países e regiões, tanto quanto do desenvolvimento econômico e social.” ( MACIEL, ALBAGLI, 2009).

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Países em Desenvolvimento: - A difusão do conhecimento oferecido pela crescente expansão das TICs propiciam novas formas de polarização social e exclusão econômica. - O acesso desigual às novas oportunidades para adquirir conhecimento e habilidades criam abismos/diferenças/gaps na sociedade. O problema não está apenas no acesso e uso das TICs, mas principalmente na capacidade de aprender, absorver e gerar novo conhecimento e inovação.

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Paul Otlet e Henri La Fontaine – Instituto Internacional de Bibliografia (Bruxelas)- preconizavam uma rede universal de informação disponibilizada para todos e movida pelos princípios de “totalidade, simultaneidade, gratuidade, voluntariedade, universalidade e mundialidade”.

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Ética da responsabilidade visa contemplar o bem-estar de toda a sociedade e não apenas de minorias, criando uma consciência das atitudes a serem tomadas pelos indivíduos a partir da reflexão das possíveis consequências de seus atos.

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO PROPRIEDADE INTELECTUAL: “espécie de propriedade sobre bem imaterial. É um conjunto de princípios e regras jurídicas que regulam a aquisição, o uso, o exercício e a perda de direitos sobre ativos intangíveis diferenciados que podem ser utilizados no comércio” (PIMENTEL, 2007). Questões: Propriedade da informação Plágio Desenvolvimento colaborativo

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO PRIVACIDADE: “A situação em que se está protegido do acesso indesejável por parte de outrem, seja acesso psicológico ou físico, a informações pessoais ou observação indesejável” (BOK, 1987 apud MCGARrY,1999). Questão: Privacidade X Acesso livre

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO SEGURANÇA: “Onde existe um computador, ainda há uma chance de burlá-lo” (HACKERS, 2011). Questão: Projetos de Segurança e de Contingência (firewalls, senhas, detector de intrusos, antivírus, criptografia).

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO SOBRECARGA DE INFORMAÇÕES: “É um processo longo para o ser humano até que ele atinja um amadurecimento, permitindo-lhe filtrar e discernir sobre a enxurrada de informação de seu cotidiano” (DELGADO, 2003). Questões: Capacidade de discernimento Diminuição de produtividade Stress

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO EXCLUSÃO DIGITAL: “A exclusão digital se refere às consequências sociais, econômicas e culturais da distribuição desigual no acesso a computadores e internet” (SORJ; GUEDES, 2005). Questão: Para quem e que uso Alteridade Políticas Públicas/Sociais

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO “Ter comunicação com os diferentes, corrigir as desigualdades e democratizar o acesso a patrimônios interculturais tornaram-se tarefas indissociáveis para escapar deste tempo de abundância mesquinha.” (CANCLINI, 2007).

ASPECTOS DA ÉTICA DA INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Rio de Janeiro – Brasil mariairene@facc.ufrj.br