INTERACÇÃO MÃE/ BEBÉ “…estes momentos interpessoais são cruciais na formação de experiências através das quais o bebé aprende a relacionar-se com outras.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS SEIS SUBFASES DO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR - Jean Piaget
Advertisements

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Movimento Retilíneo Uniforme
Linguagem dos Gestos.
DETALHE PLANO GERAL ABSOLUTO Contextualização de espaço, tempo e/ou ação.
O Início da Comunicação
TEORIA DA VINCULAÇÃO A teoria da vinculação é um trabalho conjunto de Bowlby e Ainsworth. (Bretherton, 1992)
A Teoria da Vinculação.
CAPACIDADES PRECOCES O recém-nascido, para um observador casual, aparenta ser um ser desprovido de capacidades para perceber e actuar sobre o mundo. Será.
Repertório da “Mãe” e do Bebé   VOCALIZAÇÕES INFANTIS E REAÇÕES PARENTAIS Heidi Keller and Axel Schölmerich Osnabrück University Osnabrück, Federal Republic.
Conteúdo: - Operadores.
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Síndrome de Asperger.
AS EMOÇÕES.
S I T E M A N E R V O S.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
HUMANIZA CEPAC.
Cortesia ao Telefone.
RELAÇÕES PRECOCES.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Prof. MsC. Marco A. Togatlian
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Libras
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Movimentos voluntários e actos reflexos
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
SHANTALA: Massagem para bebés
Funções iniciais da oralidade
Orientação Educacional
ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA MOVIMENTO. O MOVIMENTO O MOVIMENTO é a base da vida.... está basicamente relacionado com tudo o que tem a ver com o ser humano,
Você sabe quando seu bebê está feliz?
Características da criança: perspectivas teóricas
Movimentos voluntários e atos reflexos
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
SISTEMA NERVOSO.
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
PSICOMOTRICIDADE.
Desenvolvimento motor
SISTEMA NERVOSO Prof. Víctor Pessoa.
Tipos de Comunicação.
Considerações Culturais:
Colacio.j Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Aguarde a rolagem automática dos slides.
Relações Precoces.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Metodologia de Ensino do Futsal
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
LINGUAGEM.
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS
DESENVOLVIMENTO FÍSICO NA INFÂNCIA.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA Profª.Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Roberto J. Fraga Moreira Roberto J. Fraga Moreira.
Ginástica Geral Ana Carolina Oliveira Cruz Gabriel Ribeiro de Oliveira
Aula 01 (pág. 113).
DNPM Ac. Fauze Lutfe Ayoub – 5º ano Fevereiro/2010 Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro Disciplina de Pediatria.
Como avaliar uma oficina?
BEM-VINDOS AO SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO DE LÍDERES DE TREINAMENTO 2013.
BRUNA BRAGGION MISSON. Etiqueta é um conjunto de regras cerimoniosas de trato entre as pessoas e que são estabelecidas a partir do bom senso e do bom.
VOCÊ PODE MELHORAR O SEU RELACIONAMENTO? Capítulo 10 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck Apresentação: Solveig I. Milharcic.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

INTERACÇÃO MÃE/ BEBÉ “…estes momentos interpessoais são cruciais na formação de experiências através das quais o bebé aprende a relacionar-se com outras pessoas.” (Stern, 1992)

REPERTÓRIO DA MÃE “A primeira revelação que o bebé tem do mundo humano consiste simplesmente em tudo quanto a sua mãe faça com o rosto, voz, corpo e mãos”. (Stern, 1992) Expressões faciais – são exageradas no espaço e no tempo, número limitado, estereotipadas. Careta, Surpresa Sorriso, Preocupação Simpatia.

REPERTÓRIO DA MÃE Vocalizações Semântica e sintaxe simplificada Variações na entoação, tonalidade e ritmo Olhar mútuo e longo Movimentos da cabeça Comportamentos individuais são, modo geral, apresentados em conjunto numa unidade coordenada.

REPERTÓRIO DO BEBÉ Olhar Posição da cabeça Permite seguir a mãe, ajuda a regular a relação Alargamento da rede de comunicação e exploração Posição da cabeça Diferente experiências sensoriais e motoras face à mãe Função de sinalização

REPERTÓRIO DO BEBÉ Expressões facias Primeiras expressões reflexas Sorriso – endógeno/exógeno/instumental Vocalizações Diferentes tipos de choro