INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promover o sucesso utilizando novos modelos de avaliação
Advertisements

Prof. Dr. Victor Okazaki UEL 2DEF113 - Paradigmas de Pesquisa em Comportamento Motor Responsável Prof. Dr. Victor H.A. Okazaki
O Trabalho De Projecto.
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 4/1 Memória Objectivos Integrar o conceito de memória e relacioná-lo.
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 3/1 Teoria da Informação Shannon & Weaver (1949) Quantificar a.
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/1 Aprendizagem e Performance Corpo Docente Mário Godinho ( Turmas.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 8 chcbvcnvbnbvmnbv.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 10 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 10 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Teoria do Circuito Fechado
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 9 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 9 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 8 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 8 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 23 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 23 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Medidas de Erro AE CE VE E
Click to edit Master title style Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level 1 Controlo e Aprendizagem (Ciências.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
C&A /2001 Grupos de trabalho Temas do trabalho
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 7 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 7 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 4 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 4 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 13 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 13 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 18 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 18 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Projeto de Final de Curso
Administração para Engenharia
Planejamento estratégico
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
Mediação da Aprendizagem
Psicofísica Clássica Universidade de Leipzig
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
Derivada e integral de uma função
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
Aproximação da binomial pela normal
Sistemas de Aquisição e Processamento de Dados
Projeto de Resposta Transitória através do ajuste do Ganho de malha aberta Para utilizar os índices de desempenho de segunda ordem temos que levar em consideração:
Geometria da compensação por avanço de fase
Estatística e Probabilidade
Estatística I.
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
ESTATÍSTICA DECRITIVA
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Disciplina de Geografia
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 2 Aprendizagem-Performance Experiência 1 TESTE DE DESTREZA MANUAL (“placing”) ORGANIZAÇÃO Experiência.
Rodolfo Novellino Benda EEFFTO – UFMG com. br www
PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO
Capítulo 8 Controle.
Resumo Capítulo 4 Redes Semânticas enquanto Ferramentas Cognitivas
Aula 10 Medidas de dispersão Prof. Diovani Milhorim
Professor Antonio Carlos Coelho
Aula 6 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Estatística e Probabilidade
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Uma pesquisa com duração de quatro anos realizada em uma amostra de escolas públicas e particulares nas cidades de Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande,
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Física Experimental 1 Turma A Liliana Sanz A ser publicada em breve.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MAPA DE HABILIDADES.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Aula 2 – 05/março/2012. DATACONTEÚDOSATIVIDADETextos de referência 27/fev. Introdução-Concepções de Ciência e de Ensino de Ciências A coisa da ciência.
Marcos Antonio Estremote – Aula 3.  Determina a característica de variação de um conjunto de dados.  Amplitude  Desvio  Desvio médio ou desvio absoluto.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
A Crianças em Desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL chcbvcnvbnbvmnbv CAPÍTULO 15 (LIVRO TEÓRICO-PRÁTICO)

INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL tipo de organização da prática variada (forma como a sequência de ensaios é praticada na fase de aquisição)

Dividir a turma em dois grupos Grupo Não Dominante/Dominante Grupo Dominante/Não Dominante (DND) Lançamento tipo Bowling 1 - Cada um dos grupos realiza10 ensaios alternadamente com cada uma das mãos 2 – Registar os Dados, Calcular o EA e comparar os resultados entre cada mão dos diferentes grupos FICHAS de REGISTO 20 e 21

Cálculos Registar os valores de todos os ensaios na ficha. Calcular o erro absoluto (AE) e erro constante (CE) por blocos de cinco ensaios. Determinar os valores médios de AE e CE dos dois grupos. Traçar as curvas de desempenho dos dois grupos.

Responder às questões do Capítulo 15 (p. 85) Relacionar resultados dos três grupos com prática variada: 1- Prática Variada por Blocos (aula anterior) 2- Prática Variada por Séries 3- Prática Variada ao Acaso ou Aleatória

efeito da prática aleatória na aprendizagem é, comparativamente a outras formas de prática variada, superior hipóteses teóricas explicativas do efeito da interferência contextual: teoria da ELABORAÇÃO (Shea & Zimny, 1983) teoria da RECONSTRUÇÃO (Lee & Magill, 1985) salientam a influência da variação das condições de prática no aumento do processamento cognitivo do sujeito sobre os parâmetros da tarefa motora, o qual se reflecte em níveis superiores de desempenho na retenção e no transfer de aprendizagem

VARIABILIDADE das CONDIÇÕES de PRÁTICA Prática Constante Prática Variada por Blocos Prática Variada por Séries Prática Variada ao Acaso ou Aleatória INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL