A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento em perspectiva comparada: as respostas à globalização e os padrões de integração internacional da Ásia e da A.L. pós 1980 Referência:
Advertisements

Capitalismo e Globalização
A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
A CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Colóquio Internacional O capitalismo com dominância financeira: uma análise comparada dos países avançados e emergentes Integração produtiva Campinas,
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
O conceito de logística já existe desde a década de 40, quando foi utilizado pelas Forças Armadas norte-americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Ele.
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Comércio e Desenvolvimento
Bibliografia: texto [11]
O modelo de preços em oligopólio de Sylos-Labini
Movimentos Internacionais de Fatores
Internacionalização de Empresas (Eco 02049)
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Introdução Curva de Oferta Teoria da Produção Teoria da Firma
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
Comércio internacional
Logística e Gerenciamento da
Regionalização por nível de Desenvolvimento
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
CAP. 2 COMÉRCIO E TECNOLOGIA: O MODELO RICARDIANO 1
Parte IV: Transformações Econômicas nos Anos Recentes
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Representação de uma economia: o fluxo circular da renda
Perguntas: 1 - Cliente mais bem informado e exigente é um fator que leva as empresas a repensar sobre como operam os elementos da cadeia logística? 2 -
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Logística É a execução de atividades relativas a todo o tipo de movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores e compras. Toda a produção é realizada.
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960
A globalização econômica nos anos 1990
TEORIA DA PRODUÇÃO.
Introdução a Microeconomia
Teoria da Escolha do Consumidor
Crescimento da Produtividade Todos sabemos que este é o caminho para conseguir uma melhora no desenvolvimento econômico, porem não sabemos como alcança-lá;
Capítulo 22 – Os países emergentes
Benefícios da participação em CGV
Economia Internacional
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
A indústria e a transformação da natureza
Logística de Distribuição R08 R08 Grupo 1992 Grupo 1992 Bruno Oliveira Bruno Oliveira Gustavo Basso Gustavo Basso Bruno Takatsu Bruno Takatsu Wesley Araujo.
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Empresas Multinacionais
Iniciando na logística empresarial
Seminário Avançado - Eletiva A
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
A 1ª questão que uma empresa em expansão deve enfrentar é se exporta ou produz localmente. Ex.: mercados emergentes x países ricos. Fatores a serem considerados.
Inovação Tecnológica, Exportação e Emprego no Brasil Março de 2006 IEA-USP Glauco Arbix Professor da USP Presidente do IPEA.
Expansão Internacional das empresas brasileiras: revisão e síntese
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Assuntos preliminares
O que é globalização ?.
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
Economia Conceitos Básicos.
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
Produção e Crescimento
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Geografia Rede SESI de Educação.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Parte IV: Transformações Econômicas nos Anos Recentes Capítulo 20: O Brasil e o Fluxo de Capitais: Dívida Externa, sua Crise e Reinserção nos anos 90.
Transcrição da apresentação:

A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO COMÉRCIO E INVESTIMENO DIRETO ESTRANGEIRO SEGUNDO A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO, DE RAYMOND VERNON (1966)

A PERGUNTA COLOCADA POR VERNON Entre fins dos anos 50 e início dos 60, as empresas norte-americanas iniciaram um movimento de instalação de plantas/fábricas no exterior (Alemanha, França, Inglaterra, ... etc), para onde, até então, elas apenas exportavam os seus produtos. Que fatores explicam essa tendência à internacionalização produtiva das empresas norte-americanas, ou seja, a inclinação por investir diretamente no exterior ao invés de exportar?

HIPÓTESE BÁSICA DA TEORIA DO CICLO DO PRODUTO A decisão das empresas norte-americanas de produzirem novos produtos, fora de seu país de origem, se explicava em função da cronologia do ciclo de vida do produto FASES DO CICLO DO PRODUTO introdução – desenvolvimento – maturidade Somente a partir de determinado estágio do desenvolvimento produto é que as empresas se engajariam em substituir a exportação de mercadorias pela estratégia de investimento produtivo direto no exterior.

