Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATRIZ DE IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
Advertisements

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO
O AMBIENTE DAS EMPRESAS
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
Desenvolvimento Sustentável
COMPLEXIDADE SISTÊMICA
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável Tendências globais Contexto histórico - WSSD Responsabilidade corporativa Responsabilidade.
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Energia e Mudança do Clima

POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
Políticas Públicas.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Insumos industriais Máquinas – poupadoras de mão-de-obra Genética – aumento da produtividade.
Responsabilidade Social Empresarial Prof. Flávio H. dos S. Foguel
Rumo a um Brasil sustentável 2º Seminário Nacional MPE Brasil
Inovação Estratégica O Futuro da Inovação: Escolhas Estratégicas
ProduzirDescartar Reutilizar O que é? A capacidade de sustentar uma ou mais condições exibidas por alguns processos que se tornaram necessários para a.
ESPECIFICIDADES CULTURAIS E POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO
GESTÃO DE SERVIÇOS INTRODUÇÃO
Administração Geral - Aula 05
USP/EACH Gestão Ambiental ACH 113 Princípios de Administração
I ENCONTRO FLUMINENSE DE TURISMO
MATERIAIS DE TREINAMENTO DA AVALIAÇÃO EMPRESARIAL DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Um produto da Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE) Photo.
A Avaliação de Desempenho das Organizações Publicas:
Opinião Pública Três teóricos sobre a influência da mídia na opinião pública: Laswell, Lazarsfield, Merton e Habermas.
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Desenvolvimento Comunitário
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Osmar Braga FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL. A Perspectiva Teórica Os dois Paradigmas.
METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO. OBJETIVO DO LABORATÓRIO Ser capaz de identificar e resolver problemas complexos de uma forma mais eficaz, através de Plataformas.
1 Análise comparativa entre Agro negócio e Agrossustento Pesquisas do setor privado Domínio de corporações Monopólio de patentes Controle da base biológica.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
CONCORRÊNCIA E MUDANÇA TECNOLÓGICA
Agroecologia.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Meio Ambiente: Questões de ordem global e política
Desenvolvimento sustentavel
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
CT&I na Amazônia e Fundos Ambientais
Análise do artigo desenvolvimento sustentável, bio-industrialização descentralizada e novas configurações rural-urbanas de Ignacy Sachs Por Odair Freitas.
FILOSÓFICO-CIENTÍFICO Adriane de Souza Silveira
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
UNIDADE I: FUNDAMENTOS DA MINORIA
Qualidade- conceitos fundamentais. Novos Paradigmas A vida é um encadeamento de relações. Organizações são sistemas vivos capazes de aprender e de se.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
DIREITO AMBIENTAL PROFA. CAMILA ILÁRIO.
As organizações vivem em um contexto ao qual denominamos ambiente
Tem causa A causa de Marina Silva é a causa do planeta, da qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro. É a nossa causa, dos nossos filhos, dos nossos.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
Política Nacional de Promoção da Saúde
Transcrição da apresentação:

Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável Tendências globais Contexto histórico - WSSD Responsabilidade corporativa Responsabilidade ambiental corporativa Responsabilidade social corporativa Diálogo de múltiplas partes Risco corporativo Conclusão

Empoderamento e Eqüidade Desenvolvimento Institutional As Três Dimensões do DS Conceito: Triple Bottom Line Crescimento Valor para Acionistas Eficiência Inovação Econômicos Objetivos Talking Points: Growing our company in a way that makes a positive contribution to the global capitals, requires that we define objectives and understand our own role in three arenas of performance: Economic, Social, and Environmental Desenvolvimento Sustentável Objetivos Sociais Objetivos Ambientais Empoderamento e Eqüidade Inclusão Social Identidade Cultural Desenvolvimento Institutional Ecossistema Clima Biodiversidade Capacitação técnica Courtesy of Novo Nordisk A/S

DS: Limites e Dificuldades Ambientalistas não gostam da expressão “desenvolvimento sustentável”, pois consideram o termo “desenvolvimento” incompatível com a noção de preservação ambiental; Alguns organismos da própria ONU também não aceitam o conceito, pois o mesmo não foi desenvolvido nas suas instâncias burocráticas; Os governos não sabem como lidar com um conceito cuja aplicação prática demanda tal grau de integração e multidisciplinaridade, que não pode ser enquadrado em um único ministério ou secretaria; Os meios acadêmicos, predominantemente cartesianos, em geral também não oferecem disciplinas integradoras; A população em geral e a mídia não se interessam pelo tema, na medida em que o conceito é complexo, resiste a simplificações reducionistas, o que dificulta sua divulgação pela mídia para a grande massa. Além disso, no cerne da mensagem da sustentabilidade está a idéia de que é preciso descobrir como viver dos juros sem dilapidar o capital. Os grupos desenvolvimentistas clássicos o repelem, como repelem tudo que identificam com uma postura “verde”.

Paradigma: cartesiano versus sustentabilidade Pág. 66 Cartesiano Sustentável Reducionista, mecanicista, tecnocêntrico Orgânico, holístico, participativo Fatos e valores não relacionados Fatos e valores fortemente relacionados Preceitos éticos desconectados das práticas cotidianas Ética integrada ao cotidiano Separação entre o objetivo e o subjetivo Interação entre o objetivo e o subjetivo Seres humanos e ecossistemas separados, em uma relação de dominação Seres humanos inseparáveis dos ecossistemas, em uma relação de sinergia Conhecimento compartimentado e empírico Conhecimento indivisível, empírico e intuitivo Relação linear de causa e efeito Relação não-linear de causa e efeito Natureza entendida como descontínua, o todo formado pela soma das partes Natureza entendida como um conjunto de sistemas interrelacionados, o todo maior que a soma das partes Bem-estar avaliado por relação de poder (dinheiro, influência, recursos) Bem-estar avaliado pela qualidade das interrelações entre os sistemas ambientais e sociais Ênfase na quantidade (renda per capita) Ênfase na qualidade (qualidade de vida) Análise Síntese Centralização de poder Descentralização de poder Especialização Transdisciplinaridade Ênfase na competição Ênfase na cooperação Pouco ou nenhum limite tecnológico Limite tecnológico definido pela sustentabilidade