PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociologia da Educação: Espaços Escolares
Advertisements

Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
Pedagogia da pesquisa-ação
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
Projeto Pólítico-Pedagógico
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
EQUIPE: CADEP/NRE – TOLEDO/PR Claudete Miola de Castro Dianete Maria Ragazzan Elaine Colletti Trhun Marina Fátima G. de Brito.
GESTÃO ESCOLAR.
Educação no contexto do Trabalho
Gestão Competente da Escola Pública
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Plano de Trabalho Docente
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Elaboração do Projeto Político Pedagógico
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Universidade Federal de Uberlândia
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Revisita ao PPP.
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO Profª. Sandra Mara Martins Ribeiro

LEGISLAÇÃO: LDB 9.394/96 Art. 12, I: Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. Art. 13, I : Define a incumbência dos docentes com relação a participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Art. 14, I: Estabelece a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

CONCEPÇÃO DE ESCOLA A escola é concebida como espaço social marcado pela manifestação de práticas contraditórias, que apontam para a luta e/ou acomodação dos envolvidos na organização do trabalho pedagógico. (Veiga, 1995)

A organização do trabalho pedagógico escolar pressupõe: P L A N E J A M E N T O Projeto Político- Pedagógico Marco Situacional Marco Conceitual Marco Operacional Proposta Pedagógica Curricular ou Projeto Pedagógico Proposta Pedagógica Curricular O quê? O como? O por quê? O para quê? Plano de Trabalho Docente Organiza o ensino- aprendizagem em sala de aula. Parte da proposta pedagógica. Plano de Ação da Escola Organiza e articula as ações necessárias ao funcionamento do ponto de vista da gestão escolar. Plano de Ação da Equipe Pedagógica

Qualidade de aprendizagem para todos os alunos. PLANO DE AÇÃO P E D A G Ó I C O GESTÃO DEMOCRÁTICA P O L Í T I C E I X O S P R O J E T PROPOSTA PEDAGÓGICA FORMAÇÃO CONTINUADA QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS E DOS EQUIPAMENTOS DA ESCOLA NÍVEIS E MODALIDADES ENSINO Qualidade de aprendizagem para todos os alunos.

CONCEITUANDO É Projeto... No sentido de planejamento, meta, rumo, direção, ação intencional, sentido explícito, compromisso coletivo. É político.... No sentido de compromisso com a formação das gerações jovens para uma sociedade, mais democrática, mais solidária. É pedagógico... No sentido de definir as ações educativas e s características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.

O QUE É PPP? É um documento que não se reduz à dimensão pedagógica, nem muito menos ao conjunto de projetos e planos isolados de cada professor em sua sala de aula. (Veiga, 1998) É um produto específico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influencia e que pode ser por ela influenciado. Processo permanente de reflexão e discussão acerca dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade. (Veiga, 1995)

ETAPAS Construção Implementação Avaliação

OBJETIVO Reduzir os efeitos da divisão do trabalho, da fragmentação e do controle hierárquico.

CARACTERÍSTICAS QUANTO À CONCEPÇÃO Processo coletivo de decisões; Desvelar conflitos e contradições; Conter propostas de superação; Compromisso com a formação das novas gerações; Processo pedagógico na perspectiva transformadora.

CARACTERÍSTICAS QUANTO À EXECUÇÃO Um projeto é de qualidade quando: Nasce da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem; É exeqüível e prevê as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação; Implica ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola; É construído continuamente, pois, como produto, é também processo, incorporando ambos numa interação possível.

PRINCÍPIOS NORTEADORES Igualdade de condições para acesso, permanência e conclusão da escolarização. Educação com qualidade formal e política para todos. Gestão Democrática Liberdade e autonomia Valorização do Magistério Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS Filosóficos – Sociológicos; Psicológicos; Pedagógicos: Didático- Metodológicos.

VALIDADE DO PPP Ser um instrumento clarificador da ação educativa da escola em sua totalidade. (Veiga, 1998) A legitimidade de um PPP está devidamente ligada ao grau e ao tipo de participação de todos os envolvidos com o processo educativo da escola, o que requer continuidade de ações. (Veiga, 1998)

ELEMENTOS BÁSICOS Finalidades da escola (cultural, política, social, formação profissional e humanística) Estrutura organizacional (administrativa e pedagógica) Proposta pedagógica (currículo formal e oculto) Tempo escolar Processo de decisão (gestão democrática) Relações de trabalho (solidariedade, participação coletiva) Avaliação

Construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico Marco Situacional Marco Conceitual Marco Operacional Expressa a opção teórica que revela a utopia social e educacional: o que se pretende alcançar em termos de transformação da prática pedagógica e social. Apresenta as grandes linhas de ação referentes: gestão democrática; currículo escolar; formação continuada e qualificação das condições físicas e didático-pedagógicas da escola. Identifica, explicita e analisa os problemas e necessidades presentes na realidade social e suas influências nas práticas educativas da escola.

O processo de construção do PPP é dinâmico e exige esforço coletivo e comprometimento; não se resume, à elaboração de um documento escrito por um grupo de pessoas para que se cumpra uma formalidade. É concebido solidariamente com possibilidade de sustentação e legitimação. (Veiga, 1998)

AVALIAÇÃO Auto-avaliação Conselho de Classe Avaliação do rendimento do aluno Avaliação dos Segmentos Avaliação do PPP Avaliação Institucional

AVALIAÇÃO DO PPP Parte da necessidade de se conhecer a realidade escola; Busca explicar e compreender criticamente as causas da existência de problemas, suas relações, suas mudanças e se esforça para propor ações alternativas. Caráter criador conferido pela autocrítica.

Análise do PPP vinculado aos aspectos políticos e sociais. Não rejeita as contradições e os conflitos. Tem compromisso mais amplo do que a mera eficiência e eficácia das propostas conservadoras. Acompanhar e avaliar o PPP é avaliar os resultados da própria organização do trabalho pedagógico É um ato dinâmico que qualifica e oferece subsídios ao PPP. Imprime uma direção às ações dos educadores e dos educandos.

MOMENTOS DA AVALIAÇÃO Descrição e problematização da realidade escolar. Compreensão crítica da realidade descrita e problematizada. Proposição de alternativas de ação, momento de criação coletiva.

Construir um PPP significa enfrentar o desafio de mudança e de transformação, tanto na forma como a escola organiza seu processo de trabalho pedagógico como na gestão que é exercida pelos interessados, o que implica o repensar da estrutura de poder da escola. (Veiga, 1998)