PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE NAVEGANDO PELO GOOGLE EARTH EMEF Professor Antonio de Sampaio Dória
INTRODUÇÃO Google Earth é uma espécie de navegador com a função de um Atlas Geográfico. Possui uma biblioteca de mapas e fotografias com a qual se pode visualizar tridimensionalmente qualquer local do planeta. As imagens apresentadas no Google Earth foram capturadas de satélites e possuem ótima qualidade, porém, nem todas as cidades brasileiras são nítidas e aproximáveis. Para solucionar esse problema, é preciso utilizar um plugin (aplicativo) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que traz diversas informações e localizações de todos os municípios do Brasil, incluindo fotos e destaques sobre locais importantes. Esse programa possibilita que, ao sobrevoar uma determinada região, se verifique a realidade local de modo diferente dos esquemas e representações estáticas dos livros didáticos. A comparação de lugares é imediata, possibilitando o levantamento de hipóteses, diferentes modos de ler e estabelecer relações.
PÚBLICO ALVO Alunos do Ciclo I e II do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos
PERÍODO DE REALIZAÇÃO Fevereiro de 2010
OBJETIVOS Desenvolver habilidade de localização espacial em relação a um ponto dado e a si mesmo. Promover a compreensão e interpretação de realidades locais e espaciais, bem como a identificação de construções e arquiteturas especiais. Estimular o raciocínio relativo à representação cartográfica como percepção visual, escala, simbologia e localização. Instrumentalizar os alunos oferecendo os recursos existentes para registros e organização das atividades elaboradas. Acompanhar a utilização destes recursos estimulando os alunos a compreenderem a função das ferramentas e a sua aplicabilidade.
RECURSOS E SOFTWARES Programa Google Earth Editor de texto Microsoft Word Conexão da Internet.
METODOLOGIA ANTES Conhecendo o que os alunos sabem a respeito do navegador Google Earth Foi apresentado aos alunos a proposta de trabalhar com o navegador Google Earth, explicando que é uma espécie de Atlas Geográfico na Internet. Foi feito um levantamento do que eles sabem sobre esse programa, perguntando se consideram possível localizar a escola por meio do computador, se já pesquisaram na Internet mapas antigos de cidades ou fotos de algum lugar conhecido e o que mais pensam que possa ser localizado no Google Earth.
METODOLOGIA Descobrindo juntos a localização da escola Como sugestão e desafio, os alunos tinham que localizar: Mundo América do Sul Brasil São Paulo Zona Sul Jardim Miriam EMEF Professor Antonio de Sampaio Dória
METODOLOGIA Houve um resgate da localização do Brasil em relação ao planeta, destaque para: Estado, cidade, região e bairro. Foi observado os Oceanos e Continentes, as coordenadas de latitude e longitude. Utilização da bússola que auxilia o navegador na localização da direção (norte, sul, leste e oeste). Foi possível utilizar uma régua vertical, localizada na parte superior do mapa, onde o sinal de mais (+) aproxima e o de menos (-) afasta da localidade. Ao sobrevoar a cidade, os alunos puderam observar alguns pontos conhecidos: monumentos, avenidas e elevações.
METODOLOGIA DEPOIS Os alunos localizaram em São Paulo - Praça da Sé - marco zero da cidade, o Museu do Ipiranga. Os alunos foram estimulados a visitar outros lugares no Mundo como: Egito, França, Japão, lugares de origem, etc. No dia-a dia os alunos passaram a utilizar muito o software para pesquisar diversos locais.
AVALIAÇÃO Momento de avaliar se os alunos aprenderam a utilizar os recursos do programa com autonomia. Foram desafiados a encontrar diversas coisas no software. Responderam a pergunta: “O que aprendi com esse projeto?”.
CRÉDITOS PMSP – Prefeitura do Município de São Paulo SME – Secretaria Municipal de Educação Diretoria Regional de Ensino de Santo Amaro(DRESA) EMEF Professor Antonio de Sampaio Dória Laboratório de Informática Educativa POIE: Vera Lucia Fonte: Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever Tecnologias na Educação http://www.educarede.org.br