GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
Podcast e transmissão de rádio via internet
Rádio: Gênero publicitário
Sonorização de Pátio Escolar
PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT)
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Mapa Mural da Sustentabilidade
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
Documentação de projetos
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Como elaborar um projeto
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Curso Rádio Escolar: Como Implementar
COMO TRANSFERIR SUA CONTA DA PREFEITURA (HOTMAIL) PARA SEU PESSOAL
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Conceitos de Educação a Distância
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Projeto Político-Pedagógico
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Pederneiras- São Paulo
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Projeto Jornal Mural Professores
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Profa. Reane Franco Goulart
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Curso de Licenciatura em Pedagogia Projeto Interdisciplinar –
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
SALA DE AULA INTERATIVA Autor: Marco Silva ALUNA: Deborah Orlandini Ferroco Faculdade de Educação - UERJ.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia.
Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012

Cronograma Projetos educomunicativos: o que são, por que e como implementá-los A escola como ecossistema comunicativo / O papel do gestor de projetos educomunicativos / Os fluxos de comunicação na escola Porque e como escrever um projeto Instrumentos de avaliação / Gestão do conhecimento / Gestão de recursos e de produtos da Comunicação

A escola como ecossistema comunicativo Fechada ou aberta? Unidirecional ou bidirecional? COMUNICAÇÃO Monológica ou dialógica? Centralizada ou participativa?

Retomando...

Identificando necessidades e desejos de mudança TAREFA Qual modelo de ensino está sendo reforçado pela COMUNICAÇÃO na escola: Modelo centrado no professor? Modelo centrado no aluno? Modelo centrado nas ferramentas? Modelo centrado nas relações? Quais as implicações disso?   O uso das ferramentas: Enfatiza o conteúdo, o resultado ou o processo?  Estimula o raciocínio e a reflexão? Problematiza? 

Identificando necessidades e desejos de mudança TAREFA 3. Qual a concepção de COMUNICAÇÃO que está sendo reforçada: linear/unidirecional ou circular/participativa? 4. Explora-se a diversidade de linguagens que os meios oferecem? As linguagens são bem combinadas, integradas? 5. A COMUNICAÇÃO tem permitido transformar receptores passivos em produtores ativos de mensagens midiáticas?

A partir das observações feitas, refletir: Como o conceito de educomunicação vem sendo apropriado (compreendido e replicado) pelos educadores? Podemos identificar práticas educomunicativas nas escolas? Justificar, exemplificar. Qual é o perfil do gestor de projetos educomunicativos?

Educomunicação A Educomunicação define-se como “um conjunto de ações inerentes ao planejamento, implementação e avaliação de processos, programas e produtos destinados a criar e a fortalecer ecossistemas comunicativos.” (SOARES, 2010) O QUE ISSO QUER DIZER?

A escola como ecossistema Locus da ação educomunicativa ECOSSISTEMA COMUNICATIVO A escola como ecossistema Locus da ação educomunicativa Educomunicação: opção pelo diálogo aberto e franco como metodologia de ensino, aprendizagem e convivência Espaço de convivência e de ações comunicativas. Pode ser mais ou menos fechado, mais ou menos flexível. Pode promover ou não a gestão participativa A relação dialógica vai além da tecnologia adotada. Surge da escolha por uma forma de convívio humano

Nesse contexto, a ESCOLA passa a ser: Espaço de troca (e não de transmissão de um para muitos) de saberes, experiências, informações, percepções e sentimentos; Lugar de interação de elementos humanos e técnicos como lousa, giz, livro, computador etc. (e não de submissão de seres humanos à técnica).

A EDUCOMUNICAÇÃO é entendida como: Conjunto de AÇÕES sustentadas por PRESSUPOSTOS TEÓRICOS com o objetivo de MELHORAR A COMUNICAÇÃO HUMANA e, portanto, as relações sociais. Essas ações visam: DEMOCRATIZAR O ACESSO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, promovendo a compreensão de suas linguagens e de seus processos de produção; ESTIMULAR INTERAÇÕES presenciais e à distância por meios analógicos e/ou digitais; Propiciar à Educação um ESTUDO AMPLO E CONTÍNUO DOS MEIOS E DAS INTERAÇÕES COMUNICATIVAS que influenciam o ambiente escolar.

GESTOR de projetos educomunicativos Sujeito capaz de: Identificar conflitos em um ecossistema comunicativo; Refletir sobre suas origens; Propor intervenções com o objetivo de superá-los, valendo-se de conhecimentos sobre as tecnologias da comunicação e dos processos de produção e de recepção de mensagens.

Reflexão sobre a Educomunicação No momento em que as potencialidades das tecnologias interativas acenam para a quebra da unidirecionalidade e da centralização das comunicações, o conceito de comunicação dialógica, relacional e transformadora de Freire oferece uma referência normativa revitalizada, criativa e desafiadora para todos aqueles que acreditavam na prevalência de um modelo social comunicativo humano e libertador. (LIMA, op.cit., 2001, p.69) Parte1 Parte 2 PAULO FREIRE (1921-1997) A matriz de sua teoria está presente no pensamento de vários outros teóricos da comunicação que subsidiam a reflexão sobre a Educomunicação.

Voltando... Como o conceito de educomunicação vem sendo apropriado (compreendido e replicado) pelos educadores? Podemos identificar práticas educomunicativas nas escolas? Justificar, exemplificar. Qual é o perfil do gestor de projetos educomunicativos?

Atividade Representar, por meio de um fluxograma, o ecossistema comunicativo da escola, identificando os canais, os atores e as direções dos fluxos de comunicação que exercem influência sobre o ambiente escolar. Apontar os “lugares” onde ocorrem “ruídos” na comunicação. Discutir com o grupo a possibilidade de uma intervenção educomunicativa com o objetivo de reduzir os “ruídos” na escola.

Fontes O "ECOSSISTEMA COMUNICATIVO" DO EDUCOM.RÁDIO Teresa Melo http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/68.pdf CONCEPÇÃO DIALÓGICA E AS NTIC: A EDUCOMUNICAÇÃO E OS ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS Ademilde Silveira Sartori Maria Salete Prado Soares http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/86.pdf   ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares http://www.cesnors.ufsm.br/professores/carolcasali/projetos-em-educomunicacao/ecossistemas%20comunicativos.pdf

Quem somos? FORMADORES COORDENAÇÃO • Alda Ribeiro • Anderson Zotesso • Isabel Santos • Izabel Leão • Márcia Coutinho • Marciel Consani • Paola Prandini • Paula Carolei • Paulo Teles • Richard Romancini • Salete Soares • Silene Lourenço COORDENAÇÃO  Carlos Alberto Mendes de Lima (gestão)  Leonardo Moncorvo (apoio)  Isabela Rosa da Silva (apoio)  Diego Balbino (apoio)