APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’

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Transcrição da apresentação:

APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’ Hélia Maria de Oliveira Freitas¹, Wilma Regina Alves de Souza¹, Lázaro Luis de Lima Sousa¹a. ¹Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró-RN, aOrientador 1 INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO Na tentativa de criar atividades didáticas diversificadas para incentivar a revisão do estudo dos números naturais, este trabalho apresenta uma metodologia diferenciada no estudo das possibilidades de ordenamento de três números (1 2 3) e das propriedades fundamentais de fechamento, elemento simétrico e neutro, domínio e imagem de funções envolvendo cores para os alunos do 6º ano da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, Grossos-RN. Para isso foi utilizado um quadro em forma de tabela e fichas de cores distintas. Todo o material é de baixo custo e de fácil acesso. Inicia-se a aula apresentando e explicando para a turma o jogo matemático. Os alunos foram convidados a participar da resolução do quadro tabela. Cada célula deste quadro tabela é preenchida com uma operação logica pré-estabelecida e é resolvida por cada aluno. O jogo não despertou o interesse de todos os alunos imediatamente, alguns mostraram resistência, porém a maioria sentiu-se estimulados com a atividade, vindo à lousa para resolver as permutações para o preenchimento do quadro tabela. Os alunos que participaram, inicialmente sentiram dificuldades na resolução da atividade, porém com o auxilio do professor/educador através de indagações conseguiu esclarecer as dúvidas surgidas no decorrer da resolução. Sugere-se para um maior desenvolvimento trabalhar em grupos de no máximo cinco componentes com o objetivo de aumentar a interação e participação. Abaixo, algumas imagens da execução da atividade; OBJETIVOS Objetivo Geral: Revisar e reforçar o conteúdo de permutações com números naturais, com atividades lúdicas. Objetivo Específicos: Revisar o estudo dos números naturais; Possibilidades de ordenamento numéricos; Estudo das propriedades ( fechamento, elemento neutro e simétrico) com atividades lúdicas. METODOLOGIA O professor/educador deve confeccionar uma tabela, onde irá utilizar: cartolinas, régua e pedaços de cartões coloridos. Sugere-se utilizar as seguintes cores para os cartões: branca, azul, verde, laranja, preta e cinza. Primeiramente, organizar os números 1, 2 e 3 no maior número distintos de possibilidades possíveis de rearranjo (o total de rearranjos possíveis é igual a seis). Cada cor é associada a um grupo de números que diferem das diferentes formas posicionar os três números, como mostra abaixo (lado esquerdo). O lado direito contém o quadro já com as associações de cores e os espaços em azul claro para preenchimento. CONCLUSÃO Diante dos resultados obtidos é notória a eficácia do jogo matemático trabalhado. O jogo pode ser inserido nas turmas de 6º ano, pois o mesmo, apresenta resultados positivos, uma vez que torna as aulas mais dinâmica e atrativa, possibilitando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Através desse recurso pedagógico o educando aprende de forma descontraída, desmistificando assim, o pensamento de que os conteúdos trabalhados: números naturais, possibilidades de ordenamento numérico e as propriedades é de difícil assimilação. O preenchimento do quadro tabela é feito através da permutação das cores da primeira coluna com as cores da primeira linha. Como mostra a figura abaixo do lado esquerdo. Depois de preencher a segunda linha, com a permutação da célula branca da primeira coluna com as células da primeira linha, preenche a segunda com a permutação da célula azul com as células da segunda linha e assim sucessivamente, até completar o preenchimento total do quadro tabela. A figura abaixo da direita mostra a tabela preenchida completamente; REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [1] DEAN, Richard A. Elementos de Álgebra Abstrata. (Elements of Abstract Algebra). Trad. Carlos Alberto A. de Carvalho. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Cientificos.1974. [2] Abramo Hefez, Curso de Álgebra. Vol. 1. Rio de ... Rio de Janeiro, Instituto de Matemática Pura e Aplicada,. 1995.