SPED - FISCAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nota Fiscal Eletrônica NF-e
Advertisements

SPED Abrangência ECD – Escrituração Contábil Digital; EFD – Escrituração Fiscal Digital; NFe – Nota fiscal Eletrônica.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA COORDENADORIA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS VISÃO GERAL DO SISTEMA SIMPLES / SERPRO – E ROTINAS.
Proposta de Protocolo ENAT.
ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA UMA ABORDAGEM PRÁTICA
Projeto Nota Fiscal Eletrônica.
SEFAZ RORAIMA GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA SECRETARIA DE FAZENDA
Sistemas Integrados InterDigit
NF-e x NF Formulário (1/3)
Fórum sped secon-pa 2013 PROJETO SPED DO ESTADO DO PARÁ
(Protocolo 49/08, Decreto/SC 1.401/08, Anexo III do RICMS/SC)
Consulta obrigados a emissão de CT-e
Visão Fiscal Quais cuidados devemos ter para que as informações fiscais no sistema estejam corretas ?
Melhores Práticas do Cenário SPED no Brasil e o futuro do SPED
Sistema Público de Escrituração Digital
Nota Fiscal Eletrônica Helder da Silva Andrade
Prestação de Contas de Viagens
Projeto Nota Fiscal Eletrônica
Cofis/RFB.
Guia para geração e importação do SPED FISCAL e PIS/COFINS
SPED -Sistema Público de Escrituração Digital Instituído pelo Decreto de 22/01/2007 Faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo.
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
Normas relativas ao ICMS Nas operações de Logística e Armazém Geral
Coordenação de Implantação:
O SPED O Sistema Público de Escrituração Digital tem por objetivo promover a integração entre os órgãos reguladores e de fiscalização da União, FISCOS.
Manual Protheus 11.
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo Projeto SPED em São Paulo
Retaguarda – Cadastro de Empresa IdentificaçãoRET_020 Data Revisão28/10/2013.
Retaguarda - Cadastrar Empresa. Objetivo Cadastrar os dados da empresa que adquiriu o sistema. As empresas cadastradas no sistema, a partir desta tela,
Entendendo o Sped como um projeto de investimento em competitividade por: prof. Roberto Dias Duarte “Somente se melhora o que se pode medir”, Vicente Falconi.
Pré –requisitos para gerar o EFD – SPED PIS/COFINS
MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE X CLIENTE
Atendimento completo de todas as obrigações federais, estaduais e municipais, bem como manter os dados fiscais em conformidade com a complexa legislação.
Produto Objetivo Disponibilizar para o cliente uma consulta on-line e real-time aos órgãos fiscais competentes, nos âmbitos federal e estadual Situação.
Auditoria Contínua e SPED Nossa Visão Ser Sofisticadamente Simples traduzindo a complexidade fiscal com agilidade e atualização constante Promover Ética.
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
Como antecipar riscos através do cruzamentos de arquivos digitais?
ECF EMISSOR CUPOM FISCAL.
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
EFD-PIS/COFINS.
Sistema Público de Escrituração Digital
Sua Ideia é nossa maior estratégia. Em 2003 iniciamos os trabalhos com foco em prestar serviços de valor agregado em TI, provendo soluções e softwares.
Sobre a InterDigit Sistemas Estamos há mais de 15 anos no mercado e a nossa missão é entender a necessidade da cadeia de valores de nossos clientes e.
Odair Junior Bergamo Contato Contador – Especializando-se em Contabilidade e Controladoria Empresarial.
JUNHO 2015 EFD Contribuições - Frete Municipal (Serviço) no Bloco A.
MÓDULO DE OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS.
ECF RESPONDE JULHO/2015.
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
APRESENTAÇÃO Aliando a competência profissional aos investimentos em tecnologia e a vasta experiência nas áreas trabalhadas, a Redígolo Consultoria vem.
deposito fechado icms deposito fechado icms
remessa para armazém geral
COMUNICADOS SOBRE SPED. BLOG 06/janeiro/2011 BLOG 06/Janeiro/2011.
Relatórios Publicados
Cálculos Fiscais - ICMS
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
Cadastro de Empresa. OBJETIVO: Cadastrar os dados da empresa que adquiriu o sistema. As empresas cadastradas no sistema, a partir desta tela, terão influência,
S I N T E G R A NOVO ENFOQUE DO FISCO Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.
Sistema Público de Estruturação Digital 1. 2 CADASTROS – Bloco 0 20 Registros 119 Campos 3.
Fechamento Fiscal. Objetivo Atendimento completo de todas as obrigações federais, estaduais e municipais, bem como manter os dados fiscais em conformidade.
Multicon Assessoria Contábil
HENRIQUE OLIVEIRA GADELHA
Consultoria Tributária , Jan/2016
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) Tadeu de Souza Lourenço Ferreira 26/11/2010.
Encontro Sefaz e Fórum Empresarial de Sergipe SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA Aracaju, novembro de 2014.
Gestão Fiscal, Fevereiro/2016 GIA ST Alteração Layout DIFAL.
FECP-RJ E AMPARA-RS Gestão Fiscal, Maio/2016.
Gestão Fiscal, Março/2016 Fundo Estadual de Combate à Pobreza - FECOP ST - CE.
Transcrição da apresentação:

