Rede Interagencial de Informações para a Saúde – RIPSA Décima Terceira Oficina de Trabalho Interagencial (13ª Oti) Rede Interagencial de Informações para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

Comitê Temático Interdisciplinar
Apoio Integrado e Coletivo MS
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
Álvaro Escrivão Junior
Caravana Nacional em Defesa do SUS
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
II OFICINA RIPSA NO ESTADO
Secretaria de Estado da Saúde
Estratégias de ação para implantação da RIPSA no Estado BAHIA Dezembro, 2007.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Secretaria de Estado da Saúde
Secretaria de Estado da Saúde Gerência de Tecnologia da Informação.
Secretaria de Estado da Saúde Gerência de Tecnologia da Informação.
Rede Interagencial de Informação para a Saúde (RIPSA) Oficina de Trabalho RIPSA no Estado Brasília, 10 dezembro 2007 A iniciativa RIPSA Nacional RIPSA.
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
RIPSA - MS RIPSA - MS REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE GOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL OPAS – Brasília,
OFICINA DE TRABALHO “RIPSA NO SEU ESTADO”
A iniciativa “RIPSA Nacional”
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Rio de Janeiro, Agosto de 2006
Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes
VI REUNIÃO GERAL DA REDE RET-SUS
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
O SUS não muda. O que muda no SUS?
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE SOCIAL
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Educação Permanente em Saúde :
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
MARCELA ARAUJO OUTUBRO
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Avaliação na Atenção Básica
Este programa tem por finalidade implantar um sistema de disseminação de informação de interesse das ME e EPP, utilizando os veículos de comunicação próprios,
PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Sistema de Apoio a construção do Relatório Anual de Gestão SARG-SUS
Eduardo Mota - agosto, 2004 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA Informação em Vigilância Sanitária Subsídios para a formulação de.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
Atuação dos agentes de Controle Social
Governança em Rede na Formação para Gestão do SUS e EaD como estratégia para implementação de políticas públicas Roberta Gondim Walter Mendes Victor Grabois.
Rede Interagencial de Informação para a Saúde - RIPSA
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação Rio de Janeiro - RJ 12 de maio de 2005 Política.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Relatório Final dos trabalhos em grupo XIV Encontro Renast/SP 10/04/2008.
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO SECRETARIA EXECUTIVA DE REGULAÇÃO EM SAÚDE OFICINAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Abril, 2010.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Sonia Mendes – Analista de Organização e Métodos MS/ DATASUS/BVS RIPSA 26ª Oficina Interagencial de Trabalho da RIPSA (OTI), Brasília, 05 de Junho de 2013.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
Meta 1: Produção, atualização e aperfeiçoamento de indicadores e dados básicos (IDB) Produto 1 – Base de dados do IDB 2011 Produto 2 – Tema do IDB 2011.
Transcrição da apresentação:

Rede Interagencial de Informações para a Saúde – RIPSA Décima Terceira Oficina de Trabalho Interagencial (13ª Oti) Rede Interagencial de Informações para a Saúde – RIPSA Décima Terceira Oficina de Trabalho Interagencial (13ª Oti) Iniciativas Estaduais: Produção de IDB e Parcerias Institucionais Ilara Hammerli Sozzi de Moraes Pesquisadora Titular ENSP/FIOCRUZ

FRAGMENTAÇÃO SIS que não se falam SITUAÇÃO AINDA EXISTENTE Ausência de uma Cultura de Informação, (com pouco uso) Disseminação da informação em linguagem não adequada à população e conselheiros Forte pressão das empresas de informática em disputa pelo mercado da saúde Fraca identidade da área de informação e informática em saúde nas estruturas organizacionais Sucateamento das instâncias públicas de gestão da informação e informática em saúde Dificuldades no processo de apropriação da informação em saúde pelos Conselhos Decisões são tomadas com baixa participação dos Conselhos Ainda prevalece uma visão reducionista e tecnicista, de simples área meio

Rede Interagencial de Informações para a Saúde – RIPSA Rede Interagencial de Informações para a Saúde na Esfera Estadual – RIPSA/Estadual Rede Interagencial de Informações para a Saúde – RIPSA Rede Interagencial de Informações para a Saúde na Esfera Estadual – RIPSA/Estadual Fatores críticos de sucesso: A agenda da RIPSA/Estadual precisa estar compatível com a Política de Informação e Informática em Saúde implementada em cada Unidade Federada. Existência de ações de fomento. Flexibilidade frente às especificidades dos estados.

RIPSA/Estadual – Proposta OBJETIVOS: RIPSA/Estadual – Proposta OBJETIVOS: Fortalecer o Pacto pela democratização e qualidade da informação em saúde. Subsidiar o processo decisório do SUS através da promoção e implementação do uso da Informação na gestão e regulação da saúde, propiciando a utilização intensiva da informação útil e relevante para os gestores, gerentes e profissionais de saúde e para a população. Contribuir para o exercício, em sua plenitude, da função gestora das SES e SMS da informação e informática em saúde.

RIPSA/Estadual – Proposta AGENDA: RIPSA/Estadual – Proposta AGENDA: 1.Análise da situação de saúde: Produção de IDB/UF. Observatório de Saúde – Projeto Piloto: Região Metropolitana de SP. Oficinas de Trabalho com troca de experiências das SES e SMS. 2.Capacitação dos profissionais de informação em saúde: Tabwin Codificação CID – mortalidade e morbidade. EAD – Gestão da Informação e Informática em Saúde. Especialização e Mestrado Profissional 3.Fortalecer a coordenação de informação e informática em saúde nas SES e SMS.

RIPSA/Estadual – Proposta ESTRATÉGIAS: RIPSA/Estadual – Proposta ESTRATÉGIAS: 1.Constituição de Comitê Temático Interdisciplinar (CTI) específico: RIPSA/Estadual 2.Propor que seja incluída na Agenda do SUS a proposta de constituição da RIPSA/Estadual: Apresentar no Comitê Tripartite de Informação e Informática em Saúde/CIT. Apresentar na Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde do Conselho Nacional de Saúde. 3.Ação de fomento incluindo previsão de aporte financeiro. 4.Apoiar interlocução com parceiros/UF. 5.Evitar pulverização e fragmentação das iniciativas.

DESAFIO MAIOR: Que a RIPSA/Estadual contribua para o fortalecimento de um pacto ético calcado na solidariedade orientando a gestão da informação e informática em saúde! e ao mesmo tempo Contribuir para restaurar o encantamento e a esperança no SUS! DESAFIO MAIOR: Que a RIPSA/Estadual contribua para o fortalecimento de um pacto ético calcado na solidariedade orientando a gestão da informação e informática em saúde! e ao mesmo tempo Contribuir para restaurar o encantamento e a esperança no SUS!