O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS VOLTADAS PARA A DEFESA DE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
Novidades na Política e Regulamentação da Educação Superior a Distância Setembro de 2002.
Que EJA temos e queremos?
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Prática de Ensino: Educação Básica
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ADAPTAÇÕES CURRICULARES
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
(Volume I – Orientação a Professores)
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
um desafio contemporâneo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Legislação.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Aproveitamento de Estudos
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
Cursos de Especialização Heloiza Henê M. da Silva Coordenadora Geral de Regulação do Ensino Superior SESu/MEC.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Contexto de atuação do CME
O CEE e o Sistema Estadual de Educação Superior
Ensino fundamental e Mudanças
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Conferência Municipal de Educação
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Ministério da Educação
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Educação de Jovens e Adultos - EJA
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
Panorâmica das Práticas e Concepção sobre EJA
AEE, PPP e acessibilidade na escola
REUNIÃO DE ESCOLAS PARTICULARES
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Direito Educacional e Gestão Escolar
III Curso de Formação de Gestores e Educadores do
ORIENTAÇÃO TÉCNICA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Campina Grande Outubro 2015
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL/DEEIN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais REGULARIZAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PARECER Nº 895/13 RESOLUÇÃO Nº 460/13 Maria do Carmo Menicucci.
RESOLUÇÃO 449/2002de 01 de agosto de 2002  Fixa normas para credenciamento e recredenciamento de instituições escolares, autorização para funcionamento.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL/DEEIN MARISA BISPO FEITOSA /17/13.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DIEB GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL GEDUP.
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS VOLTADAS PARA A DEFESA DE DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO

O PAPEL DO CEE NO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO- EDUCAÇÃO BÁSICA CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE ENTIDADES MANTENEDORAS AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DE CURSOS RECONHECIMENTO DE CURSOS AUTORIZAÇÃO DE EXERCÍCIO A TÍTULO PRECÁRIO PARA PROFESSOR, DIRETOR E SECRETÁRIO DE ESCOLA ELABORAÇÃO DE RESOLUÇÕES NORMATIVAS ELABORAÇÃO DE PARECER EM RESPOSTA A CONSULTAS

NORMAS DO CEE VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL PARECER Nº 627/2002 E RESOLUÇÃO Nº 449/ 2002: Fixa normas para credenciamento e recredenciamento de instituições escolares, autorização para funcionamento e reconhecimento de cursos de educação básica e educação profissional PARECER Nº 584/2001 E RESOLUÇÃO Nº 444 /2001: Regulamenta a EJA NO Ensino Básico PARECER Nº 424/2003 E RES.451/2003: Fixa normas para educação especial

A RESOLUÇÃO DO CEE QUE IRÁ SUBSTITUIR A RES. 451/2003 Por que uma nova Resolução? Comissão CEE responsável Processo de construção da Resolução Incorporação de contribuições da FEAPAE/MG e SEE Etapas anteriores à Publicação da Resolução

ESTRUTURA DA NOVA RESOLUÇÃO Capítulo I : Disposições Gerais -Conceituação - Público-alvo - Diretrizes - Competências das Instituições para Oferta de EE Capítulo lI : Do Atendimento Educacional Especializado - AEE - Conceituação AEE - Onde ofertar - Organização do projeto pedagógico - Matrícula no AEE

ESTRUTURA DA NOVA RESOLUÇÃO Capítulo III: Das Instituições Especializadas em Educação Especial SEÇÃO I : DA ESCOLA ESPECIAL - Conceituação - Organização - EJA na Escola Especial - AEE na Escola Especial SEÇÃO II : DO CAEE: - Credenciamento e Autorização de Funcionamento - Projeto pedagógico do CAEE

ESTRUTURA DA NOVA RESOLUÇÃO ( CONT.) CAPÍTULO IV : DISPOSIÇÕES FINAIS Matrícula Avaliação Inicial Educação hospitalar e domiciliar Aprovação AEE EJA e Educação Profissional Educação Bilingue e Sistema Braille Atendimento Suplementar para aluno com altas habilidades Flexibilização do tempo escolar Certificado de Conclusão EF Dupla Matrícula Parcerias e Convênios

Para refletir... Segundo mazzotta( 2003) “A política educacional é somente uma das áreas das políticas sociais construídas segundo o princípio da igualdade de todos perante a lei. Assim, ainda que diferencialmente, abrange igualmente pessoas de todas as classes sociais”.

OBRIGADA! Maria do Carmo Menicucci mcmenicucci@gmail.com