INFORMATICA NA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Informática na Educação
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
À TECNOLOGIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE FÍSICA
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Por quê o computador na educação?
O uso da internet nas escolas
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
IV Seminário de Pesquisa em EaD
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Curso de Docência Universitária
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Educação à Distância e suas Tecnologias
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Ambientes Virtuais na Educação
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
A TECNOLOGIA E A TERCEIRA IDADE Apresentação; Introdução; A geração tecnologias atuais; benefícios da tecnologias; Ambientes de ensino.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Introdução à Educação à distância
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
DISCIPLINA: Os recursos tecnológicos e a Psicopedagogia
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
José Alexandre Ducatti DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Tecnologia e a Terceira Idade.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
O uso das tecnologias na escola
O computador como Meio e como Fim...
 Os softwares educacionais ajudam os alunos a manterem o foco e também a deixá-los em um ambiente onde sintam-se confortáveis.  É possível utilizar.
Transcrição da apresentação:

INFORMATICA NA EDUCAÇÃO Nomes:Lúcio Lewgoy Tiago Junges

Introdução Nosso trabalho tem como objetivo apresentar os pontos positivos e negativos da utilização da informática na educação, tanto em nível fundamental como em nível superior. Serão destacadas algumas das novas tendências desta pratica nos campos educacionais. Iremos mostrar também o inicio do uso da informática na educação nos E.U.A e no Brasil, tanto em universidades com no ensino médio e fundamental.

O Início do Uso (E.U.A) O início da informática na educação nos Estados Unidos, no princípio dos anos 70, não foi muito diferente do que aconteceu no Brasil. Os recursos que existiam em 1975 eram semelhantes aos que existiam no Brasil, o uso do giz e quadro-negro. Por outro lado, as universidades já dispunham de muitas experiências sobre o uso do computador na educação. No início da década de 90, o uso do computador foi inserido em todos os níveis da educação americana.

O Uso no Brasil Início da década de 70 Universidades pioneiras: UFRJ (1973), UFRGS (1973), UNICAMP (1974). 1975: Introdução de computadores no ensino do segundo grau(programa de reformulação do ensino) Primeiro e Segundo seminário nacional de informática na educação (EDUCOM) O objetivo principal era o de provocar mudanças pedagógicas profundas e não, simplesmente, a automação do ensino.

Informática na Educação Especial Utilizar os recursos de um ambiente computacional e telemático, desenvolvendo as potencialidades cognitivas de alunos com necessidades educacionais especiais. Torná-los mais autônomos no equacionamento e solução dos próprios problemas, utilizando de maneira eficaz seu raciocínio lógico-dedutivo, capacitando-os a uma melhor interação com as pessoas e com seu meio, além de, em alguns casos, prepará-los para um trabalho efetivo.

Pontos Positivos e Pontos Negativos O uso da informática na educação pode trazer muitos benefícios para os alunos, como: o acesso rápido à informações necessárias, através da Internet e outras mídias; a utilização do entretenimento (jogos e programas educativos) como a arma para facilitar a passagem de conteúdo aos alunos do ensino fundamental; além do fato de estimular familiarização dos alunos com o computador e outras mídias, que são altamente necessários para se “sobreviver” no mercado de trabalho. Com a facilidade que a informática proporciona aos alunos para o acesso ao conteúdo, os alunos acabam esquecendo de algumas mídias mais “primitivas”, como os livros, jornais, etc. Muitas vezes pode-se encontrar, na Internet, ou se conseguir por meios de disquetes e CDs, trabalhos já prontos, o que não exigem em nada o esforço do aluno na procura e pesquisa de trabalhos e conteúdos, ministrados pelo corpo docente.

Novas Tendências Mesmo as pessoas tendo uma proximidade crescente com a informática, inclusive com a comunicação via Internet, seja através de correio eletrônico, seja por meio de salas de bate papo existe a crença de que não ocorre aprendizagem sem um contato direto ou síncrono entre professor e aluno o que é uma das características da Educação a Distância.

Novas Tendências A Educação a Distância é uma estratégia educativa baseada na aplicação da tecnologia à aprendizagem, sem limitação do lugar, tempo, ocupação ou idade dos alunos. Pessoas com acesso a computador: Não 20% Sim Não Sim 80%

Novas Tendências Há também, a cada dia, o surgimento de novos aplicativos que ajudam na educação de crianças e adultos, desde Atlas até joguinhos para aprender a tabuada.

Conclusão O uso da informática na educação está evoluindo cada vez mais, nos trazendo muitos benefícios e facilidades, que devem ser utilizados com moderação, para não se tornarem elementos de exclusão das mídias antigas (livros, jornais, etc.).