Movimentos Internacionais de Fatores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Factor de Mobilidade e Investimento Directo Estrangeiro
Advertisements

- O Setor Externo Fundamentos do Comércio Internacional
MACROECONOMIA.
Macroeconomia Aula 2.
Negócios Internacionais Capítulo 7 Factores de Mobilidade e Investimento Directo Estrangeiro International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
COMPETITIVIDADE 1. Conceito Caráter sistêmico
A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO
Comércio e Desenvolvimento
Bibliografia: texto [11]
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Fundamentos de Economia
O mercado de bens e a relação IS
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Internacionalização da Produção e Investimento Externo Direto (IED)
Desenvolvimento e inserção internacional
Comércio internacional
Maria Olívia de Souza Ramos
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Macroeconomia: O produto e a renda nacional
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
Investimento e Expectativa de Lucros
Luiz Carlos Bresser-Pereira 2 o. Encontro Nacional de Professores de Economia, Florianópolis, 12 de dezembro de 2011.
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Parte II: Determinantes do Produto
MICROECONOMIA.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Benefícios da participação em CGV
Economia Internacional
Noções gerais de Economia
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Economia na Primeira República
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Empresas Multinacionais
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Contabilidade Nacional
Introdução Análise IS-LM: Visão geral
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
MATRIZ BCG.
O Setor Externo da Economia
Glauco Martorano Vieira Filho. Evolução nas comunicações, ex: Internet. “copressão do espaço e tempo”: para alguns. Ciência casada com a produção. Revolução.
Fundamentos de Macroeconomia. Parte 2 - O Curto Prazo O Mercado de Bens.
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Mestrado Profissional em Economia PIMES - UFPE
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Manual de Economia e Negócios Internacionais
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho BRASIL século XX Até os anos 1930 do século XX a atividade econômica que predominava no Brasil era a monocultura.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Objetivos e Instrumentos
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Teoria Econômica Prof. Wesley V. Borges.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio. 2 Introdução Taxas de câmbio são importantes porque nos permitem comparar os preços dos bens e serviços de diversos.
Inflação Aula 9.
Transcrição da apresentação:

Movimentos Internacionais de Fatores

Do que se trata? A economia internacional estuda  Exportação/importação de bens e serviços  Movimentação internacional dos fatores de produção: Trabalho Capital Tecnologia

Movimento internacional de Trabalho A migração internacional de trabalho é similar, em suas causas e efeitos, ao comércio internacional com base em diferenças de dotação recursos interpaíses: - Deslocamentos do trabalho ocorrem dos países onde ele é abundante para países onde ele é escasso. Essa mobilidade do trabalho, porém, é imperfeita: enfrenta barreiras de mercado

Movimento internacional de Trabalho Mais importante do que a migração internacional do trabalho é o movimento internacional do capital (empresas) na busca do fator trabalho mais barato. Variáveis-chave que regulam o mercado internacional de trabalho: - Custo relativo da mão-de-obra (local/estrangeiro) - Requisitos de qualificação (conforme o ciclo do produto)

Movimento internacional do Capital  Capital financeiro Os empréstimos/aplicações internacionais envolvem um tipo particular de comércio: consumo presente e futuro O preço relativo que regula esse comércio intertemporal é a taxa real de juros Taxa real de juros depende: - oferta e demanda internacional (finanças) - Políticas macroeconômicas domésticas

Movimento internacional do Capital  Capital produtivo (Investimentos Diretos Estrangeiros) O agente que comanda esse processo são as empresas multinacionais A estratégia de internacionalização das empresas é explicada em função de dois motivos principais - Vantagens de localização ( oferecidas pelos países hospedeiros da firma que se internacionaliza) - Vantagens de internalização ( ex: integração vertical) - Vantagens de propriedade ( dos fatores de produção pela firma que se internacionaliza)

Movimento internacional do Capital Os motivos de localização das multinacionais são os mesmos de todos os contidos no comércio internacionais: a exploração dos fatores de produção em condição de vantagem de custos; Os motivos da internalização envolvem principalmente: - Estratégia de evitar transferir para outras firmas as tecnologias. - Integração vertical (às vezes inevitável, como fonte de vantagens de custos)

Movimento Internacional de Tecnologia Mercado muito imperfeito: elevadas barreiras à exploração/transferência do conhecimento tecnológico em nível internacional As empresas multinacionais procuram manter em seus países de origem (países do Norte) a parcela mais significativa de suas principais descobertas tecnológicas

Tecnologia, Comércio e Desenvolvimento O que está em questão? (4) O crescimento das exportações é função positiva dos esforços de inovação das empresas exportadoras e da capacidade do país em adaptar sua estrutura produtiva ao perfil da demanda internacional.

Tecnologia, Comércio e Desenvolvimento Diferentes setores apresentam diferentes potenciais de expansão no comércio mundial Como isto pode ser visto? - As exportações de “bens tradicionais” são de elevada elasticidade-preço e baixa elasticidade-renda da demanda - As exportações de bens “não-tradicionais” são de baixa elasticidade-preço e elevada elasticidade-renda da demanda

Tecnologia, Comércio e Desenvolvimento Isto implica dizer que: As exportações de alta elasticidade-renda tendem a crescer a taxas relativamente mais elevadas e mais sustentadas que as de alta elasticidade-preço A capacidade de agregação de valor pelas exportações depende mais da taxa de inovação que de vantagens comparativas de custos baseadas na abundância relativa dos fatores.