PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Bruna Lima e Maryanne Morais
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
EMEF Professor Antonio de Sampaio Dória CARLOS E DOUGLAS 5ªA
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Cristiane jonas Francisconi
O uso dos softwares nas escolas
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Prefeitura do Município de São Paulo
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
Da alfabetização cartográfica à leitura crítica e ao mapeamento consciente –unid-2 Representando a terra:como cartografar o planeta?
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
OS VÍDEOS DA TV ESCOLA E TV ABERTA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
O Espaço e Suas Representações
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Profa. Reane Franco Goulart
Sugestão de Atividade:
Deise Kramer Lima Fernandes
Macabíadas - o esporte unindo e aproximando
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
EMEF Prof. Antonio de Sampaio Dória DRESA
Projeto Copa do Mundo Curiosidades
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
REPRESENTAÇÃO: OS MAPAS
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho
Criações visuais/ história da arte e HQ's
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
GEOGRAFIA Terra - Estudo
Por que o jornal na escola?
Elisângela Costa Rodriguês Aragão Fernanda Soares Godoi Yano do Canto
RESPONSÁVEIS  Euzebio - Sala de tecnologias  Célia - Professora regente  Alunos do 5º Ano Vespertino.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
Orientação e Localização
O planeta Terra no sistema solar.
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Introdução Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2008, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE NAVEGANDO PELO GOOGLE EARTH EMEF Professor Antonio de Sampaio Dória

INTRODUÇÃO Google Earth é uma espécie de navegador com a função de um Atlas Geográfico. Possui uma biblioteca de mapas e fotografias com a qual se pode visualizar tridimensionalmente qualquer local do planeta. As imagens apresentadas no Google Earth foram capturadas de satélites e possuem ótima qualidade, porém, nem todas as cidades brasileiras são nítidas e aproximáveis. Para solucionar esse problema, é preciso utilizar um plugin (aplicativo) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que traz diversas informações e localizações de todos os municípios do Brasil, incluindo fotos e destaques sobre locais importantes. Esse programa possibilita que, ao sobrevoar uma determinada região, se verifique a realidade local de modo diferente dos esquemas e representações estáticas dos livros didáticos. A comparação de lugares é imediata, possibilitando o levantamento de hipóteses, diferentes modos de ler e estabelecer relações.

PÚBLICO ALVO Alunos do Ciclo I e II do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos

PERÍODO DE REALIZAÇÃO Fevereiro de 2010

OBJETIVOS Desenvolver habilidade de localização espacial em relação a um ponto dado e a si mesmo. Promover a compreensão e interpretação de realidades locais e espaciais, bem como a identificação de construções e arquiteturas especiais. Estimular o raciocínio relativo à representação cartográfica como percepção visual, escala, simbologia e localização. Instrumentalizar os alunos oferecendo os recursos existentes para registros e organização das atividades elaboradas. Acompanhar a utilização destes recursos estimulando os alunos a compreenderem a função das ferramentas e a sua aplicabilidade.

RECURSOS E SOFTWARES Programa Google Earth Editor de texto Microsoft Word Conexão da Internet.

METODOLOGIA ANTES Conhecendo o que os alunos sabem a respeito do navegador Google Earth Foi apresentado aos alunos a proposta de trabalhar com o navegador Google Earth, explicando que é uma espécie de Atlas Geográfico na Internet. Foi feito um levantamento do que eles sabem sobre esse programa, perguntando se consideram possível localizar a escola por meio do computador, se já pesquisaram na Internet mapas antigos de cidades ou fotos de algum lugar conhecido e o que mais pensam que possa ser localizado no Google Earth.

METODOLOGIA Descobrindo juntos a localização da escola Como sugestão e desafio, os alunos tinham que localizar: Mundo América do Sul Brasil São Paulo Zona Sul Jardim Miriam EMEF Professor Antonio de Sampaio Dória

METODOLOGIA Houve um resgate da localização do Brasil em relação ao planeta, destaque para: Estado, cidade, região e bairro. Foi observado os Oceanos e Continentes, as coordenadas de latitude e longitude. Utilização da bússola que auxilia o navegador na localização da direção (norte, sul, leste e oeste). Foi possível utilizar uma régua vertical, localizada na parte superior do mapa, onde o sinal de mais (+) aproxima e o de menos (-) afasta da localidade. Ao sobrevoar a cidade, os alunos puderam observar alguns pontos conhecidos: monumentos, avenidas e elevações.  

METODOLOGIA DEPOIS Os alunos localizaram em São Paulo - Praça da Sé - marco zero da cidade, o Museu do Ipiranga. Os alunos foram estimulados a visitar outros lugares no Mundo como: Egito, França, Japão, lugares de origem, etc. No dia-a dia os alunos passaram a utilizar muito o software para pesquisar diversos locais.

AVALIAÇÃO Momento de avaliar se os alunos aprenderam a utilizar os recursos do programa com autonomia. Foram desafiados a encontrar diversas coisas no software. Responderam a pergunta: “O que aprendi com esse projeto?”.

CRÉDITOS PMSP – Prefeitura do Município de São Paulo SME – Secretaria Municipal de Educação Diretoria Regional de Ensino de Santo Amaro(DRESA) EMEF Professor Antonio de Sampaio Dória Laboratório de Informática Educativa POIE: Vera Lucia Fonte: Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever Tecnologias na Educação http://www.educarede.org.br