1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
Advertisements

Profa. Gilvanete Correia Bezerra
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Unidade 7 SEQUÊNCIAS E REGULARIDADES
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
TEORIA DA COMPUTAÇÃO Parte III  Máquina de Turing
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 4/1 Memória Objectivos Integrar o conceito de memória e relacioná-lo.
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 3/1 Teoria da Informação Shannon & Weaver (1949) Quantificar a.
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/1 Aprendizagem e Performance Corpo Docente Mário Godinho ( Turmas.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 6 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 8 chcbvcnvbnbvmnbv.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 10 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 10 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Teoria do Circuito Fechado
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 9 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 9 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 8 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 8 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 23 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 23 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Medidas de Erro AE CE VE E
Click to edit Master title style Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level 1 Controlo e Aprendizagem (Ciências.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
C&A /2001 Grupos de trabalho Temas do trabalho
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 7 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 7 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 4 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 4 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 13 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 13 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 18 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 18 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
MOMENTUM LINEAR Caderno de exercícios Nome.
AULA TÉCNICA TRANSMISSÃO
Ponteiros.
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
PENSAMENTO E LINGUAGEM
8ª aula - Sistemas pneumáticos (esquemas de circuitos)
EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PRÉ-VESTIBULANDOS
UNIDADE DE TREINO Juvenis
Unidade de Treino 7 Treino de Guarda-Redes (Seniores/Juniores)
Desenvolvimento de Produto / Suporte Universal de Motores e Componentes Mecânicos Desenvolvimento de Produto – 2004/ 2005.
Derivada e integral de uma função
4ª Aula: O Diodo Real e o Modelo para Pequenos Sinais
Movimento Circular e Movimento Harmónico Simples
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
Didática: organização do trabalho pedagógico
Unidade de Treino 6 Treino de Guarda-Redes (Seniores/Juniores)
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO JOGO
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 8
TEORIA DE ESQUEMA (Schmidt, 1975) TEORIA DE CIRCUITO ABERTO (KEELE, 1968) TEORIA DE CIRCUITO FECHADO (ADAMS, 1971) TEORIA DE ESQUEMA (SCHMIDT, 1975) +
Avaliação do desenvolvimento motor
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 5
Prof. Celso Cardoso Neto. (2) ALINHAMENTO Caso 1.
CAPACIDADE MOTORA VELOCIDADE
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 2 Aprendizagem-Performance Experiência 1 TESTE DE DESTREZA MANUAL (“placing”) ORGANIZAÇÃO Experiência.
1.
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 2
Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  .
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Medidas de tendência central e de dispersão
Aula 6 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Campus de Caraguatatuba Aula 9: Noções Básicas sobre Erros (3)
Fase de movimentos especializados
Teorias da aprendizagem motora
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
Unidade de Treino 1 Treino de Guarda-Redes (Seniores/Juniores)
APRENDIZAGEM MOTORA.
APRENDIZAGEM MOTORA.
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
2.2 Lei da Ação-Reação. 2.2 Lei da Ação-Reação.
Transcrição da apresentação:

1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico A Teoria do Circuito Fechado de Adams (1971), explica o controlo e a aprendizagem a partir da existência de informação de retorno ou feedback. Esta perspectiva defende que o sujeito tem uma participação activa no processo de aprendizagem, indo para além da simples relação estímulo/resposta defendida pelos behavioristas.

2 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico Para a Teoria do Circuito Fechado cada movimento é representado por um programa armazenado na memória de longa duração. O que implica Cada nova combinação de condições (altura e velocidade da bola, distância à rede, posição do adversário, etc.) exige um novo programa, o que vai implicar um número infinito de programas a armazenar.

3 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico O conceito de Programa Motor na Teoria do Circuito Fechado não explica: Como se produzem novos movimentos? Como se armazenam tantos programas? Como se produzem movimentos balísticos? Como se produzem novos movimentos? Como se armazenam tantos programas? Como se produzem movimentos balísticos?

4 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico A resposta a estas perguntas levou ao aparecimento do conceito de Programa Motor Genérico O Programa Motor Genérico ou PMG é uma estrutura de memória abstracta que governa as respostas que apresentam características similares de movimento.

5 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico Um movimento pode ser caracterizado por diversos parâmetros, que em conjunto estão associados a um padrão motor. Duração relativa das fases do movimento Amplitude do movimento Velocidade do movimento Duração relativa das fases do movimento Amplitude do movimento Velocidade do movimento Podem ser observadas variações no movimento em função do segmento utilizado

6 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico Padrão Trifásico de um Mov. Balístico Padrão de Mov. de remate invertido Padrão de Mov. de lançam. de setas

7 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico Livro de Aulas Teórico-Práticas Página 74 Livro de Aulas Teórico-Práticas Página 74

8 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico Desenhar em simultâneo

9 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico Nome Escrever o nome com a mão direita

10 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico Nome Escrever o nome com a mão esquerda

11 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico emoN Escrever o nome com a mão esquerda, em espelho

12 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico emoN Nome Escrever o nome com ambas as maõs em simultâneo, em espelho.

13 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico Escrever o nome com a boca

14 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico Escrever o nome com o cotovelo

15 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Programa Motor Genérico Soco em Boxe Tempo do Movimento 40 Batimento de Basebol Tempo do Movimento 100 Batimento de Ténis Tempo do Movimento 200 Serviço de Ténis Tempo do Movimento 300