SISTEMATIZANDO A HIPÓTESE DO CICLO DO PRODUTO Estratégia de localização  fase de desenvolvimento do produto  Vantagens de custos são de caráter dinâmico  Conhecimento do mercado (o fator aprendizado) “Os produtores r têm mais probabilidade de estar conscientes da possibilidade de lançar novos produtos em mercados do que o estariam os localizados em algum outro lugar”  Economias externas ( estrutura de fornecedores) comunicação entre produtor-consumidor e entre-empresas Disponibilidade e custo relativo dos fatores de produção Os requerimentos de fatores e sua importância relativa variam em função do ciclo do produto

Sintetizando o argumento da teoria do ciclo do produto Ciclo de vida do produto, exportação e IDERs A introdução de um novo produto no mercado norte-americano, dará lugar, inicialmente, a um fluxo de exportações dirigidas, num primeiro momento, a outros países desenvolvidos, e depois, aos países em desenvolvimento. Com o amadurecimento e a consolidação do produto, tomará lugar, paulatinamente, a estratégia de transferência de plantas produtivas para o interior daqueles países.

A LOCALIZAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS SEGUNDO AS FASES DO CICLO DO PRODUTO Fase inicial de introdução do novo produto •Especificações técnicas e de mercado pouco estáveis: prioriza a liberdade para alterar a combinação dos insumos •Alto grau de diferenciação do produto: fator renda importa mais que fator custos • Agilidade na comunicação entre empresas; consumidores, ... : fator-chave para a competitividade

Fase de maturação do novo produto •Aumento da demanda e do grau de padronização da produção - Diminui a necessidade de ter que contar com grande variedade de insumos/fornecedores e aumenta a possibilidade de economias de escala - Ganha importância o custo de produção do produto: matérias-primas, mão de obra e capital • Tendência ao deslocamento/transferência da produção para países com custo de mão-de-obra relativamente mais baixo e nível de renda elevado

Fase de Standardização do novo produto • As características da fase anterior do produto são reforçadas nesta fase - Aumento da escala de consumo -Aumento da padronização da produção - Aumenta a importância dos custos tradicionais em relação aos custos de pesquisar, testar ... o novo produto • Deslocamento/transferência da produção para países menos desenvolvidos, que de importadores passam a exportadores de bens para os países desenvolvidos

Representação esquemática do Ciclo do Produto

A contribuição da teoria do Ciclo do Produto à teoria do comércio e do investimento internacional 1) Estabelece um novo marco teórico para a explicação do comércio e investimento direto estrangeiro 2) Reforça o vínculo teórico entre produção e comércio - aprofundando a teoria de Burenstam-Linder O ponto de partida: considera que a teoria das vantagens comparativas é insuficiente para explicar o comércio internacional Porque ela desconsidera: A importância das economias de escala O pape da incerteza O papel das inovações

Avaliando a teoria do ciclo do produto: O que ela EXPLICA? Explica a tendência de as firmas norte-americanas, nos anos 50 e 60, optarem pela instalação de plantas produtivas nos países demandantes de suas exportações de produtos manufaturados Explica o início do processo de multinacionalização das empresas norte-americanas e européias Explica a emergência do fenômeno conhecido como internacionalização produtiva: Exportação de capitais sobrepondo-se à exportação de mercadorias – início da década de 60 e até meados dos 70.

Avaliando a teoria do ciclo do produto: O que ela NÃO explica? Não explica os padrões de investimento direto estrangeiro e de comércio prevalecentes dos anos 80 em diante, isto é, no contexto de integração dos mercados e da produção em nível mundial.  Os bens produzidos por empresas multinacionais já nascem internacionalizados Isto significa dizer: Eles são comercializados em todas as fases do processo produtivo, desde o conhecimento técnico necessário para fabricá-lo, passando pelos componentes e bens intermediários, até chegar ao produto final.

Avaliando a teoria do ciclo do produto: O que ela AINDA explica? Explica porque as empresas multinacionais (qualquer que seja o seu país de origem), em suas estratégias de localização de firmas subsidiárias, continuam priorizando os países intensivos em recursos naturais e/ou mão-de-obra barata.  São predominantemente estas as vantagens de localização tipicamente oferecidas por esses países.

Sistema Internacional de Produção/Distribuição (Produção de calçado de couro/alto padrão) Simulação Confecção solado Grandes Varejistas EUA Itália México Projeto e Desenho Brasil Argentina Uruguai Processamento/Couro (2) Confecção do calçado Processamento/Couro (1)