SPED - FISCAL

DISPOSITIVOS LEGAIS - Principais ATO COTEPE 35/05 – 1° Ato – instituiu layout. ATO COTEPE 70/05 – Alterou o ATO COTEPE 35/05, apresentando mudanças no layout. ATO COTEPE 82/06 – Apresentou significativas mudanças no layout, eliminando registros que não estavam relacionados a área fiscal, sendo revogado pelo ATO COTEPE 11/07. ATO COTEPE 9/08 - Revogou o ATO COTEPE 11/07, instituindo novo prazo para a entrada em vigor. Junho de 2008.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS ATO COTEPE 70/05: Layout completo, contendo informações praticamente de toda a movimentação empresarial, Somente o DF, através da Portaria n° 210/06, instituiu a obrigatoriedade de entrega de informações através de parte do layout. No DF a maioria dos contribuintes entregam apenas o Bloco E. Demais contribuintes (Grandes Empresas) entregam os Blocos C e D, e também o Bloco E. Bloco E - Documentos Fiscais no formato sintético e dados da apuração do ICMS e IPI. Bocos C e D – Documentos Fiscais de mercadorias e serviços sujeitos ao ICMS, de forma análitica. Os dados dos Blocos C e D, são gerados pelo sistema de gestão empresarial do contribuinte e incorporados no momento da geração do arquivo pela Escrita Fiscal, cujo conteúdo vai além do normalmente utilizado na escrituração fiscal, devendo estes dados serem extraidos da sua origem.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS ATO COTEPE 82/06: Mudança no conteúdo do layout. Passou a apresentar apenas os registros relacionados aos documentos fiscais. Separou as informações da contabilidade e folha de pagamento. Os documentos fiscais devem ser gerados apenas nos Registros dos Blocos C e D. No Bloco E, foram retirados os registros dos documentos fiscais de forma sintética. ATO COTEPE 09/08: Determinou nova data de entrada em vigor. 01.06.2008.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS – EFD Digital Apesar da expressão de “Escrituração Fiscal Digital”, é importante ressaltar que a nova exigência em relação aos documentos fiscais, vai muito além do que é apresentado na escrituração atual, em que a NF é registrada pelos seus totais, bem como, superior às atuais gerações de arquivo, como exemplo o Sintegra. Para ilustrar melhor o aumento da complexidade dos dados, podemos citar alguns registros que serão solicitados no bloco [C], relativo aos documentos fiscais das operações com mercadorias e bloco [E], relativo a apuração do ICMS e IPI: C100 – Registro da NF C110 – Informações Complementares da NF C113 – Documento Fiscal Referenciado C115 – Local da Coleta e da Entrega C140 – Fatura C141 – Vencimento da Fatura C160 – Volumes Transportados C170 – Itens do Documento E110 – Apuração do ICMS – Operações próprias E111 – Ajustes da Apuração do ICMS E520 – Apuração do IPI E530 – Ajustes da Apuração do IPI. Como se pode notar pela descrição dos registros, o conteúdo avança sobre informações até então não solicitadas pela simples escrituração fiscal.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS – EFD Digital É de fundamental importância o conhecimento da Estrutura da EFD – Digital, para que se possa extrair os dados na sua origem, evitando o retrabalho no registro de informações que foram previamente gravadas no ambiente empresarial. Os profissionais dos escritórios de contabilidade, responsáveis pelo cumprimento das obrigações fiscais de seus clientes, devem se atentar não só para o sistema utilizado no seu escritório, mas, principalmente pelos sistemas de gestão empresarial utilizados pelos seus clientes. Este conceito é importante, pois, permite que as informações extraidas cada uma na sua origem, sejam reunidos em um único arquivo, já que os dados dos documentos fiscais devem extraidos do sistema de gestão empresarial e os dados da apuração devem ser extraidos do sistema de escrita fiscal Caso o usuário resolva tomar para si, o trabalho de redigitar todos estes dados em função do sistema de gestão empresarial do seu cliente não atender às novas exigências, aumentará em muito o custo da sua prestação de serviço, em função do aumento de tempo que levará para realizar a escrituração adicional dos detalhamentos provinientes do sistema de gestão empresarial como, dados do estoque, dados do financeiro, dados analiticos da emissão do documento fiscal.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS – EFD Digital Neste processo o sistema de escrituração fiscal deverá estar apto a unificar as informações geradas pelo sistema de gestão empresarial com os dados pertinentes à apuração dos impostos, gerando assim um único arquivo com todos os dados exigidos pelo fisco. Os esforços para a unificação das informações entre os sistemas de gestão empresarial e os sistemas de escrituração fiscal, trarão segurança e ganho de produtividade para o Escritório de Contabilidade com o cumprimento de mais uma exigência. Assim, com o novo prazo para a entrada em vigor, os contabilistas, além de consultarem os recursos disponíveis em seu sistema de escrituração fiscal, devem consultar junto a seus clientes os recursos disponíveis em cada um dos sistemas utilizados.

AÇÕES A SEREM REALIZADAS – EFD Digital Apesar do ATO COTEPE n° 09/08, entrar em vigor a partir de 01/06/2008, existe a necessidade de que os Estados publiquem norma, regulamentando a forma de entrega pelos seus contribuintes, no mesmo procedimento já realizado pelo DF. A EXACTUS, através de seus colaboradores, tem acompanhado diariamente as mudanças legais, e esta preparada para implantar as alterações assim que publicadas pelos orgãos competentes.

SPED FISCAL.