Junho e Agosto 2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
DIRETRIZES CURRICULARES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
Avaliação Institucional
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
CAOP-Consumidor (MPPE)
A Educação Mediada pela Tecnologia
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
CAOP-Consumidor (MPPE)
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD- NO RIO GRANDE DO NORTE
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Educação Ambiental - GPEEA
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Rotina na Alfabetização:
Programa Ler e Escrever
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
Planejamento PNAIC 2014.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Portfólio de Estágio Supervisionado
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
CURRICULO +.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Orientação Técnico-Pedagógica
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!
Jornal como Recurso Didático
Sugestão de Atividade:
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Elementos da Cartografia
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Ensino Médio e Educação Profissional
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Por que o jornal na escola?
PROGRAMA DE INOVAÇÃO DOCE(NTE) PID DO PIMENTA ANO 2015.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Junho e Agosto

ENCONTRO IV

PARTE I Apresentação da Lição de casa

Retorno com apresentação dos resultados dos exercícios realizados do 2º Encontro para o 3º, feito pelos Professores, alunos e comunidade.

PARTE II Exemplos da Apropriação do Território Ação Escola e Comunidade:

A formação e o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a vivencia de uma cultura de transparência, coletividade e aumento da capacidade de multiplicação dos conhecimentos são os principais objetivos dentro da Ação Escola e Comunidade.

Atividades já desenvolvidas...

Criação da Área de Influência da EMEF Procópio Ferreira:

Eleição dos Representantes:

Realização de Oficinas: Maquete: Vídeo: Jornal:

Realização de Oficinas: Pesquisa de Campo: Redes:

Portal: (A viagem)

O centro do Projeto destacam-se duas vertentes complementares, sendo a primeira a criação de um Acervo Digital amplo e a segunda de compartilhamento desse Acervo através de Redes Digitais de intranet e internet.

Pesquisa/Diagnostico: Profissão dos Pais: heet/viewform?from =true&f ormkey=dEdCdm9JcktyRVgtV3p GUkY2ODJzYWc6MQ

Quem hoje aprende amanhã ensina: A aluna Adriana Patrício que fez parte da produção e do aprendizado na construção deste vídeo, hoje é atual oficineira de vídeo na parceria da Casa dos Meninos com a EMEF Procópio Ferreira: Documentário: Copa pra Quem?

PARTE III Proposta do Modulo de Formação do Grupo de Estudos do Território

Modulo: Grupo de Estudos do Território - GET: Para transformar a realidade é necessário conhecê-la... Objetivo: Realizar atividades interdisciplinares no âmbito escolar que traga para os alunos a percepção da necessidade de construção de uma base de informações que possa sedimentar seus desejos de mudanças a partir da realidade do local onde se vive.

FaseDescrição Domínio do território que se vive Estudo do Censo: O objetivo principal é destacar a importância da coleta de dados e uso das informações. Os dados utilizados para o trabalho são os dados do Censo demográfico realizado pelo IBGE em Pesquisa de Campo: Desenvolvimento de conceitos sobre a coleta de informações. Reforçar a idéia de que a informação é um valioso instrumento para a compreensão do mundo. Aprofundamento dos conceitos implícitos à pesquisa. Desenvolver conceitos sobre a coleta de informações no território; Discussão sobre as formas de pesquisa; Planejamento das informações a serem coletadas; Apresentação de Caminhos e técnicas para a coleta de informações, visando sua a posterior utilização nos bancos de dados; Construção de Maquete topográfica: Conhecimento sobre as técnicas de relevo e curvas de nível para a adição de informações coletadas em pesquisas de campo; conhecimentos básicos de geografia e cartografia.

Formação Especifica Jornal da Escola: Está temática da comunicação centrará forças na leitura, interpretação e produção de textos, através da elaboração de matérias, tendo como etapa: Construção das Matérias: o Compreensão do gênero textual utilizado para a construção de uma matéria jornalística; o Escolha dos Temas das Matérias que serão escritas para o Jornal que esteja ligado a escola e a comunidade; o Escolha das Imagens; o Produção das Matérias; o Correção dos Textos, juntos aos professores da escola; Edição e Diagramação; o Construção do Plano de Distribuição e sua execução.

Formação Especifica Produção de vídeos – com foco na produção de vídeos-aulas: Etapas de preparação de um vídeo: Roteiro: Escolha de um Tema que esteja ligado aos conteúdos trabalhados dentro da sala de aula, podendo assim, juntos aos professores produzir vídeos-aula de forma dinâmica e que fortaleça o processo de aprendizado dentro e fora da escola; Local; Filmagem: Compreensão do uso dos Equipamentos de filmagem. Realizar as filmagens; Edição e finalização do vídeo; Organizar e realizar apresentação dos vídeos prontos;

Formação Especifica Informática: Esta oficina tem como objetivo a formação de monitores de Informática, fazendo parte deste processo, a realização na pratica da reprodução dos conhecimentos adquiridos nesta temática, para outras pessoas da comunidade que ainda não tenham o mesmo domínio de informática adquirido pelos alunos que participaram desta formação especifica. Os conteúdos a serem trabalhados nesta oficina terão como base: Trabalhar com programas de Edição de Texto, desenvolvendo o uso e manuseio do teclado e do mouse; Trabalhar a construção e organização de dados a através de tabelas e gráficos; Estabelecer o acesso a Rede de Internet, como possibilidade de comunicação e de acesso a informações sobre diversos assuntos;

PARTE IV Conhecer para mudar Exercício de mapeamento

1.Banco de Dados: Pesquisa/Diagnostico: Aprendendo na pratica com se elabora um questionário, e transformá-lo em pesquisa/diagnostico aplicada junto aos alunos dentro e fora da escola. drive.google.com/?tab%3Doo%26authuser%3D0%23&followup= om/?tab%3Doo%26authuser%3D0&ltmpl=drive

2. Mapeamento: Possibilidades....I3geo ?7dek1oh6apnnook70eai05avt5

PARTE V Conhecer para mudar Construindo o Plano Ação

Trabalhar com o modelo de arquivo para a construção do Plano de Ação

PARTE VI Conhecer para mudar Avaliando o Conteúdo trabalhado pelo Instituto Lidas

Avaliação do Curso de Formação: Estudo da Realidade Local