Competências na Educação para a Hospitalidade Carlos Mello Liciane Rossetto Ferreira
A ÁGUIA QUE VIROU GALINHA
Auxiliar a águia a deixar de ser galinha...
COMPETÊNCIAS O objetivo agora não é só passar conteúdos, mas preparar — todos — para a vida na sociedade moderna. Philippe PERRENOUD
Ensinar aos alunos o que eles precisam aprender para ser cidadãos que saibam analisar, decidir, planejar, expor suas idéias e ouvir as dos outros. Enfim, para que possam ter uma participação ativa sobre a sociedade em que vivem.
Competência é ... é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações
Hospitalidade Do grego philoxenia, que significa amor para com estranhos: philos = amigo + xenos = estranho
Hospitalidade na antiguidade “praticai a hospitalidade” Rm 12:13 “era forasteiro e me hospedaste” Mt “Amai pois o estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito” Dt 10:19 Mito da presença de Zeus nas Olimpíadas
Competências para Hospitalidade MEC/Instituto de Hospitalidade
Perfil após a formação Agente multiplicador; valores de responsabilidade social, justiça e ética; compreender o meio social em seus aspectos, político, econômico e cultural; planejamento e gestão, desenvolver atividades em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais; assumir liderança; competência para empreender; compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento e desenvolvimento da autoconfiança; resolução de problemas macro e micro; planejar, organizar, implantar e gerir programas de desenvolvimento nas áreas da hospitalidade; atuação nos diversos setores do mercado; interesse na docência e pesquisa.
Aptidões 1. Disposição para a profissão: vocação e inclinação para lidar com os sentimentos das pessoas; 2. Qualidades comportamentais: confiança pelos clientes; 3. Conhecimentos técnicos 4. Conhecimentos sócio culturais e técnico - científicos
Competências para: Elaborar e executar ações referentes ao planejamento e organização da hospitalidade tanto em nível nacional quanto municipal ou empresarial diagnosticar e prognosticar novas áreas de negócios turísticos, de produtos à destinos; analisar efeitos das atividades de hospitalidade; interpretar a legislação pertinente; promover a gestão da excelência em serviço; desenvolver ações de marketing para o setor de hospitalidade.
Hospitalidade é amizade Aprender a sentir Hospitalidade é amizade
“o homem e a mulher são os únicos seres capazes de aprender com alegria e esperança, na convicção de que a mudança é possível. Aprender é uma descoberta criadora, com abertura ao risco e a aventura do ser, pois ensinando se aprende e aprendendo se ensina”. Paulo Freire